Arena Bece: Biblioteca Pública Estadual do Ceará marca presença na XV Bienal do Livro e oferece ao público uma ampla programação
A XV Bienal Internacional do Livro do Ceará conta com a participação da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) em um espaço próprio dentro do evento, a Arena Bece, com uma ampla programação durante os dez dias da Bienal, com rodas de conversa, contações de histórias, lançamentos de livros, entre outras atividades, todas gratuitas. Com o tema “Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres, resistência e literatura”, a XV Bienal Livro será realizada gratuitamente de 4 a 13 de abril de 2025, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
Os 10 dias de programação gratuita reúnem uma ampla diversidade de atrações literárias e artísticas. O público poderá participar de palestras, mesas-redondas, conferências, oficinas, contações de histórias, lançamentos de livros e outros eventos literários, além de prestigiar apresentações de artistas com reconhecimento no Ceará, no Brasil e no mundo. As atividades da Arena Bece dos demais dias estão disponíveis no site www.bienaldolivro.cultura.ce.gov.br.
A curadoria da Bienal Internacional do Livro do Ceará deste ano é inteiramente feminina, formada pelas escritoras Sarah Diva Ipiranga, nina rizzi, Amara Moira e Trudruá Dorrico, sob a coordenação geral de Maura Isidório, orientadora da Célula de Livro, Leitura e Literatura (Celiv) e coordenadora de Formação, Livro e Leitura (CCFOL) da Secretaria da Cultura.
A Bienal é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) e apoio do Ministério da Cultura (MinC), via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O evento tem como patrocinadores a Rede Itaú, Cagece e Cegás.
A Bece é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Em 2025, comemora 158 anos, sendo uma das instituições públicas culturais mais antigas do Ceará.
Confira a programação da Arena Bece:
05 de Abril (Sábado)
10h | Lançamento e exposição Receita para Colorir o Mundo
Descrição: A exposição “Receita para Colorir o Mundo” nasce na perspectiva de dar representatividade a forma como acontecem os primeiros contatos das crianças com as artes visuais, colocando-as como protagonistas nas artes visuais. A exposição é composta por desenhos e pinturas de crianças de 6 a 12 anos e tem produção da Mercúrio Produções e fica em cartaz no espaço da Arena Bece durante todo o período da XV Bienal Internacional do Livro do Ceará.
Entrada: Gratuita.
Classificação indicativa: Livre.
11h | Pequenas Grandes Histórias com o espetáculo “Aurora” (Parceria Sesc)
Convidados: Avia de Teatro
Descrição: Aurora, nasceu do encontro do Sol com a lua. Por isso ela tem o poder de viajar entre os planetas e levar sua luz por todos os lugares. Um dia, ela chega a um mundo habitado por um único homem, que de tanto viver sozinho, se tornou um reclamão, mais azedo do que limão. Com sua sabedoria e imaginação, ela ensina como levar a vida em tempos difíceis e a saber enxergar o lado bom das coisas.
Entrada: Gratuita.
Classificação indicativa: Livre.
15h | Roda de Conversa | “50 anos do prédio da Bece – O brutalismo e a arquitetura modernista cearense”.
Convidades: Carolyna Cabral(CE), Prof. Dr. Romeu Duarte(CE)/(UFC) e Prof. Dr. Ricardo Paiva (CE)/(UFC).
Mediação: Drª. Ana Karine Garcia (CE)/(BECE)
Descrição: Em comemoração aos 50 anos do prédio da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE), este evento reúne especialistas em arquitetura, história e cultura para falar da construção deste prédio e discutir a importância dele como um ícone do brutalismo e da arquitetura modernista cearense.
Entrada: Gratuita.
Classificação indicativa: Livre.
17h | Roda de Conversa |“Rimas que Cruzam Voz e Verso – O Cordel em Cena”
Convidades: Profª. Drª. Paola Tôrres (CE), Profª. Drª. Martine Kunz (CE) e Profª. Drª. Ria Lemaire (FR)
Mediação: Suzete Nunes (CE) /(BECE)
Descrição: Neste encontro, exploraremos o universo do cordel, uma expressão cultural rica e diversa que combina poesia, música e teatro. Descubra como o cordel continua a inspirar e influenciar a arte e a literatura contemporânea.
Entrada: Gratuita.
Classificação indicativa: Livre.
18h | Lançamento do Livro | “Cordéis Reunidos e Outros Escritos” de Paola Tôrres.
Entrada: Gratuita.
Classificação indicativa: Livre.
18h30 | Recital de Violão e Rabeca
Convidades: Paola Tôrres e Pedro Lucas.
Entrada: Gratuita.
Classificação indicativa: Livre.
20h | Roda de Conversa | “Poesia curta é o máximo”(Parceria Substânsia)
Convidades: Bruna Sonast e Talles Azigon
Entrada: Gratuita.
Classificação indicativa: Livre.
06 de Abril (DOMINGO)
10h | Roda de Conversa | “Narrativas de Resistência – A Literatura Infantojuvenil como Ferramenta de Educação”.
Convidado: Airton Souza (PA)
Mediação: Profª. Drª. Raquel Alves(CE) / (SME Fortaleza)
Descrição: Nesta roda de conversa, o escritor e educador Airton Souza discute o papel da literatura infantojuvenil na promoção da inclusão, diversidade e justiça social, explorando como as narrativas podem inspirar mudanças positivas e ações concretas.
11h | Edição especial | “Clubinho de Leitura” com a vovó Carla
Contação do livro “A melhor mãe do mundo” da escritora Nina Rizzi.
Mediação: Ary Matos (CE)/(BECE)
Descrição: Vovó Carla, uma simpática senhorinha que ama compartilhar histórias para seus netinhos, convida a todos para ler juntos o livro ‘A Melhor Mãe do Mundo’, da autora Nina Rizzi. Uma história emocionante e inspiradora que celebra o amor e o cuidado materno. Venha se juntar a Vovó Carla no Clubinho de Leitura da Bece e descubra por que essa história é tão especial.
15h | Roda de Conversa | “Ancestralidade e Literatura Indigena”.
Convidades: Trudruá Dorrico (RO) e Geni Nuñes (MS)
Mediação: Profª. Drª Suene Honorato (CE) /(Departamento de Letras da UFC)
Descrição: Nesta Roda de Conversa, abordaremos a importância da literatura na preservação das tradições e cultura indígena. Além disso, discutiremos com as escritoras Trudruá Dorrico (RO) e Geni Nuñes (MT) as histórias de resistência e luta podem ser contadas e preservadas. Por fim, refletiremos sobre como a literatura indigena pode inspirar mudanças sociais e políticas para um futuro mais justo.
18h | Roda de Conversa | “Mulheres que Escrevem, Histórias Contam”
Convidades: Andréa Del Fuego(SP) e Aline Bei(SP)
Mediação: Drª. Ana Karine Garcia (CE)/(BECE)
Descrição: Nesta roda de conversa, Andrea Del Fuego e Aline Bei compartilharão suas próprias histórias de escrita, desde a inspiração até a publicação, e discutirão como o realismo mágico e outras formas literárias podem ser usadas para explorar temas femininos e questionar as narrativas dominantes, demonstrando como a escrita pode ser um instrumento de empoderamento e resistência feminina.
20h | Edição especial do Programa “Papo Negro” – Decolonialismo e Literatura.
Convida: Teresa Cárdenas (CUB)
Mediação: Profª. Drª. Denise da Costa (MG)/ (UNILAB).
Descrição: Refletindo sobre a negritude e a valorização das identidades negras, recebemos na edição especial do “Papo Negro” a escritora cubana Teresa Cárdenas. Conversaremos sobre seu processo criativo, a influência de sua escrita como mulher negra latino-americana e sua contribuição para o pensamento decolonial por meio das narrativas.
07 de Abril (SEGUNDA -FEIRA)
11h | Pequenas Grandes Histórias com o espetáculo “Rainha de Nada” (Parceria Sesc)
Convidados: Epidemia de Bonecos
Descrição: Um reino distante, chamado Cantarolândia, vivia em plena harmonia, seguindo o seu ritmo, até que a princesa Finfon muda a história. Prende o seu irmão, o rei Dórémi, e torna-se rainha. E proíbe a alegria e a música no reino. Zé das Penas, o pássaro, é preso por desobedecer à ordem da rainha de nada. Mas alguns amigos juntam-se e Cantarolândia, que volta a ser livre.
14h | 3º Encontro | O Livro e seus Mercados – Mesa de Abertura “A Política Pública de Continuidade e seus desdobramentos como responsabilidade do Estado na formação de leitores”.
Convidados(as) Fabiano dos Santos Piúba (DF) e Luisa Cela (CE)
Mediação: Mileide Flores (CE)
15h45 | 3º Encontro | O Livro e seus Mercados- Mesa 2 “Marketing Editorial e a Formação de Leitores”.
Convidades: Fábio Lucas (PE), Karou Escreve (BA), Mailson Furtado (CE)
Mediação: Alexandre de Almeida (CE) .
18h | Digitalização BECE e Lançamento “Acervo Digital Herman Lima”
Descrição: A Bece, através de um dos seus trabalhos de preservação concluiu recentemente a digitalização das obras do ilustre escritor cearense Herman de Castro Lima, pertencentes ao acervo do setor de Obras Raras da nossa biblioteca.
19h | Edição especial do Programa “Histórias de quem lê”
Convidado: Afonso Cruz (PT)
Mediação: Profª. Drª. Sarah Diva(CE)/ (Curadora da Bienal)
Descrição: Na edição especial do ‘Histórias de Quem Lê’, o escritor português Afonso Cruz compartilhará suas trajetórias de vida, destacando a relação íntima e afetiva que mantém com os livros. A conversa seguirá um fio condutor de experiências marcantes, explorando como Afonso Cruz lê o mundo e a literatura, e como essas leituras reverberam em sua vida
08 de Abril (TERÇA-FEIRA)
10h | História Contada e Pintada
Convidada: Bia Carvalho
11h | Pequenas Grandes Histórias com o espetáculo “A mulher mais forte do mundo” (Parceria Sesc)
Convidadas: Cia Circo Lúdico Experimental
Descrição: Interpretado por Sâmia Bittencourt? A Mulher Mais Forte do Mundo? é um espetáculo que rememora um dos clássicos apresentados no século XX nas tradicionais lonas circenses. De um modo cômico popular recria o show dos chamados super-humanos, super-homens, ou melhor, da super-mulher. Sâmia dá vida à palhaça Pirrita, que anuncia ao público A mulher mais forte do mundo. E quem dá vida a essa mulher é a própria Pirrita. Nesse contexto, a montagem traz truques, mágicas e acrobacias.
14h | 3º Encontro | O Livro e seus Mercados – Mesa 3 “Leitura e Sociedade: O Impacto do Livro na Cultura e na Educação”
Convidades: Prof. José Castilho Marques Neto (SP), Profa Cleudene Aragão (CE) Mediação: Profa Sarah Diva (CE).
15h45 | 3º Encontro | O Livro e seus Mercados – Mesa 4 “Importância das mídias sociais na difusão da leitura”.
Convidades: Darwin Oliveira (CE), Kinaya Black (CE).
Mediação: Isabel da Silva Costa (CE)
18h | Roda de Conversa | “Duas Vozes, Uma História – Zora Hurston e Lélia Gonzalez sobre a Experiência Negra”
Convidada: Profª. Drª. Denise da Costa (MG)/(UNILAB).
Medição: Profª. Drª Vera Rodrigues (RS) /(UNILAB)
Descrição: Nesta roda de conversa exploraremos as conexões entre as obras de Zora Hurston, autora estadunidense negra, e Lélia Gonzales, autora brasileira. Discutiremos como ambas autoras abordam a influência africana nas línguas inglesa e portuguesa, incluindo o conceito de “pretoguês”. Uma oportunidade para refletir sobre a diáspora africana e a riqueza cultural da nossa diversidade.
19h | Edição especial do Programa “Transver o Mundo” – Verónica Valenttino – Transcendendo Fronteiras.
Convidada: Verónica Valenttino (CE)
Mediação: Me. Dediane Souza (CE)/(Doutoranda da UFRN)
Descrição: O programa ‘Transver o Mundo’ tem como objetivo promover a leitura, discussão e inclusão de pautas relacionadas à travestilidade e transgeneridade na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE), por meio da literatura e da narrativa oral. Nesta edição especial, teremos a honra de receber a cantora, atriz e compositora cearense Verónica Valenttino, que compartilhará sua trajetória e desafios como mulher e artista trans.
20h | Roda de Conversa | “A escrita que nos inventa: crônicas e autoficção” (Parceria Substânsia)
Convidades: Tuyra Andrade e Isabel Costa.
09 de Abril (QUARTA-FEIRA)
11h | Roda de Conversa | “O Papel da Biblioteca Pública na Promoção da Leitura”
Convidades: Drª. Fabíola Ribeiro Faria (MG) e Marmenha Rosário (DF)
Mediação: Jéssika Sousa(CE)/(SEBP)
Descrição: Neste encontro, discutiremos a importância das bibliotecas públicas na promoção da leitura e do acesso ao conhecimento, bem como as estratégias e iniciativas que podem ser desenvolvidas para fomentar a leitura e a literacia em nossas comunidades.
14h | 3º Encontro | O Livro e seus Mercados – Mesa 5 “O Mercado de Livros Digitais: e-books, audiobooks e novas plataformas de leitura”
Convidados(as): Nathan Matos (CE), Raymundo Netto (CE).
Mediação: Talles Azigon (CE)
15h45 | 3º Encontro | O Livro e seus Mercados – Mesa 6 – “Premiação literária, desafios e oportunidades: o que muda?”
Convidades: Marília Lovatel, Ademário Payayá e Patrícia Cacau
Mediação: Mileide Flores
19h | Edição especial Programa “Histórias de quem lê”
Convidado: Stênio Gardel
Mediação: Me. Fernanda Meireles (CE)/(Doutoranda na UFC)
Descrição: Na edição especial do ‘Histórias de Quem Lê’, o escritor cearense Stênio Gardel compartilhará suas trajetórias de vida, destacando a relação íntima e afetiva que mantém com os livros. A conversa seguirá um fio condutor de experiências marcantes, explorando como Stênio Gardel lê o mundo e a literatura, e como essas leituras reverberam em sua vida
20h | Roda de Conversa | “Quem é a Mulher das Cavernas” (Parceria Substânsia)
Convidades: com Lia Sanders e Editora Substânsia
10 de Abril (QUINTA-FEIRA )
11h | Pequenas Grandes Histórias com a contação “Histórias que Vovó Contava”
(Parceria Sesc)
Convidada: Jaene Mariá
Descrição: Essa história de um Brasil profundo se divide em dois contos fascinantes. No sertão do Ceará, somos transportados para um tempo onde a ganância do Coronel Ozório o leva a desafiar forças sobrenaturais, resultando em consequências surpreendentes. Ao mesmo tempo, mergulhamos na narrativa inspiradora de uma ciranda das cores, onde a coragem de enfrentar a solidão e a diferença leva a uma jornada mágica para descobrir o poder da diversidade. Junte-se a nós nesta viagem pelo coração do Brasil, onde tradições, mistérios e lições valiosas se misturam.
14h | Roda de Conversa |“A Arte de Contar Histórias – Preservando a Cultura Indígena”.
Convidades: Ademario Ribeiro (BA) Payayá e Sairi Pataxó (BA)
Mediação: Maura Isidório (CE)/ (Celiv/Secult)
Descrição: Nesta Roda de Conversa, Sairi Pataxó e Ademário Ribeiro nos levarão em uma jornada pela cultura indígena, compartilhando histórias e lendas de seu povo. A partir de suas experiências como contador de histórias, educadores e escritores, falarão sobre a importância da preservação da cultura indígena e como a arte de contar histórias pode ser uma ferramenta poderosa para manter viva a memória coletiva.
15h30 | Roda de Conversa | “A Importância das Bibliotecas Comunitárias na Formação de Leitores”.
Convidades: Bel Santos Mayer (SP) e Talles Azigon (CE)
Mediação: Me. Rosana Rodrigues
Descrição: Nesta roda de conversa, recebemos Bel Santos Mayer (SP) e Talles Azigon (CE) para discutir o papel fundamental das bibliotecas comunitárias na promoção da leitura e da educação. Eles compartilharão suas experiências sobre como essas bibliotecas fomentam o hábito da leitura, promovem a inclusão social e desenvolvem habilidades críticas e criativas nos leitores, destacando sua importância na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
17h | Roda de Conversa | “Travestis e a Cidade- Desafios e Políticas para a Inclusão”
Convidada: Helena Vieira (CE)
Mediação: Sol Alves (CE)/ (Mestranda pela UFRN)
Descrição: Nesta roda de conversa, Helena Vieira discutirá os desafios enfrentados pelas travestis no espaço urbano e apresenta políticas e estratégias para promover a inclusão e a visibilidade dessas pessoas. A partir de uma análise crítica das dinâmicas de poder e exclusão que afetam as travestis, Helena propõe soluções concretas para superar as barreiras que impedem a plena participação dessas pessoas na vida urbana. Uma reflexão importante sobre a importância da inclusão e da diversidade na construção de cidades mais justas e igualitárias.
Classificação indicativa: Acima de 14 anos.
19h | Edição especial do Programa”Descoberta da Pesquisa Acadêmica” – A Escrita como Testemunho, o Corpo como Memória.
Convidada: Ana Kiffer (RJ)
Mediação: Drª. Ana Karine Garcia (CE)/(BECE)
Descrição: Nesta edição especial do programa “Descoberta da Pesquisa Acadêmica”, recebemos a escritora e professora Ana Kiffer, que compartilha conosco sua jornada pessoal e acadêmica. Sua pesquisa atual explora as relações entre os corpos e a escrita, e como a literatura pode ser um testemunho da experiência humana.
20h | Roda de Conversa |“Quando morrem as bonecas?” (Parceria Substânsia)
Convidades: Zélia Sales e Editora Substânsia
11 de Abril (SEXTA-FEIRA)
11h | Pequenas Grandes Histórias com o espetáculo “K’Os de Variedades” (Parceria Sesc)
Convidados: K’Os Coletivo
Descrição: Inspirado no Teatro de Feira, o espetáculo K?Os de Variedades é um trabalho circense dinâmico que reúne números inéditos e não-inéditos no grupo K?Os Coletivo, com forte apelo cômico e de linguagem popular. A dramaturgia do espetáculo é intercalada por números de palhaçaria e magia cômica, regada de musicalidade e comicidade, conduzida pelos palhaços Pipiu e Tramela.
14h | Edição especial do Programa “Acervo em Evidência” – Memória do Movimento Feminino pela Anistia na Ditadura através do Acervo da Bece.
Convidada: Profª. Drª. Ana Rita Fonteles (Departamento de História da UFC).
Mediação: Drª. Ana Karine Garcia (CE)/(BECE)
Descrição: Nesta edição especial do programa ‘Acervo em Evidência’, nossa convidada apresentará sua pesquisa histórica sobre as mulheres na ditadura, baseada em uma diversidade de fontes, incluindo os jornais do acervo da BECE, cartas, livros, documentos de vigilância e acervos pessoais. Sob uma perspectiva de gênero, a pesquisa evidencia silêncios e ausências presentes na forma como as mulheres registraram e preservaram suas próprias histórias.
15h | Edição especial do Programa Biblioteconomia em Pauta – “Bibliotecários em Ação-A Galeria Folheada da BECE” e Lançamento do Catálogo Digital da Galeria Folheada.
Convidada: Isabela Correia(CE)/(BECE)/(Mestranda na UFC)
Mediação: Me. Camila Rabelo(CE)/(BECE)
Descrição: Nesta edição especial do Programa Biblioteconomia em Pauta, apresentaremos a Galeria Folheada, uma atividade de exibições do acervo da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE). A Galeria Folheada é um espaço de pesquisa, promoção e difusão do acervo da biblioteca, abordando temáticas sociais e culturais relacionadas ao livro, leitura e literatura, com exibições organizadas por uma equipe multidisciplinar de bibliotecários, estagiários e mediadores.
17h | Roda de Conversa | “Erotismo e Representação na Literatura Brasileira – A Figura da Prostituta”.
Convidada: Eliane Robert Moraes
Mediação: Me. Taynara Araújo (Doutoranda na UFC)
Descrição: Nesta roda de conversa, Eliane Robert Moraes explora a representação da prostituta na literatura brasileira, analisando como essa figura é construída e representada em diferentes textos literários. A partir de uma abordagem crítica e teórica, discutirá como o erotismo e a representação da prostituta estão relacionados à construção de identidades, poderes e desejos, abordando as implicações sociais e culturais da representação da prostituta na literatura brasileira.
19h | Roda de Conversa | “Rimas e Raízes – A Presença das mulheres indígenas na poesia”
Convidades: Sony Ferseck (RR) e Bárbara Matias Kariri (CE)
Mediação: Marta Pinheiro (CE)/(BECE)
Descrição: Nesta roda de conversa, exploraremos a presença e a contribuição das mulheres indígenas na poesia, destacando a relação entre a identidade cultural e a expressão literária. Com a participação de poetisas, discutiremos a importância da poesia como ferramenta de resistência e preservação da cultura indígena. Uma conversa inspiradora sobre a força da palavra e a beleza da diversidade.
20h | Roda de Conversa | “As Ipoméias – Mulheres que escreveram o Ceará” (Parceria Substânsia)
Convidades: Heloísa Vasconcelos e Editora Substânsia
12 de Abril (SÁBADO)
10h | Edição especial do Clube de Leitura “Meu tempo é Agora”
Mediação: Me. Fernanda Meireles (CE)/ (Doutoranda na UFC)
11h | Pequenas Grandes Histórias com contação “Cordéis que Educam e Transformam”
Convidado: Costa Senna
Descrição: “Cordéis que Educam e Transformam” é uma alegre brincadeira pedagógica que utiliza o cordel para a contação de histórias, trava-línguas, leitura coletiva, músicas, brincadeiras e troca de conhecimentos que enriquecem estudantes, educadores e todas as pessoas interessadas em prestigiar e aprimorar seus saberes, unindo educação e cultura popular.
14h | Roda de Conversa | “Traduzindo Fronteiras – A Arte de Levar a Literatura Brasileira ao Mundo”.
Convidada: Bruna Dantas Lobato (RN)
Mediação: Profª. Drª. Cleide Amorim (CE)/(UECE)
Descrição: Nesta roda de conversa, Bruna Lobato, tradutora e escritora, compartilha sua experiência em levar a literatura brasileira ao mundo. Com uma abordagem prática e teórica, Bruna discute os desafios e conquistas da tradução literária, destacando a importância da preservação da cultura e da identidade brasileira.
16h | Roda de Conversa | “Representação das Mulheres Negras na Literatura de Cordel”.
Convidada: Bruna Santiago(PB)
Mediação: Me. Cícera Barbosa (CE)/(Mirante)
Descrição: Nesta roda de conversa Bruna Santiago discutirá a representação das mulheres negras na literatura de cordel, analisando estereótipos, representações e ausências. A escritora abordará a importância da literatura de cordel para a visibilidade das mulheres negras, através de uma reflexão crítica sobre igualdade racial e de gênero e mostrando como o cordel é uma das ferramentas necessárias para desafiar discursos hegemônicos.
17h | Roda de Conversa | “Cidadania Cultural: Direitos e Políticas”
Convidades: Rachel Gadelha(CE), Giza Diógenes(CE), Andrea Vasconcelos(CE), Rejane Reinaldo(CE), Humberto Cunha(CE) e Luis Carlos Sabadia(CE).
Mediação: Selma Santiago (CE)/(ECult)
Descrição: A Roda de Conversa “Cidadania Cultural- Políticas e Direitos” é uma iniciativa da ECult, em parceria com a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE), que visa promover publicações sobre políticas, gestão, produção e direitos culturais. Além disso, o evento tem como objetivo discutir esses estudos como potencializadores da cidadania cultural. Durante a roda de conversa, haverá uma exposição de publicações sobre os temas e o lançamento de livros com a participação dos autores convidados.
19h | Edição especial do Programa “Relatos Biográficos” – Ana Miranda: Do Chão Cearense à Imensidão das Palavras.
Convidados: Ana Miranda, Maria Helena P. Cardoso (Presencial), Frei Betto (Virtual) e Marco Lucchesi (Virtual).
Mediação: Drª. Ana Karine Garcia (CE)/(BECE)
Descrição: O programa ‘Relatos Biográficos’ homenageia a escritora cearense Ana Miranda. Nascida em 1951, Ana Miranda é uma artista multifacetada que se destacou como escritora, poeta, atriz e roteirista. Seu sucesso literário veio com “Boca do inferno”, uma biografia romanceada do poeta Gregório de Matos. Ana Miranda também publicou romances históricos e um livro de arte, “Cadernos de sonhos”. Recebeu vários prêmios literários, incluindo o Jabuti e o Prêmio da Academia Brasileira de Letras.
13 de Abril (DOMINGO)
11h | Pequenas Grandes Histórias com a contação “Três Histórias”
Convidada: Gal Saldanha
Descrição: Através de três histórias sobre protagonismo feminino – “A menina e a panela mágica”, “ Joana, a joaninha corajosa” e “D. Tartaruga”, a atriz Gal Saldanha propõe aguçar o imaginário infantil, transformando certos elementos simples (pequenos instrumentos inusitados) como participantes da narrativa oral. Unindo a força da narrativa e com os aspectos imagéticos do teatro, sensórios da música e gestos, a atividade visa estabelecer uma experiência lúdica de plena fruição entre a atriz e as crianças, permitindo que a fantasia se estabeleça, entrelaçada da riqueza da cultura popular.
14h | Edição especial do “Clube de Leituras Estranhas” – Mundos Imaginários: A Nova Geração de Escritores de Fantasia.
Convidades: Ralú Nunes (CE), Tais Assis (CE) e Alex B. Matos (CE)
Mediação: Drª. Ana Karine Garcia (CE)/(BECE)
Descrição: Nesta edição especial do “Clube de Leituras Estranhas” da Bece, conversaremos com um grupo de autores cearenses que escrevem sobre o gênero de fantasia, criando mundos imaginários ricos e complexos. A conversa será liderada por Ralú Nunes, Tais Assis e Alex B. Matos, integrantes do Clube de Leituras Estranhas, que compartilharão suas perspectivas sobre essa nova geração de escritores de fantasia. Descubra como eles estão redefinindo os limites da imaginação e da criatividade.
Classificação indicativa: 14 anos
15h | Roda de Conversa | ”Que literatura me contempla? Acesso, pertencimento e representatividade”
Convidadas: Estrela Rodrigues (CE) e Thamyle Vieira (CE)
Mediação: Natyelle Martins (CE)
Descrição: Quem pode se reconhecer na literatura? Quem tem acesso a ela? A literatura tem sido um espaço de construção de mundos, mas também de exclusão. Para mulheres com deficiência, a luta pela acessibilidade no campo do livro e da leitura não é apenas sobre formatos acessíveis, mas também sobre romper silenciamentos, desafiar imaginários capacitistas e afirmar suas existências como parte fundamental da produção cultural.
17h | Roda de Conversa | “Cordel em Chamas – A força da Literatura de Cordel produzida por mulheres”
Convidades: Julie Oliveira (CE), Bia Lopes (CE), Fanka Santos (CE) e Ria Lemaire (FR).
Mediação: Regina Célia(CE)/ (BECE)
Descrição: A roda de conversa “Cordel em Chamas” aborda a presença feminina na Literatura de Cordel, historicamente invisibilizada. As participantes discutirão o apagamento histórico e a potência da produção feminina atual, que transforma o cordel em uma ferramenta de “artivismo” para temas como feminismo, direitos humanos e justiça social.
18h30 | Lançamentos do livro “Ponta Negra” e da revista “Mangues&Letras”
Convidadas: Tânia Lima (RN) e Érica Zingano (CE)
Mediação: Renildo Medeiros (CE))/ (Mestrando na UFC)
Descrição: Lançamentos do livro “Ponta Negra” e da Revista de Arte Mangues& Letras nº 20! O primeiro é um livro de poesia dedicado à Iemanjá, explorando ecologia e mitologia afro-indígena. A revista traz uma seleção de poetas do Brasil e de África, celebrando a diversidade literária e a arte de rua.