Mestra Maria Toinha revive memórias e compartilha experiências em novo livro, com lançamento marcado para o dia 7
A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza o lançamento do livro “Sonhaçu: As Infâncias Encantadas de Maria Toinha” com Mestra Maria Toinha na próxima quinta-feira (7), às 18h. O evento faz parte do “II Festival Afrocearensidades – Na Ginga dos Saberes Ancestrais” e contará com a mediação de Marcos Andrade, neto e colaborador literário de Maria Toinha. A entrada é gratuita e aberta ao público.
Em “Sonhaçu”, Maria Toinha nos transporta às profundezas de sua infância em Jandaíra, no Ceará, por meio de narrativas que evocam memórias, tradições e cenários que moldaram sua identidade. Com uma linguagem poética e repleta de encantamento, o livro retrata a beleza do Lagamar, a magia do reisado, as histórias dos Encantados, e as vivências no Terreiro Itinerante. Aos 88 anos, a autora revive a menina Quinquinha, personagem inspirada em suas próprias memórias, e compartilha suas experiências como uma forma de resistência cultural, enaltecendo as raízes afro-brasileiras e o poder do sonho.
Sobre a Autora
Mestra Maria Toinha é uma mulher negra, contadora de histórias, e Mãe de Santo com mais de 70 anos de atuação na Umbanda cearense. Residente em Trairi, Ceará, coordena o Coletivo Encantarias e é membro de várias academias culturais. É autora de “A Mística dos Encantados”, “Lavagem Encantada”, e “Caminhos Encantados”, e conduz um projeto literário junto a seu neto, Marcos Andrade.
Serviço
Lançamento do Livro “Sonhaçu: As Infâncias Encantadas de Maria Toinha”
Data: 7 de novembro de 2024
Horário: 18h
Entrada: Gratuita
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255, Moura Brasil, Fortaleza)