Mês da Mulher: Bece realiza programação extensa
Entrada gratuita
No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) realiza uma extensa programação alusiva. Com oficinas, rodas de conversas e apresentações culturais, as atividades contam com a participação de importantes mulheres do meio artístico no Ceará, como:, Nina Rizzi, Vanessa Passos, Samia Bittencourt, Lorena Nunes, Geni Núñez, Eliz Nathanael, Sara Síntique, Elzilene Nóbrega, Josy Correia, Carla Castro, Mestra Josenir Lacerda, Julie Oliveira, Paola Torres, Lucélia Borges, Lunática, Ria Lemaire, Fanka Santos e muito mais.
8M – Dia Internacional da Mulher
Iniciando as celebrações, a Bece, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM, realiza no dia 8/3, às 10h, a Roda de Conversa “Mulheres que escrevem: Estratégias & Armadilhas” com as escritoras: Carla Castro, Eudismar Mendes, Lucirene Façanha, Luciene Cordelista e Lunática. A atividade acontecerá no setor Artes & Iconografia da Bece e tem entrada gratuita. Finalizando a quarta-feira (8), no Youtube da Biblioteca, Eliz Nathanael participará do programa Transver O Mundo cujo tema será: “E eu não sou uma mulher ? O lugar da travesti no dia internacional da mulher”. A live iniciará às 18h e contará com a medição de Ayla Nobre.
Encontro Internacional de Mulheres Cordelistas
Destaque na programação do mês, o Encontro Internacional de Mulheres Cordelistas acontece, de forma híbrida, nos dias 21 e 22 de março, realizada em parceria com a Rede Mnemosine de Mulheres Cordelistas, Xilógrafas, Cantadoras e Repentistas. A programação terá início com a abertura ao público do Acervo de Cordéis produzido por mulheres. A coleção reúne 200 títulos de 12 autoras. Com rodas de conversas e homenagens, o evento contará com a participação de: Josy Correia (Brasil/Portugal), Julie Oliveira (CE), Paola Torres (CE), Mestra Josenir Lacerda (CE) e Lucélia Borges (SP), Vânia Freitas, Ivonete Morais e Mariana de Lima, Ria Lemaire (França), Fanka Santos (Brasil), Milene Mendonça (Portugal) e Luciana Costa (Brasil/Portugal).
Maratona de Narradoras | Histórias de Contadores e Contadoras do Ceará
Em comemoração ao Dia Internacional dos Contadores de Histórias, 20 de março, a Bece realiza, em parceria com a Rede de Narradores de Histórias do Ceará, o “Histórias de Contadores e Contadoras de Cá e de Lá”. As apresentações serão realizadas por mulheres narradoras e acontecerão nos dias 18 e 20 de março nas cidades de Iguatu, Barbalha, Itaitinga, Pacajus e Fortaleza. A cidade de Iguatu recebe a narradora Carlê Rodrigues no dia 18/3, às 15h, na Praça da Juventude, Ocupação Filadélfia. No dia 20/3 acontece uma Maratona de Narradores nas cidades de Fortaleza, Barbalha, Itaitinga e Pacajus. Às 10h, Claudia Machado, Deniz Machado e Lourene Pinheiro estarão na Biblioteca Comunitária Laura Barros de Lima, em Itaitinga. Já em Pacajús, Elzilene Nóbrega se apresentará às 15h, no Centro Cultural Maloca dos Brilhantes. A Escola de Saberes de Barbalha recebe Elisabete Pacheco, Conceição de Maria, Jerônimo Gonçalves, Aline Sousa, Regiane Rodrigues, Dasdores Santos e Rebeca Baía, também, às 15h. Por fim, Nádia Aguiar, Luisa Torres e Ana Patrícia se apresentarão, às 15h, no Espaço Popular de Artes, em Fortaleza.
Formação
Nos dias 11 e 18 de março, Nina Rizzi ministra a oficina “Escrevivências Negras: Pensamento e Poesia de Escritoras Africanas e em Diáspora”. As aulas acontecem presencialmente na Bece das 13h às 17h e as inscrições podem ser feitas através deste formulário. No dia 18, das 10h às 12h, o Curso “Mulheres Negras Resistem” realiza a aula inaugural “Democracia Políticas de Igualdade Racial no Brasil contemporâneo” com Zelma Madeira, Secretária da Igualdade Racial do Governo do Ceará. A aula será realizada presencialmente na Biblioteca Pública. Vanessa Passos ministra a oficina “Criação de Personagens” nos dias 28, 29 e 30 de março. As aulas acontecerão na plataforma Google Meet, das 9h às 12h. Os interessados podem se inscrever através do formulário de inscrição.
Temporada de Arte Cearense
Os programas selecionados na Temporada de Arte Cearense também compõem a programação especial. Nos dias 22 e 31 de março, às 16h, a Bece recebe Tainara Eugênio para a roda de conversa “Cirandas de saberes artísticos e culturais da lusofonia”. Finalizando o mês, no dia 31/3, às 14h, nina rizzi volta a programação na roda de conversa “Quando fui Oráculo: Mar de Mulheres” com Priscila Machado e Carla Correia. As atividades acontecem presencialmente na Biblioteca Pública. A Temporada de Arte Cearense (TAC) é uma ação da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece) da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM.
Rolê da Bece
O Mini Museu Firmeza recebe o projeto Rolê da Bece no dia 14/03, às 14h, com a Roda de Conversa: “Cordel de Mulher: Um Bate-Papo sobre a Revolução Feminina no Cordel e o que Pode Uma Mulher Cordelista”. No dia 29/3, o projeto Rolê da Bece visita a escola EEMTI Integrada 2 de Maio no Passaré e realiza, às 14h, a roda de conversa “Há espaço para biblioteca em uma escola? A relação de adolescentes com a leitura e literatura” com Tuyra Andrade e Jéssika Sousa; e o “Sarau com Pretarau”. A atividade, que é direcionada ao público da escola.
E mais..
Nesta terça-feira (7/3), às 18h, o programa Histórias de Quem Lê recebe Geni Núñez. Mediada por Fernanda Meireles, a live acontece no Youtube da Bece. A criançada tem diversão garantida com Sâmia Bittencourt e o espetáculo “A mulher mais forte do mundo” nos dias 11 e 12 de março, às 10h e às 15h, respectivamente. A apresentação acontecerá presencialmente na Bece.
O programa Travessias Literárias deste mês mergulha na obra “Fluxo-Floema” de Hilda Hilst. Sara Síntique é a convidada para comentar o livro, no dia 14/03, às 18h, no Youtube da Bece.
Encerrando o mês de março, a cantora cearense, Lorena Nunes, participará do programa Repare na Letra no dia 31/03, às 18h. Com o tema “Canto que é reza: do reggae ao jazz”, Lorena Nunes passeia por suas influências musicais, que misturam de forma contagiante ritmos que caminham do reggae jamaicano ao jazz.
PARA IMPRENSA: Pasta com fotos
Serviço
Mês da Mulher: Bece realiza programação extensa
Programação Gratuita
Diversas datas e horários
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco, 255 – Centro) e Youtube da Bece