Lancamento de livros

Julho na Bece: confira os lançamentos de livros

Em julho, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), espaço da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), gerido em parceria pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), a realizará lançamentos de diversos títulos, entre eles as obras mais recentes de Mestre João Pedro do Juazeiro; Frederico Brito e Thais Evangelista; Eduardo Vasconcelos; Alan Denizard e novos escritores angolanos

No dia 4, o Mestre João Pedro de Juazeiro lança o livro, intitulado “DEDA Cão e Mestre de Reisado”. Já no dia 06, Frederico Brito e Thais Evangelista lançam duas obras infantis: “Animália: Zoopoesia ou Algo que o Valha” e “Jumentoteca Malaquias”. Eduardo Vasconcelos lança o livro “A Ciência Peculiar de Joaquim Antônio Alves Ribeiro: Ceará -Harvard-Ceará“, no dia 11, e Alan Denizard o livro “Medicina, e agora? Como sobrevivi ao curso mais disputado do país”, no dia 18. E encerrando, a Editora Afrobooks lança a “Coletânea dos Novos Escritores Angolanos: Geração 90” no dia 25. Todos os lançamentos de livros acontecem sempre às 18h, no espaço multiuso da Biblioteca, com exceção do lançamento do dia 4, que acontecerá às 16h.

Saiba mais

Lançamento do livro “DEDA Cão e Mestre de Reisado” do Mestre João Pedro do Juazeiro
Data: 4 de julho
Entrada: gratuita
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil)
Sinopse: “Deda Cão e o Cão – figuras centrais na narrativa aqui apresentada por nosso autor. Deixo as palavras do Mestre João Pedro cumprirem essa função. Fruto de sua vivência, curiosidade, inquietação e reflexões, este livro nos provoca não apenas a conhecer o percurso de um homem que representou por tempos, um personagem central no reisado – o Cão -, e que hoje comanda um grupo oriundo de seus pais. Mas também a construirmos um olhar mais sensível para os ‘excluídos da história’: ocultos pela historiografia e pela memória hegemônica, mas Reis, Rainhas e Mestres de suas comunidades”. Por: Hildebrando Maciel Alves Doutorando em História Social – UFC Professor do Curso de História da UECE/ FECLESC Brincante de Boi e de Reisado de Congo.

Lançamento dos Livros
“Animália: Zoopoesia ou Algo que o Valha” e “Jumentoteca Malaquias” de Frederico Brito e Thais Evangelista
Data: 6 de julho
Entrada: gratuita
Sinopse: Animália: zoopoesia ou algo que o valha é um livro de poemas divertidos com animais personificados, ilustrados por Bruna Lubambo. Brincando com expressões e ditados populares, a obra é para todos os públicos, aguçando a imaginação e o universo fantasioso para os pequenos e levando os adultos de volta à infância. Jumentoteca Malaquias conta a história de Virgulina, uma menina nascida no sertão e que perseguiu o sonho de estudar para ser professora e levar leitura para quem não tem acesso. Em formato de cordel e com ilustrações em estilo de xilogravura criadas pelo paraibano Gidé Dantas Jr, a obra é uma homenagem à educação e à cultura nordestina. Os dois livros são lançamentos da Editora Miolo Mole, que se junta à ONG Cabinhas Leitores para este momento especial na Bece.

Lançamento de livro “A Ciência Peculiar de Joaquim Antônio Alves Ribeiro: Ceará -Harvard-Ceará”, de Eduardo Vasconcelos
Mediação: Lucino Klein Filho
Data: 11 de julho
Entrada: gratuita
Sinopse: A obra apresenta a formação acadêmica do primeiro brasileiro formado em medicina pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, em 1853, e as atividades científicas feitas por ele ao retornar ao Brasil (Fortaleza-Ceará), na segunda metade do século XIX; Assim, no livro, podemos ver a constituição do primeiro Museu de História Natural no Ceará, a criação do periódico médico-científico “A Lanceta”, e a introdução de equipamentos e técnicas de anestesia utilizando éter. Como algumas ações feitas pelo médico cearense. Como se tudo isso fosse pouco, o Dr. Alves Ribeiro ainda fez parte e tocou correspondências com diversas Associações Científicas na Europa e Estados Unidos.

Lançamento do livro “Medicina, e agora? Como sobrevivi ao curso mais disputado do país” de Alan Denizard
Data: 18 de julho
Entrada: gratuita
Sinopse: Recorte autobiográfico em que o autor narra o itinerário de amadurecimento da sua personalidade em paralelo ao ser médico., iniciando na graduação em medicina e finalizando o nascimento do terceiro filho. No livro, aparecem o fechamento de grandes ciclos vitais: conclusão da faculdade, inserção no mercado de trabalho, casamento, geração de filhos e morte dos pais. Optou-se por uma narrativa densa, linguagem de prosa, com revelação de emoções, angústias, contradições internas, mas também superação e resiliência, com o alcance de uma percepção de vida boa, em uma simplicidade cotidiana.

Lançamento do livro “Coletânea dos Novos Escritores Angolanos: Geração 90”
Data: 25 de julho
Entrada: gratuita
Sinopse: Esta coletânea destaca a produção literária angolana contemporânea, promovendo um rico diálogo cultural entre Angola e Brasil. Reúne obras de 16 autores independentes, incluindo poesia, prosa e contos, em 198 páginas. O volume celebra a diversidade literária africana e mistura o português de Angola e do Brasil, com gírias e expressões nacionais angolanas, oferecendo uma experiência linguística e cultural única.