LAB RESTAURO scaled e1659622291206

Curso Básico de Conservação de Obras e Suporte de Papéis

Com o objetivo de apresentar ao público especializado e iniciante técnicas preventivas e de manutenção de obras/documentos sob a guarda de museus, arquivos e bibliotecas, o Curso Básico de Conservação de Obras e Suporte de Papel acontece nos dias 16, 17, 18, 19, 23, 24, 25, 26, 30 e 31 de agosto, das 14h às 17h, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece). Ofertando 20 vagas, o curso é uma parceria entre a Biblioteca Pública Estadual do Ceará, a Universidade de Fortaleza e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan do Ceará.

 

O curso será ministrado por Clinton Simplício, Mateus Alves, Carolina Concesso, Verônica Batista, Francisco Gomes e Luís Gerônimo e tem como público alvo estudantes do ensino técnico e/ou superior e profissionais de bibliotecas, museus e arquivos interessados no aperfeiçoamento de suas práticas na conservação de documentos em suporte de papel. As inscrições acontecem até o dia 12 de agosto e os interessados podem se inscrever através de formulário: https://forms.gle/gisHVERkpXG2wKkS7. Realizado através da Coordenação de Acervo, Pesquisa e Conhecimento (CAPC) da Bece, o curso também abordará aspectos da encadernação e da marmorização de papéis.

 

O Programa de Formação da CAPC para o Laboratório de Conservação e Restauração de Papéis da Bece – voltado às ações de reflexão, conservação e/ou restauração de livros e de documentos em geral em suporte de papel – , faz-se pertinente, producente em um momento de retomada das atividades da biblioteca sob um novo conceito, considerando, para tanto, o estabelecimento de convênios e parcerias da Bece com universidades, centros de pesquisa, atividades de extensão acadêmica e de caráter transversal, interdisciplinar e transdisciplinar. 

 

Ministrantes:

 

Carolina Concesso: Mestranda em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), linha de pesquisa: Estética e Filosofia da Arte, e graduada em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2015). Compõe o corpo técnico da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no estado do Ceará desde 2019, atuando como Conservadora e Restauradora de Bens Culturais Móveis e Integrados. Tem experiência na área de pesquisa em Conservação Preventiva e Patrimônio Cultural e atuação técnica em conservação e restauração de bens culturais.

 

Clinton Simplício: Bacharel em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Experiência na área de docência. Desenvolveu pesquisas na área de nanomateriais. Atualmente é Analista Químico na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) onde atua na área de restauração e conservação de papéis.

 

Luís Gerônimo: Restaurador, conservador e preservador de patrimónios e acervos       bibliográficos e documentais com 40 anos de experiência. Possui aptidão profissional técnica pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ceará (IPHAN) e a Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel (Bece) da Secretaria da Cultura do Ceará, com apoio da Fundação Biblioteca Nacional e Arquivo Nacional. Possui amplo leque de cursos de especialização do cunho em diversas instituições de destaque no Ceará. Atualmente é colaborador da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) como Restaurador de Livros na divisão de Arte e Cultura.

 

Francisco Gomes: É Especialista em encadernação,  restauração e preservação de acervos. Realizou estudos nas áreas de papel marmorizado, conservação preventiva e técnicas de higienização, tendo, inclusive, ministrado cursos sobre restauração de livros.

 

Mateus Alves: Artesão na Feitio Arte e Professor na Escola PDF. Possui conhecimento prático e teórico sobre artesanatos em couro, encadernação artesanal e tradicional, marmorização em papel, couro e tecido, onde tive essa base sendo construída em cursos e estudos pela internet e na Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho em Fortaleza, onde fez cursos de iniciação na produção de artefatos em couro e de conservação e restauro voltados para encadernação.

 

Verônica Batista: Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (1985). Especialista em administração de bibliotecas públicas e escolares. Especialista em Arte, Educação e Cultura Popular. Especialista em Tecnologia de conservação e Restauro de Documentação Gráfica (Associação Brasileira de Encadernação e Restauro – ABER/ Escola SENAI Theobaldo de Nígris – SP). Atualmente é bibliotecária na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) onde desenvolve trabalhos desde 1985. 

 

Serviço

Curso Básico de Conservação de Obras e Suporte de Papel

Datas: 16, 17, 18, 19, 23, 24, 25, 26, 30 e 31 de agosto

Horário: 14h às 17h

Carga horária: 30h

Público alvo: pessoas a partir de 18 anos, com ou sem experiências interessadas no tema

Vagas: 20

Inscrições: https://forms.gle/gisHVERkpXG2wKkS7 

 

Local: Laboratório de Conservação e Restauro de Papéis e Espaço Multiuso da Bece (Avenida Presidente Castelo Branco 255 – Fortaleza, CE).

Data

16 - 26 ago 2022
Expirou!

Horário

14:00 - 17:00
Categoria