Lancamento de Livros Foto Gabriel Sousa

Em outubro, a Biblioteca Pública realiza mais de 15 lançamentos de obras inéditas

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) realiza uma ampla programação gratuita de lançamentos de livros em celebração ao Dia Nacional do Livro, comemorado em 29 de outubro. Com uma variedade de títulos, a Bece, equipamento da Rede de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), reunirá autores e autoras de todas as idades. 

Quem abre a programação é a autora Carmem Gadelha que apresenta a obra “Trágico Teatro Contemporâneo” no dia 10, às 18h. O livro explora os limites da linguagem e do teatro, refletindo sobre as complexidades do ser humano em uma narrativa que desafia a percepção do tempo e da política. 

Já no dia 17, às 18h, Luciano Dídimo traz “A Rosa de Pérola – Sonetos Preciosos“, uma coletânea de 100 sonetos que exploram a beleza da vida, amor, dor e saudade, capturando a essência do ser humano em suas diversas emoções e experiências. Segundo o autor, “esses poemas são o resultado de uma exploração profunda dos diversos ritmos e métricas que as rígidas regras do soneto permitem”.

Em 24 de outubro, às 18h, Cris Cysne lança “O Livro dos Beija-flores: Raízes, Flores, Asas e Vôos“. A obra combina ilustração e poesia, explorando a biodiversidade da caatinga cearense e promovendo um diálogo entre natureza e espiritualidade, convidando os leitores a uma imersão poética e visual. 

Livros infantis em pauta

Aos finais de semana a Bece realizará lançamentos de livros infantis, uma ação que se soma a programação do Mês das Crianças. No dia 13, às 14h, Liduina Vidal lança “Os Guardiões da Sabedoria“, onde personagens como o Guardião da História e a Guardiã dos Mistérios contam histórias que conectam ancestralidade e tradições de povos originários, promovendo uma rica reflexão sobre nossas raízes culturais.  

No domingo seguinte, dia 20, às 16h, Patricia Veloso apresenta “Maria a menina que gostava de cirandas“. Nesta obra, a protagonista revive as cirandas ensinadas por sua avó, em uma celebração lúdica da infância e da cultura popular, acompanhada de seu amigo Canarinho, na serra de Guaramiranga. 

Livro Viva e a literatura feminina

O Coletivo Mulherio das Letras celebra a força da literatura feminina com um evento intitulado “Livro Viva” no dia 31, às 18h. Com a mediação de Patrícia Cacau, o grupo se reunirá para lançar 14 obras inéditas. “A união do grupo de mulheres escritoras tem como objetivo fortalecer o acesso à leitura e ao conhecimento, ampliando cada vez mais o número de leitores que se beneficiam dos livros”, comenta Cacau.

Na ocasião, haverá uma feira de livros que destacará, não só as novas obras das autoras lançadas no dia, mas também uma seleção de publicações anteriores.

Os livros que serão lançados são: “Pedro e o São João” de Lucirene Façanha; “Chuviscando Poesias” de Conceição Soares; “Quintais” de Patrícia Cacau; “Cartas para Ninguém” de Francy Lima; “Peregrinos Ensaios” de Emília Passos; “MetamorfoseAr…se” de Cris Rosa; “Poeminhas Concretos” de Rosalina Moraes; “Reflexões Íntimas” de Leide Freitas; “Metamorfose Poética” de Cris Menezes; “Acolhendo as Diferenças” de Luiza Carvalho; “O Buraco das Araras” de Lívia Castro; “Guerra no Sertão” de J. Cavalcante; “Estrela Fatal” de Carla Castro e “O Arcano da Montanha” de Lara Vainstok.

Serviço

Lançamentos de Livros 
Diversas datas e horários
Entrada: Gratuita
Classificação Indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco, 255, Moura Brasil)

Leia também