Curso e Oficinas de Setembro
Confira as oficinas que a Biblioteca Pública Estadual do Ceará realiza no mês de setembro. Inscreva-se!
- V Ciclo Formativo – “Acessibilidade: um panorama em tempo e espaço“
Dias: 26, 27 e 28 de setembro (terça, quarta e quinta)
Local: Youtube da Bece
Horário: 19h às 21h
Carga horária: 6h
Inscrições: https://forms.gle/NvnvPLZyivkW4czJ8
Sinopse: Explorando o universo da acessibilidade cultural, os ciclos formativos de setembro acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de setembro, transmitido pelo canal da Bece no YouTube. Planejado em conjunto pelo setor de Leitura Acessível e pela Coordenação de Ação Cultural e Educativa, este evento oferece três encontros que oferecem novos olhares para as seguintes questões: como as leis brasileiras que asseguram direitos às pessoas com deficiência foram construídas até aqui? Quais as tecnologias assistivas mais comuns hoje para facilitar a autonomia das pessoas com deficiência em suas rotinas? Quando falamos sobre leitura e escrita de mundo de pessoas com deficiência, quais suas especificidades, caminhos e desdobramentos possíveis através dos meios culturais?
Aula 1 – Histórico de conquistas na legislação brasileira relativas à acessibilidade, com Marta Gil e Rosana Lago
No primeiro dia olharemos para as dimensões dos marcos legais, considerando como eles impactam em nossa compreensão e práticas em relação à acessibilidade. É o início da jornada de subjetividade e reflexão sobre o tema da formação social, política e cultural da pessoa com deficiência. Não se trata apenas de traçar trajetórias bem-sucedidas, mas sim de explorar as nuances, complexidades, conquistas, desafios, reconhecimento como pessoa, sujeito de direitos também no âmbito da cultura.
Aula 2 – Novidades em tecnologias e ferramentas em acessibilidade, com João Bosco e Leonardo Gleison (SP)
A segunda aula será uma exploração fascinante das tecnologias assistivas, ferramentas digitais e físicas que auxiliam a vida das pessoas com deficiência, ampliando sua autonomia. Aprofundaremos nosso entendimento sobre como funcionam algumas dessas tecnologias hoje e como elas abrem portas para que as pessoas com deficiência participem plenamente das esferas profissionais, acadêmicas, culturais e sociais.
Aula 3 – A leitura e a escrita do mundo para pessoas com deficiência, com Igor Girão e João Paulo Lima
O tema do último encontro é a conexão entre acessibilidade cultural e a leitura e escrita de mundo das pessoas com deficiência. Como as experiências de fruição e criação artística podem expandir perspectivas e como a inclusão cultural é fundamental para criar um ambiente autêntico de pertencimento. Será uma oportunidade de descobrir sobre a acessibilidade cultural influencia diretamente a maneira das pessoas com deficiência experimentarem e se envolverem com o mundo ao seu redor.
Inscrições Encerradas
- [Inscrições Encerradas] Oficina de “Desenho e Criação de Personagens” com Lara Nicolau (Parceria Sesc)
Dias: 13, 14 e 15 de setembro
Horário: 09h às 12h (dias 13 e 14) – 09h às 13h (dia 15)
Carga horária: 10h
Faixa etária: A partir de 12 anos
Local: Espaço Multiuso – Biblioteca Pública Estadual do Ceará
Descrição da atividade: Onde nascem as ideias que dão vida aos personagens que conhecemos e amamos? Qual o caminho do processo criativo quando se trata de construir uma personagem em desenho? Formas, linhas e seus códigos, é o que iremos explorar nesta oficina. Passando pela emoção e o prazer de traçar e rabiscar, conhecer e reconhecer materiais e suportes para a expressão sensível e lúdica do desenho, descomplicando seus fundamentos.
Sobre a Lara Nicolau: Ilustradora e professora, Mestre em Artes com formação em diversas linguagens artísticas, tais como: desenho, dança e teatro. Busca desenhar o mundo que sente e acredita! Publica a tira “Nico” no jornal O Povo. Como quadrinista, já participou de eventos como o FIQ – BH (Festival Internacional de Quadrinhos) e a CCXP (Comic Con Experience em São Paulo), Mostra Sesc HQ (Pacoti-CE), SANA (Fortaleza-CE) e FLQ (Feira Livre de Quadrinhos, Fortaleza-CE).
- Oficina “Encadernação” com Talita Késsia
Dias: 23 e 30 de setembro (2 turmas)
Horário: 13h30 às 17h30
Carga horária: 4h por turma
Faixa etária: Acima de 14 anos
Local: Espaço Multiuso – Biblioteca Pública Estadual do Ceará
Inscrições Abertas: https://forms.gle/4ktujYc75zEAtxW77
Descrição da atividade: Dobras e costuras: construindo o meu primeiro caderno. A encadernação manual trata-se de uma arte que remonta os primeiros séculos de nossa civilização, desde que a escrita passou a acontecer não mais em papiros e pergaminhos, mas em formato códice: folhas dobradas costuradas ao longo de uma aresta, mais prático e cujo design básico atravessou séculos. Nesta oficina, serão apresentadas técnicas de iniciação ao universo da encadernação e conhecendo sua importância, explorando algumas possibilidades e diversos usos. Para participar não é necessário ter conhecimento prévio, a oficina oferece a oportunidade de começar do básico, fazendo costuras simples e a partir de diversas dobraduras de papel.
Sobre Talita Késsia: Trabalha com o corpo-sentimento. Estudou Publicidade e Propaganda (UFC), Design de Comunicação na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e estuda Design (UFC). Paralelamente, buscou no bordado um refúgio e encontrou um novo meio de se expressar, trabalhando, atualmente, com bordado e encadernação, criando produtos e como facilitadora.
- Oficina “Literatura em Bordado”, com Wilma Farias
Dias: 27 e 28 de setembro (2 turmas)
Horário: 9h às 13h
Carga horária total: 4h por cada turma
Faixa etária: A partir de 14 anos
Local: Espaço Multiuso – Biblioteca Pública Estadual do Ceará
Inscrições Abertas: https://forms.gle/EtNr7UR9G4dxfbMg8
Descrição da atividade: A oficina propõe uma imersão criativa no imaginário da cultura popular, unindo o bordado livre e a literatura de cordel. A partir do acervo da Bece, a palavra rimada e o fazer com as mãos dão espaço para inventar formas e cores com linhas, agulhas e tecidos. É um momento para experimentar o gesto de bordar na expressão artística das narrativas populares dos cordéis e da oralidade que envolve o repente.
Sobre Wilma Farias: é pesquisadora, produtora cultural e artista-bordadeira. É graduada em Design-Moda e Mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará. Dedica-se ao universo do bordado como linguagem artística há mais de 10 anos. É co-idealizadora e diretora criativa do Borda – Festival Arte, Bordado e Experimentação e da produtora UIU // projetos culturais. Também é idealizadora do minidocumentário Linhas do Tempo (2021), disponível online e gratuitamente.