WhatsApp Image 2023 03 09 at 19.29.22

Cursos e Oficinas de Março

Confira os cursos e oficinas que a Biblioteca Pública Estadual do Ceará realiza no mês de março. Inscreva-se!

DIAS 11 E 18 DE MARÇO

13h às 17h | Oficina Livre “Escrevivências Negras: Pensamento e Poesia de Escritoras Africanas e em Diáspora”, com nina rizzi
Local: Espaço Multiuso – Biblioteca Pública Estadual do Ceará
Carga horária: 08h/a 
Número de vagas: 30
Faixa etária: A partir de 16 anos
Inscrições: https://forms.gle/BAye58J3uFacidMC9 
Público alvo: pessoas a partir de 15 anos (todos os gêneros)

Descrição: A oficina tem como objetivo discorrer a partir de leituras e discussões de textos dos mais variados gêneros escritos, falados ou mesmo pintados por mulheres negras africanas e em diáspora. Além de refletir sobre o que nos move, aproxima e une mulheres negras para criar nossas próprias escrituras.

Facilitadora: nina rizzi é escritora, tradutora, pesquisadora e professora. Formada em História pela UNESP e Mestra em Literatura Comparada pela UFC. Traduziu obras de Alejandra Pizarnik, Susana Thénon, bell hooks, Alice Walker, Ijeoma Oluo, Abi Daré, Tiffany Jewell, entre outres. É autora de tambores pra n’zinga, a duração do deserto, geografia dos ossos, quando vieres ver um banzo cor de fogo e sereia no copo d’água. Vive em Fortaleza, onde faz laboratórios de escrita criativa com mulheres e integra as coletivas Pretarau – Sarau Das Pretas e Sarau da B1. “A melhor mãe do mundo” é seu primeiro livro infantil. 

DIAS 14, 15, 16, 17, 21, 22, 23, 24, 28 e 29  DE MARÇO 

14h às 17h | Curso Livre “Introdução à aquarela: misturas cromáticas e reintegração de suportes e miolos de documentos bibliográficos” com Gilfrance Albuquerque e Luiz Braga 
Local: Espaço Multiuso – Biblioteca Pública Estadual do Ceará
Carga horária: 30h/a 
Número de vagas: 20
Faixa etária: A partir de 18 anos
Ficha de Inscrição: https://forms.gle/aVAKkkh4zeyvA8fd9
Público alvo: pessoas interessadas no tema

Descrição: O curso versará sobre os aspectos cromáticos da aquarela e os processos de tingimento de papel na restauração de documentos bibliográficos e/ou manuscritos. Como parte do conteúdo programático, as técnicas de reintegração de suportes de livros serão apresentadas e, consequentemente, praticadas ao longo da atividade, considerando exemplares do acervo da Biblioteca Pública Estadual do Ceará – Bece selecionados para reparos nas capas, contracapas, orelhas, lombadas e miolos. 

Facilitadores: Luiz Braga – Pedagogo em formação, restaurador, encanador e artista. Já foi técnico em conservação e restauração em papel na UNIFOR, trabalho com conservação na UFC e na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e professor no Sobrado José Lourenço. Gilfrance Albuquerque – Artista plástica  e professora de aquarela.

14 e 18 DE MARÇO

TAC | Oficina “Temporada de Cordel” com Rouxinol do Rinaré 
Local: Espaço Multiuso (Biblioteca Pública Estadual do Ceará)
Datas: Turma 1 – 14  de março – 18h às 20h  / Turma 2 – 18  de março – 10h às 12h
Carga horária: 2h
Número de vagas: 25
Faixa etária: Acima de 16 anos
Ficha de Inscrição: https://forms.gle/RxcsvXPJPGfYtLfr6 

Descrição: Nesta oficina serão propostas vivências com o poeta Rouxinol do Rinaré, que pretende aproximar o público da literatura de cordel, abordando  técnicas básicas de composição de um texto em cordel, a partir de exemplos práticos, declamações, além de apresentar dicas acerca dos usos educacionais desta literatura. Certamente, uma oportunidade para estimular a criatividade, e reacender a veia poética dos participantes por meio do cordel.

Professor: Rouxinol do Rinaré é poeta cordelista, com mais de 100 títulos publicados,  entre cordéis e livros. Com mais de 30 anos de carreira, Rouxinol é reconhecido é um dos mais importantes poetas populares  do Ceará, reconhecido na cena do cordel brasileiro. Premiado diversos editais, seu trabalho já foi citado nos principais jornais e revistas do Brasil, e também na França, nas revistas Latitudes, Quadrant e Infos Brèsil. 

DIAS 15 E 29 DE MARÇO

TAC | Oficina “Ocup(ação) Dramática: Monólogos Coletivos”, com Escola Itinerante de Dramaturgia 
Local: Espaço Multiuso (Biblioteca Pública Estadual do Ceará)
Datas: Turma 1 – 15  de março – 14h às 18h / Turma 2 – 29  de março – 14h às 18h
Carga horária: 4h
Número de vagas: 15
Faixa etária: Acima de 14 anos
Ficha de Inscrição: https://forms.gle/8cdCAbkSJMAHRTx47 

Ementa: O projeto Escola Itinerante de Dramaturgia teve início em 2017, numa tentativa de contornar a escassez de espaços de leitura, formação e debate em torno da literatura dramática no estado do Ceará. Em cada edição, sua realização se dá através de mediação, escrita e debate sobre dramaturgia teatral, de acordo com o público e espaço em que será realizada. Nesta edição, proposta à Temporada de Arte Cearense, a Escola realizará uma série de leituras coletivas e debates junto a uma curadoria de peças que optam pelo monólogo e que propõem narrativas políticas e coletivas sobre algumas temáticas e conflitos que povoam nossa sociedade. Essas peças voltam-se para a poética de um teatro feito por um único ator ou atriz em cena, mas subvertem a lógica, propondo falar através delas sobre classes, gêneros e/ou identidades coletivas. Tendo como metodologia a leitura colaborativa, a leitura das três peças culminará num último encontro sobre dramaturgia, teatro e sociedade, com interesse de aprofundar o debate em torno dessa literatura em nosso estado.

DIAS 28, 29 e 30 DE MARÇO

09h às 12h | Oficina Livre “Criação de Personagens” com Vanessa Passos 
Local: Google Meet
Carga horária: 09h/a 
Número de vagas: 40
Faixa etária: A partir de 18 anos
Ficha de Inscrição: https://forms.gle/vypd9jCVyR3BXSNv8 
Público alvo: pessoas interessadas no tema

Descrição: A oficina de Criação de Personagens trabalha com técnicas de escrita criativa sobre o processo de criação de um personagem trabalhando suas três dimensões: social, física e psicológica. Durante a oficina, serão analisadas 6 aspectos fundamentais para a construção de personagens complexos e como desenvolver suas diferentes camadas no texto. A oficina apresentará conhecimentos teóricos, estudos de caso e exercícios de escrita criativa. O objetivo é que cada aluno possa construir e desenvolver seu personagem a partir do mapa mental do personagem, um método seguido de atividade que será proposta e analisada na oficina.

Facilitadora: Vanessa Passos é escritora, professora de escrita criativa, Doutora em Literatura (UFC) e Cursa Pós-Doutorado em Escrita Criativa na PUCRS, sob orientação de Luiz Antonio de Assis Brasil. É também idealizadora do Programa Formação de Escritores e do Curso 321escreva, além de produzir eventos literários. Pintura das Palavras, sua rede social de promoção à escrita criativa, alcança milhares de pessoas, desde profissionais até aspirantes a escritores. Seu romance “A filha primitiva” foi vencedor do Prêmio Kindle de Literatura 2021 e do Prêmio Jacarandá 2022 (Categoria Autora Revelação), publicado pela Editora José Olympio. Site da autora: pinturadaspalavras.com.br

Leia também