Bece e Casa Juvenal Galeno realizam evento em homenagem a cearense Henriqueta Galeno nesta quarta-feira, 13 de novembro
A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), em parceria com a Casa Juvenal Galeno, ambos espaços da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), celebra a história de vida de Henriqueta Galeno nesta quarta-feira, 13 de novembro, às 18h30, na Casa Juvenal Galeno. “Henriqueta Galeno: Estudos e Redescobertas Acadêmicas” é o tema do programa Descobertas da Pesquisa Acadêmica, que será abordado pela jornalista Heloísa Vasconcelos e mediado pela historiadora e Coordenadora de Acervo, Pesquisa e Conhecimento (CAPC) da Bece, Ana Karine Garcia. A entrada é gratuita.
Nesta edição do programa da Bece, Heloísa Vasconcelos dará ênfase à escritora Henriqueta Galeno, uma figura central para a compreensão do papel das mulheres na literatura e na imprensa cearense. A jornalista apresentará seu percurso acadêmico, destacando sua dedicação à pesquisa sobre as escritoras-jornalistas cearenses do século XIX, que culminou na publicação de seu livro Ipomeias.
Sobre Henriqueta Galeno
Henriqueta Galeno (1887-1964), nascida em Fortaleza-CE, foi a primeira mulher a se formar na Faculdade de Direito do Ceará em 1919, destacando-se como professora e defensora da emancipação feminina. Em 1919, fundou o Salão Juvenal Galeno (depois Casa de Juvenal Galeno), na qual leva o nome do seu pai, o poeta Juvenal Galeno. Em 1936, fundou uma associação voltada para a participação feminina na escrita, a “Falange Feminina”, que mais tarde passou a se chamar “Ala Feminina”, atuante até os dias de hoje. Participou do Primeiro Congresso Feminista do Brasil em 1931 e contribuiu para a formação da Associação Cearense de Imprensa. Foi ensaísta, poetisa e membro da Academia Cearense de Letras, com estudos reunidos postumamente em “Mulheres admiráveis” (1965).
Descobertas da Pesquisa Acadêmica
Promovido pela Coordenação de Acervo, Pesquisa e Conhecimento, o programa enfatiza a construção dos fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa acadêmica na área das Ciências Humanas. Com o objetivo de fortalecer as relações entre a Biblioteca Pública Estadual do Ceará e seus pesquisadores, busca-se intensificar a conexão entre esse equipamento cultural e a comunidade acadêmica.
SERVIÇO
Descobertas da Pesquisa Acadêmica – “Henriqueta Galeno: Estudos e Redescobertas Acadêmicas”, com Heloísa Vasconcelos e mediação de Ana Karine Garcia
Dia 13 de novembro
Horário: 18h30
Entrada: Gratuita
Classificação Indicativa: 12 anos
Local: Casa Juvenal Galeno (R. Gen. Sampaio, 1128 – Centro, Fortaleza)