Foto min

Bece abre inscrições para Ciclos Formativos sobre Infância

A atividade é gratuita e será transmitida ao vivo pelo Youtube

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM, abre inscrições para o IV Ciclos Formativos com o tema Infâncias em Foco: acessibilidade, alfabetização e o brincar. Os encontros acontecem nos dias 27, 28 e 29 de junho, das 19h às 21h, no canal do Youtube da Biblioteca Pública. 

O encontro abordará a infância marcada pela diferença entre classes sociais, a infância de quem é criança com deficiência e a infância que permanece em nós, adultos, se manifestando no prazer da leitura compartilhada de obras criadas para crianças. Os três aspectos emergem do cotidiano de trabalho do setor de literatura para crianças na biblioteca e que se abrem como caminhos de descoberta para novos saberes dentro deste universo.

Dividido em três módulos, os Ciclos Formativos reunirá grandes nomes do meio acadêmico:, como: Diógenes Buenos Aires, Luciane Goldberg, Elinda Alves, Lucimary Carvalho, Samya Vieira e Fernanda Coutinho.

Quando desenvolvemos o olhar de maneira atenta e plural a primeira fase de nossas vidas, percebemos que não há uma só “infância”, mas várias e diversas entre si. Como forma de reconhecer especificidades entre grupos, gerações e culturas, preferimos lançar mão do termo “infâncias”, no plural”, afirma a artista e coord. de Ação Cultural e Educativa da Bece,  Fernanda Meireles.

Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, em todas as aulas ou selecionar as aulas que desejam participar. As vagas são limitadas e para maiores de 16 anos. As inscrições acontecem via formulário online. Clique aqui! A certificação será emitida pela Biblioteca Pública. 

Confira abaixo os módulos ofertados nos IV Ciclos Formativos – Infâncias em Foco: acessibilidade, alfabetização e o brincar:

27 de Junho | Aula I – Alfabetização visual e letramento em diferentes classes sociais, com Diógenes Buenos Aires e Luciane Goldberg

A realidade na qual cada criança se desenvolve, brinca, estuda e de onde fala interfere em como a leitura do mundo acontece. Elementos básicos que compõem a rotina de uma criança, tais como alimentação, sono, afeto, segurança e o ato de brincar influenciam sua aprendizagem. Neste contexto, tanto o desenho quanto a escrita vão compor não só o processo de decodificação de mensagens, mas também a autoria infantil. Como identificar esta diversidade em ritmos e maneiras de aprender de modo a desenvolver estratégias que multipliquem as situações frutíferas e adequadas de aprendizagem para grupos socialmente distintos?

28 de Junho | Aula II –  Acessibilidade e brincadeiras infantis, com Elinda Alves e Lucimary Carvalho  

Enquanto brinca, a criança experimenta-se, aprende a conviver com o mundo e expande seu conhecimento em diversas direções. Tal fato também diz respeito ao cotidiano de crianças surdas, cegas, neurodiversas e com alguma deficiência, que, como toda criança, gosta, deve e precisa brincar para crescer. Como o universo lúdico, tanto no ambiente da casa quanto em ambientes educativos, pode ser assegurado e colocado em prática para estas crianças? 

29 de Junho | Aula III – Livros infantis são para todas as idades, com Samya Vieira e Fernanda Coutinho

A leitura de obras literárias escritas e ilustradas para crianças seguem tocando fundo o público adulto. As numerosas especificidades no fazer literário que incluem elementos textuais e visuais, assim como a própria forma do objeto livro, são pensadas por profissionais que necessitam retornar às suas crianças interiores para criar objetos que de fato dialoguem com o universo infantil. Porém, quais os benefícios de, na idade adulta, seguir lendo literatura infantil? E quais possibilidades de descoberta e reativação de visão de mundo podem surgir quando adultos e crianças leem juntos uma dessas obras?

Serviço
IV Ciclos Formativos – Infâncias em Foco: acessibilidade, alfabetização e o brincar
Dias 27, 28 e 29 de junho, das 19h às 21h
Gratuito, Youtube da Bece
Saiba mais em: https://bece.cultura.ce.gov.br/ 

Leia também