114 anos do poeta Patativa do Assaré é comemorado com ampla programação cultural
As atividades acontecem no município de Assaré
Durante os dias 1 e 5 de março, a cidade de Assaré realiza uma diversificada programação em homenagem à Patativa do Assaré. Intitulado “Festa do Patativa – 144 anos. Assaré em Arte e Cultura“, o evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Assaré, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, e conta com a parceria da Fundação Memorial Patativa do Assaré, Sesc Ceará, Vila da Música e Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece).
A Bece, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM, participa da programação, por meio do “Encontro Literatura de Cordel e Violas”, no dia 2 de março, às 19h, na Praça da Igreja Matriz de Assaré.
O encontro conta com a participação dos poetas, cordelistas e cantadores Antônio José, Daniel Gonçalves, José Alves de Oliveira, Netinho Macedo e Sérgio da Silva Penha, dentre outras apresentações de repentistas, poetas e cordelistas, mostrando a importância dessas manifestações enquanto parte essencial da literatura do Cariri cearense, em especial de Assaré. “A programação fomenta a rica literatura de cordel da região e é um tributo ao poeta maior, Patativa”, comenta Suzete Nunes, superintendente da Biblioteca Pública.
Antônio Gonçalves da Silva faleceu em 2002. Em sua antologia poética, Patativa do Assaré retratou o sertão como nenhum outro, dando luz às belezas da Serra e ao sofrimento do sertanejo. Todo este talento e riqueza, obviamente, geraram frutos. O seu verso, por ele mesmo comparado à “simente que nasce inriba do chão”, floresceu em tantos outros poetas e artistas, de forma exponencial: desde a Serra de Santana, o Assaré, o Ceará e o Brasil. Sua influência e legado seguem vivos, com o que podemos afirmar que Patativa é imortal.
Serviço
Festa do Patativa – 144 anos. Assaré em Arte e Cultura
Data: 01 a 05 de março, diversos horários
Local: Cidade de Assaré
“Encontro Literatura de Cordel e Encontro de Violas”
Data: 02 de março, às 19h
Local: Praça da Matriz do Município de Assaré
Entrada Gratuita