Quadra Literária da Bece – Conheça as pessoas participantes
A Feira de Livros de Autores e Editoras Independentes acontecerá neste sábado, 11 de outubro
A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), realizará mais uma edição da “Quadra Literária da Bece – Feira de Livros de Autores e Editoras Independentes”, no dia 11 de outubro, das 13h às 17h. O evento acontece na Bece e tem entrada gratuita. Conheça os participantes:
Alex Bruno Matos de França
Alex é estudante de Farmácia pela Universidade Federal do Ceará, pesquisador na área de desenvolvimento de medicamentos para o câncer com nanotecnologia e membro fundador da Liga Acadêmica de Tecnologia Farmacêutica da UFC. Modelo comercial. Escritor do livro “Portas e Pesadelos”. Apaixonado por livros de fantasia, horror e mistério, inspirado principalmente pelo romance gótico. Entusiasta de mangás e filmes estranhos. Mestre de RPG nas horas vagas.
Ana Flávia Alves
Ana Flávia Alves, nascida em Montes Claros, Minas Gerais, mas desde a infância mora no Ceará, estado natural de sua família. Ela é poeta, escritora, autora do livro “Ondas de Poesia Líquida”, 2023, e também possui algumas publicações em livros de antologias pelo Brasil, em revistas digitais como a revista Literalivre, em sites de literatura e no site do Festival da Poesia de Fortaleza.
Dalia Soleto Herrera
Médica boliviana naturalizada brasileira, apaixonada por gatos, reside em Eusébio. Autora de seu primeiro livro bilíngue, integra a LIEPE — Liga de Ilustradores, Escritores e Poetas do Eusébio.
Emmanuel Antunes Montenegro Maia
Emmanuel Montenegro é jornalista, escreve e produz biografias e livros de memórias desde 2014, na Edições BPM – escritas da vida. Atualmente é assessor de comunicação na Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor).
Felipe Matheus Silva Alencar
Felipe Matheus Silva Alencar é graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor, fotógrafo, artista visual, bordador, aquarelista, entre outras coisas. Como poeta, procura desvendar linhas e se aventurar nas palavras. Seu processo literário foi conduzido por inúmeras perguntas sem respostas, ou palavras que perseguem sua trajetória. A obra “Do amor só sei seu nome” segue sendo sua segunda aventura literária, ou sua pesquisa sobre amor/saudade. Escreve crônicas, poemas, romances em suas horas lotadas, e vagas, odeia a palavra ‘necessidade’, mas tem outras vezes que se esbarra com ela.
Fernanda Rodrigues de Sousa
Fernanda Rodrigues é escritora, professora de inglês e agente cultural. É autora das obras: “Oceânica”, “O Retorno de Saturno” e “Corpo Poemático”. Possui Mestrado em Ensino de Língua Inglesa e atua como docente pela rede estadual do Ceará com pesquisa nas áreas de Multimodalidade, Letramento Visual, Comunicação, Educação e Ensino.
Francisco Macilio Oliveira da Silva
Chico Oliveira é quadrinista, designer e ilustrador. Fundou em 2018 com outros autores cearenses o coletivo ZINEXT que logo evoluiu para uma micro editora independente de quadrinhos focada em publicar autores nordestinos. Como editor publicou mais de 27 edições e participou de diversos eventos como Feira Miolos (SP/PE), FIQ (MG) SANA (CE) e Imagineland (PB).
George Augusto Frizzo
Formado em Sociologia e pós-graduado em Design, atua sempre intercalando trabalhos de design com produção musical. Já trabalhou com eventos como Ceará Music, Feira da Música, Festival Ponto.CE, Mostra de Música de Fortaleza – Petrúcio Maia, Mostra BNB do Rock Cordel, entre outros. Também é baixista do grupo de heavy metal Siege Of Hate – SOH, o qual lançou o livro “Em Rota de Colisão” contando quatro viagens importantes que o grupo fez pelo Brasil, América Latina e Europa. Atualmente, Frizzo promove seu segundo livro, “Fortaleza Sônica”, lançado em 2025,
Guilherme Rocha Araujo
Guilherme Rocha é escritor caucaiense e autor de três livros: “Narciso não tem forças para sair” (poesia, 2023, Caravana Grupo Editorial), “Marés – os contos fálicos de uma casa” (romance, 2023, Amazon KDP) e “No sétimo dia não descansou” (poesia, 2025, Editora Urutau).
Helder Ferreira de Moura
Helder Ferreira de Moura nasceu na Fazenda Santelmo, Umari-CE, graduado em Odontologia com especialização em três áreas do conhecimento odontológico. É membro fundador da Academia Cajazeirense de Artes e Letras e da Associação dos Cajazeirenses e Cajazeirados no Ceará. É autor das seguintes publicações: “Santelmo, 70 anos de lutas e lorotas” (2020); “Dom Zacarias Rolim de Moura”, Fé, Espiritualidade, Educação e Cultura” (2021); “Bonifácio Gonçalves de Moura, nas veredas do direito, da política e da família” (2022); e “Balaio de Gato” (2024).
Letícia Cardoso Moreira
Letícia Moreira é escritora e atriz formada pela Escola de Teatro e Dança da UFPA, licenciada em Teatro e Letras. Escreveu seu 1º livro de poesia, de “Gotas de Rio”, de forma independente escreve em newsletter, em portais colaborativos. Desenvolve trabalhos com oficina de escrita criativa com enfoque em técnicas teatrais aplicadas à literatura. Seu último romance linhas borradas também foi publicado de forma independente e ganhará segunda edição.
Luiz Gustavo Oliveira da Cunha
Nascido no interior do Ceará, Luiz Gustavo Cunha começou a ter contato com livros de diversos gêneros na infância. Aos 13 anos, começou a escrever, transformando desde cedo sua paixão pela literatura em um meio de expressão. Para viabilizar suas publicações, ele se reinventou, tornando-se um engenheiro de software autodidata. Na escrita fantástica explora novas histórias e possibilidades, usando a ficção como ponte para se aprofundar em tópicos relativos à experiência humana, como o intrínseco embate do homem contra si mesmo, as emoções do espírito entre o vício e a virtude, e a perseverança diante o sofrimento.
Maria Cristiane Rosa de Souza
Cris Rosa, cearense e feminista, é graduada em Letras (UFC). Dedica-se à escrita e ao artesanato. Tem vários textos publicados em coletâneas e revistas literárias. O poema autoral DesPrimavera recebeu Menção Honrosa no XXIV Prêmio Estadual Ideal Clube de Literatura 2024. “metamorfoseAr…se” (2023) é seu livro de estreia.
Raquel Silva
Raquel Silva é ilustradora e quadrinhista, autora de livros e quadrinhos infantojuvenis, além da tirinha “Jirimunzin” publicada no jornal OPOVO.
Rodrigo Santos de Andrade
Rodrigo Andrade é natural de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, e atua como profissional da saúde e servidor público do Estado do Ceará. Desde muito jovem, desenvolveu uma relação intensa com a escrita e a leitura, que se tornaram refúgio, voz e instrumento de expressão. Seu primeiro livro, “Quando o mundo vê minhas roupas sujas no varal”, mergulha em temas como violência doméstica, abandono afetivo e superação, trazendo à tona experiências reais traduzidas em narrativa literária. Ao escrever, busca oferecer acolhimento, identificação e força para quem enfrenta dores silenciosas. Apaixonado por crochê, acredita que toda criação, seja com fios ou palavras, tem o poder de costurar memórias, curar feridas e reconectar histórias.
Rosilene Aires
Geoeducadora. Escritora. Comunicadora. Publicou Narrativas de Terreiro (2025- co autoria), Poéticas ancestrais: entre lugares, vivências e olhares (2024). Ganhadora do Prêmio Caminhos Amefricanos 2024.Editora Associada da Revista Docentes, 2025. Mediadora de leitura do grupo Travessias Literárias, 2025.
Taiene Paula da Silva
Formada em Letras pela UECE e artista de muitas artes, como: quadrinhos, ilustrações, zines, dramaturgias, atuação, teatro de bonecos, poesia, contos e confecção de bonecos
Wallyson Pedro
Artista xilogravador natural de Juazeiro do Norte, residente em Fortaleza. Formado sob a orientação de Mestre João Pedro e Gilmar de Carvalho, atua como arte-educador, promovendo oficinas e difusão da xilogravura, patrimônio cultural do povo nordestino.
A Quadra Literária da Bece – Feira de Livros de Autores e Editoras Independentes é uma ótima oportunidade para conhecer e adquirir as mais recentes publicações de diversos gêneros literários, além de participar de bate-papos com autoras e autores cearenses.
Serviço
Bece realiza Quadra Literária
Data: 11 de outubro (sábado)
Horário: das 13h às 17h
Entrada: gratuita
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco, 255 – Centro)