Mediar significa ‘estar ou passar-se entre duas coisas’, ou seja, ser ponte, construir caminhos e possibilidades. Com esse objetivo de aproximar, ela adentra as práticas educativas e insere-se num ‘ecossistema de aprendizagens’, no qual a troca e o compartilhamento despontam como as suas forças mais motivadoras. No mundo dos livros, aquele habitado por pessoas, ideias e palavras, a mediação leitora, processo interativo que recompõe a cena da leitura e a coloca numa dimensão mais democrática, faz com que o texto deixe seu lugar de poder e encontre sua versão mais aberta e acessível. Pela mediação, o livro transforma-se num saber-pouso, pausa entre o dentro (o homem) e o fora (a atribulação). Deixa de ser posse de um para ser bem de todos. Deixa de ser somente fala para poder ser escuta. Os sujeitos envolvidos, mediador e leitor, viram partícipes de um fluxo migratório de ideias, que vão e vêm entre eles, sem senhores. O livro, por isso, na mediação, não serve para notas, exercícios ou mesmo conselhos, ele volta à sua função inicial, quando o verbo funda as relações humanas. Isto significa dizer que, na mediação, reside o princípio da ética solidária, da reciprocidade como o canal de comunicação possível, em que escutar e falar são ações de solicitude e respeito.
O curso Mediação Leitora, oferecido pela Bece, busca justamente reavivar essa conversação vital entre pessoas, que, impulsionadas pela palavra literária, descobrem-se e descobrem o mundo, como também propiciar experiências significativas de leitura e ressignificá-las no processo de criação e mediação leitora. Pensada como um caminho de leitura que interliga mundos (literário, pessoal, social, político), a formação em Mediação Leitora insere-se como projeto leitor de afirmação do bem comum, acessível a todas e a todos.
De forma a sistematizar o conhecimento que está envolvido na mediação, o curso organiza-se em três módulos,de 20h/a cada.
Cada módulo integra um conjunto de aprendizagens e práticas que subsidiam o processo de movimentação da cadeia leitora (mediador, texto, contexto, leitor). Em todos os módulos, haverá também a abertura para aulas-laboratório, em que os participantes tanto se deslocam para outros espaços quanto recebem profissionais da área com experiências a compartilhar.
Os módulos iniciam-se com uma aula aberta, que estabelecerá um diálogo entre profissionais com atuação destacada na área da mediação e da escrita e fará a aproximação entre os livros, as ações e os sentimentos que envolvem o sistema literário e leitor.
Período de Inscrição: 29 de setembro a 5 de outubro
Resultado: 10 de outubro
Aula Aberta (2h): 15 de outubro
Módulo I (18h/a): 16, 17, 22, 23, 24 e 29 de outubro
Aula Aberta (2h): 05 de novembro
Módulo II ( 18h/a): 6, 7, 12, 13, 14 e 19 de novembro
Aula Aberta (2h): 26 de novembro
Módulo III (18h/a): 27 e 28 de novembro e 03, 04, 05 10 de dezembro
O curso é voltado para pessoas com idade mínima de 18 anos e, preferencialmente, que já atuam como agentes e mediadores de leitura em bibliotecas públicas e comunitárias, escolas, projetos sociais e buscam ampliar e qualificar sua atuação individual, social ou profissional no campo da mediação de leitura. Ele também se destina àqueles que querem conhecer os processos de mediação leitora e procuram formação específica na área (estudantes dos cursos de Letras e Pedagogia, professores de Literatura e Língua Portuguesa, educadores em geral e demais pessoas interessadas).
Datas: 15,16, 17, 22, 23, 24 e 29 de outubro
15 de outubro | Abertura com Aula Aberta “A palavra como resistência” com Airton Souza e Claudiana Alencar.
O módulo I centra-se nas noções fundamentais para compreensão do processo de mediação do texto literário. Ser mediador é, antes de tudo, ser leitor, por isso singularidades do texto literário e das formas de compartilhamento precisam ser reconhecidas de modo que a mediação possa ser entendida em sua complexidade e em seus diversos níveis de atuação.
Datas: 05, 06, 07, 12, 13, 14 e 19 de novembro
05 de novembro | Aula Aberta “ Ser e estar na palavra andante” com Glória Diógenes e Fernanda Meireles.
Neste módulo, a intenção é apresentar competências específicas do mediador (conjunto de atributos e capacidades) que possam proporcionar experiências significativas de mediação leitora e colocar os participantes em contato com práticas leitoras originais e desafiantes, que tragam para a mediação o seu caráter mais humano, de visibilidade das diferenças e valorização dos sujeitos ocultos na história social.
Datas: 26, 27 e 28 de novembro e 03, 04, 05 e 10 de dezembro
26 de novembro | Aula Aberta “Eu, você e o outro: palavras de encontro” com Efigênia Alves e Maura Isidorio
Como interferir no tecido social por meio da leitura? Com essa pergunta, o módulo III instiga os participantes a entrarem mais a fundo no processo e criarem um projeto de mediação leitora.
Airton Souza: escritor, professor, historiador e pesquisador. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Mestre em Letras e graduado Linguística Autor de Outono de carne estranha (Record, 2023), que venceu o Prêmio Sesc de Literatura e foi finalista do Prêmio Oceanos 2024 e Prêmio São Paulo de Literatura 2024. Com o Horóscopo de batizar brumas contra a solidão das asas venceu o Prêmio Cidade de Manaus e seu romance Fedor da carne de deus venceu o Prêmio FCP de Literatura.
Argentina Castro: É poeta, contista, cronista e colagista. Escreveu Bomba D’água Coração (contos) e Poesia, o Pão Nosso de Cada Dia (infantil). Participou de algumas antologias entre elas O olho de Lilith, Fortaleza Ilustrada e Farpas. É idealizadora e fundadora da Biblioteca Comunitária Papoco de Ideias em Fortaleza–CE. Revisora crítica, colaboradora na revista Mirada Janela Cultural e Antropóloga. Foi premiada pelo Cultures of Resistance Award. Selecionada pelo Itaú Cultural no Arte como Respiro.
Claudiana Alencar: É cenopoeta, mediadora de leitura e educadora popular. Integra a coletiva “Elaspoemas” e a gestão do Programa “Viva a Palavra”, em Fortaleza. Doutora em Linguística pela Unicamp, é professora da UECE nos cursos de Letras, POSLA e PPGEEN. Pesquisa leitura, literatura marginal-periférica, educação popular e coletivos poéticos. Coordenou o eixo “Mediadores de Leitura” da Bienal do Livro do Ceará (2022 e 2025) e foi professora visitante em Oxford e Birmingham.
Efigênia Alves: É escritora e narradora oral, compõe a Rede de Contadores de Histórias do Ceará. É membro do “Lamparinas” – Coletivo de escritoras e escritores de literatura infantil e juvenil do Ceará. É membro da Associação de jornalistas e escritores do Brasil: seção Ceará e compõe o Coletivo de escritores e artistas “Ao pé da letra”. Tem participação com textos em coletâneas de prosa e poesia. Dos seus livros publicados, seis foram premiados. É professora do IFCE, onde também ministra cursos de extensão em Escrita Criativa, Contação de histórias e Educação Sócio Emocional através da literatura e da ciência.
Fernanda Meireles: É educadora, comunicadora e multiartista. Graduada em Letras (UECE), especialista em Arte-Educacão (IFCE), mestre em Comunicação (UFC) e doutoranda em Artes (UFC). Cria e circula com obras e metodologias através da Loja sem Paredes e da Escola sem Paredes, trabalhando temas como memória social, narrativas, zines, cidade e Direitos Humanos. É trans não-binária e prefere o pronome ela, assim como chama as zines, a escrita, a revolução.
Glória Diógenes: Nasceu no Rio de Janeiro. É antropóloga, professora doutora do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFC. Pesquisadora do Cnpq, e coordena o Laboratório das Artes e das Juventudes (LAJUS). É autora de vários livros, dentre eles “Cartografias da Cultura e da Violência” (AnnaBlume), do livro de contos “Avarias”, pela editora Urutau, e do livro “Fio que não parte: contigo vivi Paulo Diógenes”, pela editora Substância, do livro “Sangue no Olho D’água”, pela editora Urutau e “Mãe sem a Outra”, também pela Urutau. Foi co-organizadora e autora do livro de produção independente “Escritas em pandemia” e publicou alguns contos em antologias. É membro do Instituto Histórico e Geográfico do Ceará.
Luciana Sousa: É professora, revisora e, eventualmente, poeta e atriz, com formação pelo Curso de Princípios Básicos de Teatro do Teatro José de Alencar, em 2021. Hoje faz parte do Grupo Mirante de Teatro Unifor. é graduada em Letras e mestra em Literatura Comparada, ambos pela UFC; especialista em Estudos Clássicos pela UnB/Archai; doutora em Estudos Literários pela UFMG. Tem experiência nas áreas de Língua Portuguesa, com ensino e revisão de texto; Literatura e Artes, com ênfase em Mitologia Comparada e Contação de Histórias.
Maura Isidório: Cearense, sonhadora, persistente e resistente, graduada em Biblioteconomia (UFC) e Administração de Empresas (UECE). Especialista em Administração de Recursos Humanos (UVA) e possui aperfeiçoamento em Teoria e Prática da Formação do Leitor (UERGS). É Analista de Gestão Cultural na Secretaria da Cultura do Ceará, onde vivencia as políticas do livro, leitura, literatura e bibliotecas. Coordenadora geral da XIV, XV Bienal Internacional do Livro do Ceará e das Feiras Literárias do Ceará (Sobral, Icó, Aracati, Limoeiro do Norte e Acaraú). Atualmente é Orientadora da Célula do Livro, Leitura e Literatura (Celiv) da Coordenadoria de Formação Livro e Leitura (CCFOL)
Rebeca Albuquerque (participação especial) : Mestre em Supervisão e Orientação da Prática Profissional (Universidade de Lisboa), tem atuação destacada na área de ensino de literatura e coordenação de projetos de leitura em escolas. Membro do grupo de pesquisa STudIE, Profª. Ph.D. Maria João Mogarro (Universidade de Lisboa), que conta com professores-pesquisadores de diversos países, foi uma das coordenadoras do Salão do Professor na XV Bienal Internacional do Livro do Ceará.
Sarah Diva Ipiranga: É Professora Associada de Literatura Brasileira (Uece) e atuou no Mestrado Profissional em Letras e no Mestrado Interdisciplinar em História e Letras. Doutora em Educação (UFC), com pós-doutorado em Lisboa e mestrado em Estudos Literários (UFMG), desenvolve projetos em literatura, memória e educação literária. Tem experiência na formação de professores e organização de coleções paradidáticas. Integra e coordena grupos de pesquisa sobre ensino de literatura, BNCC, memória e autoria feminina negra. Também organiza clubes de leitura dedicados a Guimarães Rosa, Emília Freitas e José de Alencar. Foi curadora da XV Bienal Internacional do Livro do Ceará (2025) e atua na Ímpares – Consultoria Educacional.
Talles Azigon: É Poeta, editor, mediador de leituras, livreiro, produtor e curador de eventos literários. Foi curador da bienal internacional do livro do Ceará e é o curador do festival de poesia de Fortaleza. Criador da Editora Substânsia e da Livro Livre Curió Biblioteca Comunitária. Possui 7 livros publicados.