Datas: 28, 29 e 30 de janeiro
Horários: 13h às 17h
Carga horária: 12h
Local: Associação de Cegos do Estado do Ceará (R. Gen. Clarindo de Queiroz, 1881 – Farias Brito, Fortaleza – CE)
Público alvo: Professores, pesquisadores, estudantes e profissionais interessados no desenvolvimento de ações inclusivas.
Período de inscrição:
Link para inscrição: https://forms.gle/WeKSnSqn8eTNnftW8
Descrição da atividade: Com carga horária de 12 horas, o curso “O Sistema Braille: métodos e técnicas para o acesso à leitura e escrita” é destinado a pessoas, iniciantes e experientes, que desejam aprender ou aprimorar as suas técnicas, conhecimentos e habilidades sobre a temática. O curso oferece reflexões e práticas sobre o Sistema Braille como tecnologia assistiva essencial, abordando políticas públicas de inclusão, estratégias pedagógicas e reflexões acerca da importância do referido sistema para a inclusão socioeducacional de pessoas com deficiência visual e surdocegueira. O curso combina teoria e prática, promovendo o aprendizado do Braille como instrumento de autonomia, empoderamento e participação plena na sociedade.
Sobre Izabeli Sales: Mestra em Educação (Universidade Estadual do Ceará – UECE). Especialista em Atendimento Educacional Especializado – AEE (Universidade Federal do Ceará – UFC); em Formação de Professores na Área da Deficiência Visual (Sociedade de Assistência aos Cegos – SAC); em Psicomotricidade (Universidade Estadual do Ceará – UECE); e em Lazer (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG). Profissional de Educação Física (Universidade de Fortaleza – UNIFOR). Docente da Associação de Cegos do Estado do Ceará (ACEC), Docente do Curso de Especialização em Educação Inclusiva (UECE – Universidade Estadual do Ceará) e do Grupo SER Educacional (Recife – PE). Consultora em Serviço técnico especializado de ações educativas e inclusivas em espaços culturais, educativos e museológicos.