Whats-App-Image-2024-06-07-at-18-27-12

Palestra “EB Comics – Super-heróis brasileiros made in Ceará” com Elinaudo Barbosa

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido pela Instituto Dragão do Mar – IDM, abre as inscrições para a:  Palestra “EB Comics – Super-heróis brasileiros made in Ceará” com Elinaudo Barbosa. 

Naaula aberta “EB Comics – Super-heróis brasileiros made in Ceará”, o artista visual e quadrinista Elinaudo Barbosa fala da experiência de criar o próprio universo de super-heróis, contextualizando com a realidade brasileira e o momento atual do gênero super-herói.

 A aula inicia com um resgate da história dos super-heróis brasileiros que, embora desconhecidos de grande parte do público, existem por aqui desde os anos 50 do século XX. Em seguida, o artista fala da própria trajetória no mundo dos quadrinhos, das principais inspirações e referências, O ponto de maior destaque na aula é o processo de criação e desenvolvimento dos personagens e seus enredos, construindo histórias bem brasileiras dentro do tema universal que são os super-heróis e, no caso do Universo EB, histórias integradas por uma mesma cronologia. A atividade culmina com um momento interativo, onde Elinaudo faz um exercício de criação coletiva de um personagem junto com o público presente.

Datas: 20 de julho
Horário: 13h às 17h
Local: Espaço Multiuso 1 e 2
Carga horária: 4h/a
Faixa etária: Acima de 12 anos

Inscreva-se: https://forms.gle/KWGmNrJG8YTr2XCU7

Sobre Elinaldo Barbosa:  Elinaudo Barbosa é artista visual autodidata natural de Fortaleza. É pintor, desenhista, ilustrador editorial e também quadrinista. O primeiro contato com quadrinhos foi com as revistinhas Disney da Editora Abril, ainda na infância, período em que estava aprendendo tanto a ler quanto a desenhar. Foi aí que surgiu o primeiro desejo de ser quadrinista. Mais tarde vieram os quadrinhos de super-heróis, que inspiraram a criação de vários personagens próprios na década de 1990. Depois o artista seguiu outros caminhos, vindo a se tornar ilustrador editorial e seguindo também uma trajetória nas artes plásticas, mas sempre mantendo o interesse por super-heróis.

Compartilhe