Mestre João Pedro

Oficina de xilogravura em cordéis com Mestre João Pedro de Juazeiro (ação realizada dentro da programação do lançamento da cordelteca da Bece)

Data: 30 e 31 de agosto (duas turmas)
Horário: 14h às 18h (dia 30 – sexta) e 9h às 13h (31 – sábado)
Local: Alpendre da Bece
Carga horária total: 4h/a (por turma)
Número de vagas: 20 por turma
Faixa etária: A partir de 14 anos

Inscrições: https://forms.gle/DBJ8wsmhmKLzEK6w7

Descrição da atividade: A relação entre cordel e xilogravura é intrinsecamente ligada à tradição e à cultura popular brasileira, especialmente no Nordeste. A literatura de cordel, caracterizada por suas narrativas rimadas impressas em folhetos, utiliza a xilogravura como uma forma expressiva de ilustração. Essa técnica de gravura em madeira permite criar imagens detalhadas e estilizadas que adornam as capas dos folhetos de cordel, tornando-as visualmente atraentes e distintas. As xilogravuras não apenas complementam as histórias contadas, mas também ajudam a preservar e transmitir a herança cultural e as histórias populares de geração em geração. Durante a oficina, os participantes terão a chance de conhecer a história e as tradições dessa arte, além de aprender na prática como criar suas próprias obras sob a orientação do Mestre João Pedro, um dos mais respeitados artistas do gênero.

Mestre Joao Pedro

Sobre Mestre João Pedro: Nascido em Ipaumirim, no ano de 1964, João Pedro de Juazeiro foi criado na cidade de Juazeiro do Norte. Iniciou-se no campo das artes primeiramente como poeta-cordelista e há cerca de 25 anos trabalha com xilogravura. Em 2019, foi reconhecido como Mestre da Cultura em Xilogravura e Literatura de Cordel pela Lei Estadual Nº 18.232, de 06 de novembro de 2022. A Lei, também conhecida como Tesouros Vivos da Cultura, é uma política do Governo do Ceará. Suas obras são inspiradas em aspectos do imaginário popular, das raízes culturais e da religiosidade. O artista popular veio morar em Fortaleza no ano 2000, e atuou durante 12 anos no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc), ensinando sua arte para alunos e professores. Hoje, João Pedro planeja sua volta a Juazeiro, para de lá seguir enchendo nossos olhos de beleza com sua arte.