Fabíola

Oficina “As bibliotecas e suas mediações: leitura e formação na infância e adolescência” com Fabíola Farias

Data: 18, 19, 20, 25, 26 e 27   de junho
Horário: 18 e 27 de junho: 09h às 12h; 19, 20, 25 e 26 de junho: 09h às 11h30
Local: Google Meet da Bece
Carga horária: 16h
Classificação Indicativa: Acima de 18 anos

Ficha de inscrição:  https://forms.gle/fh7vx8nhtoHgS36y9
Período de inscrição: 05 de junho a 18 de junho

Descrição da atividade: A oficina “As bibliotecas e suas mediações: leitura e formação na infância e adolescência”  é um convite à reflexão sobre os horizontes da leitura na educação literária e intelectual de crianças e adolescentes (principal público das bibliotecas brasileiras), especialmente na atuação de bibliotecas públicas e comunitárias. Tem como objetivo analisar criticamente as mediações que, implícita ou explicitamente, estão presentes no cotidiano das bibliotecas, como a elaboração e o planejamento de atividades, a oferta de serviços, a seleção de livros para a composição do acervo e até mesmo a definição de regras de funcionamento. A atividade é voltada a bibliotecárias, professoras, mediadoras de leitura, agentes culturais e comunitários que atuam em iniciativas na área.

Fabiola

Sobre Fabíola Farias: É graduada em Letras, mestre e doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, com pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Foi Diretora de Ações de Incentivo à Leitura da Superintendência de Bibliotecas Públicas / Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (2007-2010) e Gerente de Coordenação de Bibliotecas e Promoção da Leitura da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte (2010-2018). Desde 2010 é leitora-votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre a história da leitura das crianças em Belo Horizonte, em estágio pós-doutoral no CEFET-MG.