Datas: 02 e 08 de agosto
Dia 02 de agosto (sábado): Módulo I: Introdução à Literatura de Cordel: História, Poética e Contemporaneidade, com Julie Oliveira e Patrick Lima.
Dia 08 de agosto (sexta): Módulo II: Aspectos Técnicos do Cordel e Prática Escrita, com Rouxinol do Rinaré.
Horário: 09h às 12h – 13h30 às 16h30 – ambos os dias
Local: Espaço Multiuso – Biblioteca Pública Estadual do Ceará
Carga horária: 12h/a
Público-alvo: Educadores, bibliotecários, artistas, estudantes e demais pessoas interessadas em obter conhecimento e desenvolver habilidades na escrita do cordel.
Faixa etária: Acima de 16 anos
Período de inscrição: dia 22 a 31 de julho
Vagas: 25 participantes
Link de inscrição: https://forms.gle/1H99hF3knL3aFuio8
Emissão de Certificado
A oficina emitirá o certificado para os inscritos que participarem dos dois encontros formativos.
Descrição da atividade: A literatura de cordel é uma das mais potentes expressões da cultura popular brasileira, marcada pela oralidade, versos metrificados, rimas e uma profunda ligação com o cotidiano do povo. Seu valor pedagógico, histórico e artístico tem ganhado crescente reconhecimento no campo da educação, da arte e da cultura. Em 2018, o cordel foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil (IPHAN), recebendo o destaque merecido e sendo incorporado a programas governamentais em âmbito estadual e federal, bem como em instituições privadas de ensino, consolidando-se como um recurso educacional eficaz para todos os públicos, das camadas mais populares às de maior escolaridade. Essa formação unirá teoria, prática e ancestralidade poética, voltada para a valorização da literatura de cordel e suas conexões com a cultura popular e visa fomentar o contato direto com artistas renomados do gênero, criando espaços de experimentação, produção e reflexão entre os participantes.
Sobre facilitadores:
Módulo I

Julie Oliveira é cordelista, editora, palestrante, pedagoga e produtora cultural. Fundou a “Ganesha Edições e Produções Culturais”, a loja on-line Teu Cordel e o Coletivo e Selo Editorial “Cordel de Mulher”. Possui mais de 15 livros editados, premiados e distribuídos nacionalmente em programas de educação. É ativamente engajada em movimentos ligados à difusão do cordel feminino, como o “Cordel Sem Machismo”.

Patrick Lima é poeta, cordelista, escritor e contador de histórias que encontrou na literatura de cordel um caminho para unir tradição e contemporaneidade, levando essa expressão centenária a novos públicos.

Módulo II – Rouxinol do Rinaré é o nome artístico de Antônio Carlos da Silva. Poeta cordelista, referência no Brasil e no exterior, é também editor e oficineiro de cordel. Em sua trajetória consolidada, publicou mais de 80 títulos de Literatura de Cordel e 23 livros (infanto-juvenil). Conquistou vários prêmios nacionais em concursos de Literatura de Cordel, e é membro da ABC – Academia Brasileira de Cordel e da AESTROFE – Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros do Estado.