Foto 01 - Izabel Accioly_Easy-Resize.com

[CONVOCATÓRIA BECE] Oficina “Pensando relações raciais e branquitude no Brasil” com Izabel Accioly

Dias: 28, 29 e 30  de novembro
Horário: 14h às 17h (dias 28 e 29) | 14h às 18 (dia 30)
Carga horária: 10h
Faixa etária: Acima de 18 anos
Local: Google Meet da Bece
Público alvo: Todos os interessados nessa temática
Período de inscrição:  18 de novembro à 26 de novembro
Inscrição: https://forms.gle/z2PT5HjuYYNcwvgu9
Vagas: 30

Descrição: A proposta da oficina é apresentar alguns conceitos importantes como racismo, mito da democracia racial, mestiçagem, preconceito racial de marca e de origem, colorismo, lugar de fala, auto percepção e classificação racial. Tais conceitos serão exemplificados a partir de trechos da literatura brasileira. Além disso, refletir sobre branquitude, privilégio branco, fragilidade branca, excepcionalidade branca, pacto narcísico da branquitude, branquitude crítica e acrítica, suas características e as possibilidades e impossibilidades de pessoas brancas na luta antirracista. São momentos de aprendizado tanto em teoria quanto em experiências de vida entre nós.

Sobre Izabel Accioly:  Antropóloga e professora. Izabel Accioly é mestre em Antropologia Social pela UFSCar, graduada em Ciências Sociais pela UFC. Pesquisadora do Hybris, Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Relações de Poder, Conflitos, Socialidades da USP/UFSCar. Ministrante do curso Estudos interseccionais em Psicologia Social Crítica: raça, gênero e classe organizado pelo Paralaxe, Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica da UFC. Está engajada em pesquisar, debater e lecionar sobre Relações Raciais e a Branquitude no Brasil. Negra mulher, mãe do Vinícius e feminista interseccional.