TAC | Cirandas de saberes artísticos e culturais da lusofonia
TAC | Cirandas de saberes artísticos e culturais da lusofonia com participação de Sebastião e Ageu; Grupo-Filhos de Angola; Artista TWO-CENT Music; Artistas da Banda AEGU; Felipe Trapiá e Tainara Eugênio.
Local: Sala Multiuso da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece)
Datas: Turma 2 – 31 de março – 16h às 18h
Carga horária: 2h
Número de vagas: Livre
Faixa etária: Acima de 14 anos
Ementa: A iniciativa tem como objetivo promover a diversidade artística e cultural por meio da participação de grupos e artistas afro-cearense, periféricos e luso-africanos, possibilitando intercâmbio cultural entre Brasil e países da África lusófona, proporcionando visibilidade a esses artistas, valorizando suas produções a partir de suas realidades, contextos, sentimentos e questões importantes para esses corpos.
MiniBio dos Convidados:
Dupla: Sebastião e Ageu
Mini Biografia: Desde muito tempo sempre tivemos um grande interesse em aprender música, não só a voz propriamente dita, mas instrumentos também. A nossa jornada começou quando ainda estávamos no nosso país (Angola), começamos cantando no coro da igreja, desde a infância e mais tarde ganhamos o interesse em aprender qualquer instrumento musical, começando pelo violão em 2015, após um ano completo de aulas de violão, “Ageu soma” desenvolveu mais a habilidade de canto, enquanto que o “Sebastian” aprimorou ainda mais as suas habilidades em guitarra. Em 2017 foi criada oficialmente a dupla “Sebastian & Ageu Soma” onde passamos a fazer apresentações no nosso município e província (estado) também.
Grupo-Filhos de Ngola
Mini biografia: O grupo foi fundado no dia 20 de Abril de 2022, na UNILAB, os integrantes já dançavam em grupos diferentes, na qual três dos integrantes começaram a dançar a Kizomba e o Semba desde pequenos em Angola. O grupo tem a missão de promover a cultura e dança Angolana na diáspora.
Artista TWO-CENT Music (Bonifácio)
Mini biografia: Sou moçambicano, músico, compositor e produtor de conteúdo de áudio. Técnico informático de software e hardware de sistemas computacionais e de telemóveis.
Grupo: Artistas da Banda AEGU
Mini biografia: A Banda da Associação dos estudantes Guineense na Unilab, foi criada em 2018 para atender na altura as atividades comemorativas do 45° aniversário da independência da Guiné-Bissau na Unilab. A banda foi criada pela terceira gestão da AEGU e faz parte do departamento de Cultura da referida associação. Tendo como papel, atuar em todas as atividades culturais dos eventos organizados pela associação assim como assim como fora desta
Artista: Felipe Trapiá
Mini biografia: Batuqueiro e professor de percussão do Instituto Katiana Pena.