bP0VWJ.foto prof ricardo

Lançamento do livro “Práticas Integrativas e Complementares: possibilidades e desafios na Saúde Pública” organizado pelo Prof Ricardo Gonzales | Mediação: Dra Vera Lúcia de Azevedo Dantas “Esta obra é fruto de um trabalho coletivo que tive o privilégio de conduzir na disciplina Tópicos Especiais em Saúde Pública do programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará. A primeira turma presencial após o distanciamento da pandemia do COVID-19. Foi muito bom se conhecer pessoalmente e vivenciar algumas práticas durante as aulas. Os capítulos foram elaborados a partir de reflexões e as vivências profissionais, revisões e investigações sobre as Práticas Integrativas e Complementares. A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares continua oportunizando a mapear, apoiar, incorporar e implementar experiências desenvolvidas na rede pública de saúde dos municípios e estados brasileiros. Tais práticas terapêuticas buscam o bem-estar de indivíduos e coletividades através de uma perspectiva holística. Assim promover a recuperação da saúde e melhor qualidade de vida. Ressalta-se que as PICS não substituem o tratamento tradicional, mas atuam de forma conjunta e complementar. O uso dessas práticas tem crescido de forma global. E sua utilização proporciona a visão ampliada do processo saúde-doença, assim como propicia aos indiví- duos o desenvolvimento de maior autonomia sobre sua própria saúde, contribuindo para a promoção do autocuidado. É com grande satisfação que apresentamos essa obra aos nossos leitores e desde já fazemos votos que todos tenham uma ótima leitura.”

08 fev 2024