a0gUeq.Blank 2 Grids Collage 1

Ciclos Formativos em Escritas e Mediação de Leitura | Aula 2: A leitura do mundo antes da escrita dos livros

Pomar – Ciclos Formativos em Escritas e Mediação de Leitura Aula 2 – “A leitura do mundo antes da escrita dos livros” com Sarah Diva e Vinícios Ferraz

Através do olhar de Paulo Freire, quais experiências de mediação de leitura trazem em si a capacidade de inclusão junto a pessoas não-alfabetizadas ou em fase de letramento? Buscando cruzamentos entre os saberes acadêmicos e saberes adquiridos em movimentos sociais e/ou iniciativas populares, enfocamos abordagens mescladas e fecundas para os horizontes das práticas em mediação de leitura.

Sarah Diva Ipiranga – Professora Adjunta de Literatura Brasileira do Curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará. Pós-Doutora em Literatura Brasileira – Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa. Coordenadora do dos projetos de pesquisa Educação Literária e Formação de Leitores: A BNCC e o papel do curso de letras, “Mar de memória: um diálogo luso-brasileiro”, “SERTÃO-POESIA: a poética de Jáder de Carvalho”; coordenadora do Grupo de Estudos AMI- Autobiografia, Memória e Identidade, e do Projeto de Extensão “Hora da novela: Clube de leitura“. Docente do Mestrado Profissional em Letras/ PROFLETRAS-UECE. Doutora em Educação Brasileira (UFC). Mestre em Estudos Literários (UFMG).

Vinícios Ferraz – Artista negro, escritor de histórias infantis, realizador de projetos gratuitos de mediação de leitura, formação de leitores e distribuição de livros. Poeta, compositor, pesquisador da cultura negra, produtor cultural e musical do Afoxé Obá Sá Rewá, Formador de professores, facilitador de processos de musicalização para docentes e crianças. Pedagogo de formação (Mestre e Doutor em Educação), pertencente à comunidade tradicional afro-brasileira (Ile Asé Olojudolá).

15 fev 2023

Youtube da Bece