
ARENA BECE 2025 | 11 ABRIL
11h|Pequenas Grandes Histórias com o espetáculo “K’Os de Variedades” (Parceria Sesc)
Convidados: K’Os Coletivo
Descrição: Inspirado no Teatro de Feira, o espetáculo K?Os de Variedades é um trabalho circense dinâmico que reúne números inéditos e não-inéditos no grupo K?Os Coletivo, com forte apelo cômico e de linguagem popular. A dramaturgia do espetáculo é intercalada por números de palhaçaria e magia cômica, regada de musicalidade e comicidade, conduzida pelos palhaços Pipiu e Tramela.
Entrada: Gratuita.
Classificação indicativa: Livre.
14h|Edição especial do Programa “Acervo em Evidência” – Memória do Movimento Feminino pela Anistia na Ditadura através do Acervo da Bece.
Convidada: Profª. Drª. Ana Rita Fonteles (Departamento de História da UFC).
Mediação: Ana Karine Garcia (CE)
Descrição: Nesta edição especial do programa ‘Acervo em Evidência’, nossa convidada apresentará sua pesquisa histórica sobre as mulheres na ditadura, baseada em uma diversidade de fontes, incluindo os jornais do acervo da BECE, cartas, livros, documentos de vigilância e acervos pessoais. Sob uma perspectiva de gênero, a pesquisa evidencia silêncios e ausências presentes na forma como as mulheres registraram e preservaram suas próprias histórias.
Entrada: Gratuita.
Classificação indicativa: Livre.
15h|Edição especial do Programa Biblioteconomia em Pauta – “Bibliotecários em Ação-A Galeria Folheada da BECE” e Lançamento do Catálogo Digital da Galeria Folheada.
Convidada: Isabela Correia (CE)
Mediação: Camila Rabelo (CE)
Descrição: Nesta edição especial do Programa Biblioteconomia em Pauta, apresentaremos a Galeria Folheada, uma atividade de exibições do acervo da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE). A Galeria Folheada é um espaço de pesquisa, promoção e difusão do acervo da biblioteca, abordando temáticas sociais e culturais relacionadas ao livro, leitura e literatura, com exibições organizadas por uma equipe multidisciplinar de bibliotecários, estagiários e mediadores.
Entrada: Gratuita.
Classificação indicativa: Livre.
17h|Roda de Conversa|“Erotismo e Representação na Literatura Brasileira – A Figura da Prostituta”.
Convidada: Eliane Robert Moraes
Mediação: Taynara Araújo
Descrição: Nesta roda de conversa, Eliane Robert Moraes explora a representação da prostituta na literatura brasileira, analisando como essa figura é construída e representada em diferentes textos literários. A partir de uma abordagem crítica e teórica, discutirá como o erotismo e a representação da prostituta estão relacionados à construção de identidades, poderes e desejos, abordando as implicações sociais e culturais da representação da prostituta na literatura brasileira.
Entrada: Gratuita.
Classificação indicativa: 18 anos.
19h|Roda de Conversa|“Rimas e Raízes – A presença das mulheres indígenas na poesia”
Convidadas: Sony Ferseck (RR) e Bárbara Matias Kariri (CE)
Mediação: Marta Pinheiro (CE)
Descrição: Nesta roda de conversa, exploraremos a presença e a contribuição das mulheres indígenas na poesia, destacando a relação entre a identidade cultural e a expressão literária. Com a participação de poetisas, discutiremos a importância da poesia como ferramenta de resistência e preservação da cultura indígena. Uma conversa inspiradora sobre a força da palavra e a beleza da diversidade.
Entrada: Gratuita.
Classificação indicativa: Livre.
20h|Roda de Conversa “As Ipoméias – Mulheres que escreveram o Ceará” (Parceria Substânsia)
Convidades: Heloísa Vasconcelos e Editora Substânsia
Entrada: Gratuita.
Classificação indicativa: Livre.