Biblioteca Pública segue com programação mensal de lançamentos de livros
Confira os lançamentos de novembro na Bece
Em novembro, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) continua sua programação mensal de lançamentos de livros, reforçando a política cultural de valorização do livro, da leitura e da literatura. Ao todo, serão quatro novas publicações lançadas este mês, com obras de Mestre Maria Toinha, Léo Prudêncio, Samaritana Pasquier, Alan Mendonça e Taís Assis. Confira a programação abaixo:
Lançamento do Livro “Do Brasil à Suíça? – A superação de uma mulher migrante” de Samaritana Pasquier
Dia 6 de novembro, às 17h
Entrada: Gratuita
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255, Moura Brasil, Fortaleza)
Esse livro narra a história de uma menina que quando sentia fome e não tinha nada para comer em casa, dobrava seu antebraço. Na sua imaginação, essa imagem lhe transportava a um pequeno «pão francês», que ela imaginava quente e delicioso com manteiga… Samaritana Pasquier nasceu em Coelho Neto no Estado do Maranhão. Ela nos retrata a história de sua vida na luta cotidiana de superação, quando se nasce numa família de muitos filhos e sem recursos. A autora partilha também sua experiência de migração à Suíça e seus primeiros passos no seu processo de integração nessa nova sociedade, nessa nova cultura. Vivendo há 36 anos na Suíça, entre outros estudos, tornou-se professora de francês para adultos migrantes.
II FESTIVAL AFROCEARENSIDADES: NA GINGA DOS SABERES ANCESTRAIS
Lançamento de livro “Sonhaçu: as infâncias encantadas de Maria Toinha” de Maria Toinha
Mediação: Marcos Andrade
Dia 7 de novembro, às 18h
Entrada: Gratuita
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255, Moura Brasil, Fortaleza)
Mestra Maria Toinha, contadora de histórias e guardiã de tradições, nos leva às profundezas de sua infância em Jandaíra, por meio de imagens poéticas e memórias vibrantes. Neste livro, ela revive as paisagens e práticas culturais que moldaram sua identidade: as belezas do Lagamar, o reisado, os Encantados, e o Terreiro Itinerante. Aos 88 anos, ela se transforma na menina Quinquinha, recontando suas vivências como antídotos contra o desencanto e despertando a alma do mundo. Suas palavras entrelaçam histórias, pessoas e tempos, revelando a força dos sonhos e da resistência cultural.
Minibio: Mestra Maria Toinha é uma mulher negra, contadora de histórias, e Mãe de Santo com mais de 70 anos de atuação na Umbanda cearense. Residente em Trairi, Ceará, coordena o Coletivo Encantarias e é membro de várias academias culturais. É autora de “A Mística dos Encantados”, “Lavagem Encantada”, e “Caminhos Encantados”, e conduz um projeto literário junto a seu neto, Marcos Andrade.
Lançamento do livro “Entre Bytes e Encantos: O Diário de Blanca Neves – O Mistério da Mansão dos Pixels Perdidos” de Taís Assis + Roda de conversa: Conectados Demais? – Nomofobia e Vida Digital: os desafios da geração conectada, nas páginas de “O Diário de Blanca Neves” com Sara Rocha
Mediação: Ana Karine Garcia
Dia 14 de novembro, às 18h
Entrada: Gratuita
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255, Moura Brasil, Fortaleza)
Neste evento, a psicóloga Sara Rocha abordará os impactos da dependência digital na saúde mental de jovens e adolescentes, discutindo o que é nomofobia (medo de ficar sem celular ou sem conexão) e como isso influencia o comportamento diário. A Taís, por sua vez, poderá explorar como esses temas foram integrados em seu livro, trazendo a perspectiva da protagonista e mostrando como a ficção pode ajudar a conscientizar os leitores sobre a solidão e os dilemas do mundo digital.
Sinopse do Livro: Uma história cativante e envolvente, capaz de fazer você esquecer o celular e mergulhar em cada página. Entre mistérios digitais e encantos reais, a autora Taís Assis revela que as conexões mais valiosas são aquelas que não precisam de wi-fi.
II FESTIVAL AFROCEARENSIDADES: NA GINGA DOS SABERES ANCESTRAIS
Lançamento de livro “Arnaldo Antunes: Por uma poética pós concreta, hipermoderna” de Leo Prudêncio
Mediação: Marta Pinheiro
Dia 21 de novembro, às 18h
Entrada: Gratuita
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255, Moura Brasil, Fortaleza)
Trata-se de texto ensaístico sobre a obra poética de Arnaldo Antunes, com foco na temática da Hipermodernidade defendida pelo filósofo Gilles Lipovetsky. Este livro é resultado da pesquisa de mestrado em Crítica literária pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, dissertação defendida em 2021.
Minibio: Léo Prudêncio, atualmente, é doutorando em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará onde desenvolve pesquisa em torno da obra do cearense José Alcides Pinto, um dos mentores do concretismo em nosso estado.
Sobre a Bece
A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), gerida em parceria pelo Instituto Dragão do Mar (IDM),
Serviço
Lançamentos de Livros
Diversas datas e horários
Entrada: Gratuita
Classificação Indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco, 255, Moura Brasil)