PROGRAMACAO BECE AGOSTO FOTO GABRIEL SOUSA 7

Biblioteca Pública Estadual do Ceará divulga a sua programação de lançamentos de livros que acontecerão em setembro

Confira os lançamentos de livros que acontecerão em setembro

Em setembro, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), espaço da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), gerido em parceria pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), a realizará lançamentos de diversos títulos, entre eles as obras mais recentes de Nadine A. Urçulino; Liduina Benigno Xavier; Felipe Matheus, Vanessa Passos e Grecianny Cordeiro.

No dia 6, Nadine A. Urçulino lança o livro “Os óculos mágicos de Celeste”, um evento alusivo ao Dia Mundial da Conscientização do Daltonismo (06/09). Liduina Benigno Xavier lança a obra “Um pouco de água limpa” no dia 12. Já Felipe Matheus lança  “Mamãe chora quando eu falo de partida” no dia 19. E no dia 26, acontecerá o lançamento de dois livros, “A Mulher mais amada do mundo” de Vanessa Passos e o “Contos da Mitologia Grega” de Grecianny Cordeiro. Todos os lançamentos de livros acontecem sempre às 18h, no espaço multiuso da Biblioteca e tem entrada gratuita. Saiba mais:

  • 06/09 – Quinta-feira

18h – Lançamento do livro “Os óculos mágicos de Celeste” de Nadine A. Urçulino

Mediação: Joi Duarte 

Evento em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Daltonismo (06/09)

Celeste é uma criança de oito anos que se descobre com daltonismo após uma atividade em sala de aula. Ao longo do livro, podemos acompanhar suas vivências e como as emoções dela se desenvolvem. Vamos descobrir como Celeste superou as dificuldades que passou na escola por causa dessa condição genética?

Nadine A. Urçulino nasceu na cidade de Trairi, litoral oeste do Ceará. Mudou-se para a capital do estado em 2009, para seguir a educação no ensino superior. Formada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará, sua monografia abordou a adaptação da classificação de cores em bibliotecas escolares, para pessoas daltônicas. Durante nove anos trabalhou na produção de livros didáticos, no setor de iconografia e direitos autorais. Atualmente trabalha na gestão de bibliotecas escolares da rede municipal de Fortaleza.

  • 12/09 – Quinta-feira

18h – Lançamento do livro “Um pouco de água limpa” de Liduina Benigno Xavier

Mediação: Camila Chaves 

Um Pouco de Água Limpa é composto por cinquenta e cinco poemas de temática variada, mas predominam poemas de natureza telúrica e voltados para a exaltação da natureza e denúncia das mazelas que temos imposto ao ambiente natural. Tecido com força lírica, a tessitura do livro é fortalecida pelo trabalho de linguagem apurado e sensível.

Liduina Benigno Xavier é escritora. Mestrado em Educação e cursos de aperfeiçoamento em Produção Textual, Literatura e Escrita Criativa. Especialização em Escrita Criativa e Psicologia do Trabalho. Agraciada com os prêmios: Prêmio de contos Anna Maria Martins, UBE-SP (2022); Prêmio de Literatura Universidade de Fortaleza – UNIFOR – (2021); Destaque, menção honrosa, finalista ou classificada nos seguintes prêmios: Prêmio Maria Carolina de Jesus, 2023 (classificada); Prêmio Ideal Clube de Fortaleza – 2023 (destaque); Prêmio Off-Flip, edições 2023, 2021 (destaque e finalista). Autora dos livros: Era de Pedra Aquela Dor (poesia), Teclado de Areia (crônica) e Itinerários da Educação no Banco do Brasil (finalista do Prêmio Aberje – 2007).

  • 19/09 – Quinta-feira

18h – Lançamento do livro “Mamãe chora quando eu falo de partida” de Felipe Matheus

Guiados por seus versos, percorremos entrada, quarto, banheiro, cozinha, quintal de um projeto quase antidoméstico, no qual não há fronteiras entre dentro e fora. Ao mesmo tempo que deseja se esconder do mundo e blindar-se do fato de existir, o autor é atravessado por eventos que ultrapassam suas paredes tão permeáveis: a força imposta à pele preta, os avós que dançam e depois vão embora, a História e a memória que se refazem a cada dia. Com este livro, aprendemos que, quando sentimos muito e nos aventuramos a imergir no sentimento, seja ele o desespero de estar ou a melancolia de perder – um avô ou um possível amor -, os tijolos ao nosso redor umedecem de experiência. E então o universo inteiro, o completo cosmos de ser humano, passa a caber sobre uma cama desarrumada. Sem temer a linguagem, remontando as palavras para que ergam sua casa-carta, e usando-as num jorro que tem tanto de grito quanto de lucidez, Felipe Matheus nos lembra por que escrevemos. Não para encontrar o que procuramos sobre nós e sobre o todo e muito menos para erguer muros. Escrevemos para seguir buscando, o que significa continuar vivendo.

Felipe Matheus Silva Alencar é graduado em Letras – Língua Portuguesa / Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fotógrafo,artista visual, professor de português, bordador, aquarelista, entre outras coisas. Escrevecrônicas, poemas e romances em suas horas lotadas.

26/09 – Quinta-feira

18h – Lançamento dos livros “A Mulher mais amada do mundo” de Vanessa Passos e “Contos da Mitologia Grega” de Grecianny Cordeiro

O livro A mulher mais amada do mundo é um livro de contos sobre as mais diversas personagens femininas. Não há um tema único. A morte, a solidão, o prazer, o amor, o ódio estão no cotidiano dessas mulheres que vivem, morrem e renascem para si mesmas, seus desejos e suas pequenas vinganças. Ainda não há um mundo que lhes caibam, tamanha a grandiosidade. Mas elas resistem e se imortalizam em histórias. 

O livro Contos da Mitologia Grega é um livro de contos que propõe o resgate de histórias que estão no nosso imaginário sem que se quer tenhamos consciência. A mitologia está em tudo: desde aos bordões do dia a dia como ao nome de um vírus de computador. No entanto, mais do que isso, acredito que todos nós somos feitos de mitos pessoais e é por isso que os mitos estão presentes há tanto tempo no nosso cotidiano

Vanessa Passos é escritora, roteirista, professora de escrita criativa, doutora em Literatura (UFC) e pós-doutora em Escrita Criativa (PUCRS), sob orientação de Luiz Antonio de Assis Brasil. É idealizadora do Programa 321escreva, do Método Mais Vendidos, do Encontro Nacional de Escritoras e da Mentoria Voz Empreendedora. Lidera a maior comunidade de escritoras que tem voz em mais de 10 países, orientando centenas de escritoras a escrever, publicar e divulgar seus livros. Autora do volume de contos “A mulher mais amada do mundo” (2020). Seu romance de estreia A filha primitiva foi vencedor do Prêmio Kindle de Literatura (2021), do Prêmio Jacarandá (2022), do Prêmio Mozart Pereira Soares de Literatura (2023) e vai ser adaptado para o cinema pela Modo Operante Produções, agora publicado pela José Olympio. É colunista do PublishNews. 
Grecianny Cordeiro é Promotora de Justiça e Escritora. Mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Ceará e pela Universidade de Fortaleza. Doutoranda em Direito pela Universidade de Fortaleza. Articulista do Jornal O Estado. Membro da Academia Cearense de Letras, do Instituto do Ceará e de várias entidades culturais e literárias. Publicou vários livros, entre romances, conto, poemas e jurídico, dentre os quais: Anjo Caído; Operação Prometeu – nos bastidores do tráfico de órgãos; Troia – uma viagem no tempo; Troia – uma viagem para o futuro; De covardes e de heróis, todos temos um pouco; Cyberbullying, a dor que dói em mim; Siara – uma lenda de amor.

Leia também