capa

Biblioteca Pública e Centro Dragão do Mar realizam atividade em alusão ao dia da conscientização global sobre a Síndrome de Down

Visita guiada, exibição de filme e roda de conversa sobre o anticapacitismo compõem a programação

No dia 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down, a Biblioteca Pública do Ceará (Bece) e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) realizam uma série de atividades para promover a inclusão e o empoderamento das pessoas com a síndrome. A programação tem início com uma visita guiada, no qual os participantes poderão conhecer o acervo e os serviços da Biblioteca, além de terem acesso sobre as iniciativas que a Bece desenvolve para promover a inclusão e o acesso à informação de pessoas com deficiência.

Como destaque, será exibido o filme “Expedição 21”, às 14h, no Auditório do CDMAC. A obra conta a história de 18 jovens com síndrome de Down que embarcam em uma jornada de aventuras em busca de suas próprias identidades. A exibição proporciona uma oportunidade para os participantes aprenderem mais sobre a síndrome de Down e a refletirem sobre as possibilidades de vida e conquistas das pessoas com deficiência.

Após a sessão, será realizada uma roda de conversa “Autonomia e Independência das pessoas com T21”, com a psicóloga Ticiana Aires, na qual os participantes discutirão as diferentes formas de preconceito e discriminação e as estratégias para combatê-las.

A Biblioteca Pública do Ceará (Bece) e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) são equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado (Secult Ceará) e geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

21 de março: Dia Mundial da Síndrome de Down

De acordo com o Ministério da Saúde, a data — que é oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012 — tem como objetivo promover a conscientização global, para celebrar a vida das pessoas com a Síndrome de Down e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. 

A data escolhida, dia 21, representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome. Sendo esta, portanto, uma condição genética e não uma doença.

Serviço
Biblioteca Pública e Centro Dragão do Mar realizam atividade no dia da conscientização global sobre a Síndrome de Down

Dia 21/03 (terça-feira)
A partir das 14h
Visita guiada na Bece, Exibição do filme “Expedição 21” e roda de conversa sobre o anticapacitismo
Entrada: Gratuita
Local: Biblioteca Pública do Ceará e auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Classificação Indicativa: Livre
Número de vagas: 40

Leia também