Bece realiza seminário sobre infâncias leitoras nos dias 21, 22 e 23 de março
A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza o “I Seminário Bece – Infâncias Leitoras: crianças leem palavras e o mundo todo. Como escutá-las?”, de 21 a 23 de março.
A programação conta com palestras, painéis, lançamento de livros e clube de leitura, integrando as comemorações ao Dia Mundial da Infância, Dia Estadual da Literatura Infantil e o Aniversário de 157 anos da Bece, celebrados nos dias 21, 23 e 25 de março, respectivamente. O Seminário é indicado para professores, pesquisadores, estudiosos e demais interessados na temática da leitura na infância, sobretudo aqueles que atuam em bibliotecas de redes públicas, privadas e comunitárias. As pessoas interessadas podem se inscrever gratuitamente através da ficha de inscrição. A certificação será emitida para os participantes que estiverem presentes em, no mínimo, 70% da programação.
Segundo a superintendente da Biblioteca, Suzete Nunes, “as bibliotecas têm como missão primordial a garantia do acesso ao livro, ao conhecimento e à prática leitora, sendo importantes agentes de transformação social. No entanto, enfrentam enormes desafios na implementação de ações de estímulo à construção das identidades leitoras pelas/para/com as crianças. O Seminário Bece – Infâncias Leitoras nasce com o objetivo de aprofundar a reflexão e o debate acerca do papel da biblioteca nas políticas culturais e formativas no contexto das infâncias.
Com a curadoria de Edneia Quinto (Tutti), o Seminário inicia no dia 21 de março (quinta-feira), às 14h, com uma edição especial do Pequenas Grandes Histórias. Na ocasião, o Clubinho de Leitura traz uma conversa com o escritor Davi Moura (10 anos), autor do livro “Meu Mundo de Poesias”, e será mediada por Clarisse Paixão (11 anos) e Edneia Quinto (Tutti). O livro reúne poemas sobre temas como natureza, amor, amizade e família. No mesmo dia, também acontece, às 16h, a abertura oficial do seminário com a palestra “Diálogos em Rede: o papel das bibliotecas na Intersetorialidade das políticas culturais para as infâncias”, com a presença do Secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Fabiano Piúba e da Secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.
“Será um momento rico de formação e trocas de conhecimentos, experiências e ações propositivas sobre, com, para e entre crianças, escritores (as), estudiosos (as), bibliotecários (as), agentes e mediadores (as) de leitura, educadores (as), artistas, dentre outros (as). Todos(as) engajados (as) nas áreas da promoção e acesso à leitura para crianças, como bem cultural. Realizadores (as) em seus espaços institucionais (escolas, bibliotecas comunitárias, associações culturais, etc.), de práticas inclusivas de mediação de leitura, de encantamento, de fortalecimento da cidadania, e efetivação dos direitos culturais para todas as infâncias leitoras de palavras e do mundo todo, no estado do Ceará”, comenta Ednéia Quinto.
A programação do segundo dia tem início às 9h15, com a palestra “A descoberta do mundo pela literatura: o mediador e a infância“, conduzida pela profª. Dra. em Linguística e Literatura, Eliana Yunes, com mediação de Edneia Quinto (Tutti). Segundo a palestrante, a mesa é um convite para refletirmos sobre “como as palavras moldam realidades em diferentes culturas e como a literatura enriquece nossa compreensão da vida ao nomear experiências”. Nestas relações, incluindo as infâncias, a pessoa mediadora é uma espécie de cupido, promovendo “conexões amorosas”.
Às 10h40, acontece a palestra “A escuta narrativa das crianças e o livro infantil”, com a dramaturga, roteirista, pesquisadora, escritora e curadora, Karen Acioly e mediação do produtor e idealizador do Festival de Teatro Infantil, Emídio Sanderson. Na ocasião, Karen fará o lançamento do livro “Bem no meio”. Na palestra, a autora nos conta sobre a escuta sensível das crianças, com base em suas múltiplas narrativas. A análise de desenhos infantis e os ecos deste trabalho na escrita do texto literário, é uma das vias que nos ajudam a compreender um pouco mais sobre os diversos modos de leitura e de escuta das crianças e suas infâncias.
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
Este momento será dedicado à partilha e reflexão coletiva sobre a formação continuada e as práticas exitosas do (a) mediador (a) /agente de leitura, nos diferentes territórios de atuação, onde estejam sendo desenvolvidas ações com e para o público infantil, em toda a sua diversidade. De modo especial, teremos a participação de mediadoras de leituras para crianças negras e indígenas.
No período da tarde, o Seminário realiza dois Painéis de Relatos e Experiências. Às 14h, acontece o Painel 1 – “Formação e prática de Mediadores e Agentes de Leitura: como escutar a criança que lê palavras e mundos?”, com as convidadas Maria Isidório (Secult Ceará) e Rita de Cássia (Biblioteca Comunitária Livro Livre Curió), com mediação da bibliotecária Jéssica Sousa (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará).
Já às 16h, acontecerá o Painel 2 “A gente faz assim”: estratégias de acessibilidade e atenção à diversidade, na mediação de leitura para/com o público infantil da biblioteca, com Sandra Caetano (Biblioteca de Literatura Negra Maria Caetano de Oliveira – Dona Bibi – do Quilombo Conceição dos Caetanos, em Tururu-Ceará); e Glaubiana Jenipapo (Biblioteca Uka Lerisá – Casa de Leitura do Povo Jenipapo-kanindé), com mediação da gestora cultural e narradora de histórias Goreth Albuquerque.
Encerrando o Seminário , no dia 23 de março (sábado), às 10h, a Biblioteca Pública realiza a palestra “Ser Criança para Ler Criança”, com o escritor, professor, ator e ativista indígena brasileiro, originário do Povo Munduruku, Daniel Munduruku, com a mediação do cineasta e Mestre em Artes (IFCE), Yago Barreto. Nessa palestra Daniel Munduruku nos provoca a refletir sobre o modo como temos enquanto adultos, lido e construído o mundo de forma linear. É preciso aprendermos a ler o mundo como a criança para que seja circular; única possibilidade de mantê-lo suspenso e equilibrado.
PROGRAMAÇÃO:
- 21 de março – quinta-feira
14h – Edição Especial do Pequenas Grandes Histórias Clubinho de Leitura – Conversa com o Escritor Davi Moura Livro Sustentável: Meu Mundo de Poesias
Mediação: Ednéia Quinto (Tutti) e Clarisse Paixão
16h – Abertura Institucional
15h30 – Contação de histórias com Goreth Albuquerque
16h30 – Palestra de Abertura: “Diálogos em Rede a Intersetorialidade das as políticas públicas culturais para as infâncias com Fabiano Piúba (CE) e Luisa Cela (CE)
- 22 de março (sexta-feira)
9h15 – Palestra “A descoberta do mundo pela literatura: o mediador e a infância”, com Eliana Yunes (RJ)
Mediação: Edneia Quinto (Tutti)
10h35 – Palestra “A escuta narrativa das crianças e o livro infantil”, com Karen Acioly
Mediação: Emídio Sanderson
11h45 – Lançamento do Livro “Bem no Meio”, de Karen Acioly
Mediação: Emídio Sanderson
PAINEL DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS Painel 1: 14h – “Formação e prática de mediadores e agentes: como conectar-se às experiências leitoras das crianças?” Convidadas: Maura Isidório (Secult Ceará) e Rita de Cássia (Biblioteca Comunitária Livro Livre Curió) Mediação: JéssiKa Sousa (Representante do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará)
Painel 2: 15h15 – “A gente faz assim”: estratégias de acessibilidade e atenção à diversidade, na mediação de leitura para/com o público infantil da biblioteca Convidadas: Sandra Caetano (Representante Biblioteca de Literatura Negra “Maria Caetano de Oliveira – Dona Bibi -, do Quilombo Conceição dos Caetanos, em Tururu-Ceará) e Glaubiana Jenipapo (Representante da Biblioteca Uka Lerisá – Casa de Leitura – do Povo Jenipapo-kanindé)
Mediação: Goreth Albuquerque
- 23 de março (sábado)
10h – Palestra: “Ser criança para Ler Criança” com Daniel Munduruku
Mediação – Yago Barreto
Serviço
I Seminário Bece – Infâncias Leitoras
De 21 a 23 de março
Programação gratuita
Diversos horários
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco, 255 – Centro)