Mitos e ritos de povos de terreiro são tema de espetáculo de Teatro Lambe Lambe, a ser apresentado neste sábado (01/04)
“Erê, Xirê! – Brincadeiras de Orixá”, de Wendel Veneroso, se inspira nos “Itans”, contos da cultura de matriz africana e estreia gratuitamente no mês de abril, na BECE.
Contribuindo com a valorização das artes e das culturas ancestrais, de seus mitos e ritos, histórias e memórias dos povos de terreiro, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) recebe, no primeiro sábado de Abril (01), o projeto “Erê, Xirê – Brincadeiras de Orixá”, contemplado no XII Edital Ceará Incentivo às Artes, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com produção da Casa das POC Produções Criativas.
Desde a década de 80, o Teatro Lambe Lambe – ou “Teatro de Caixas” – tem crescido entre os bonequeiros e já se consolidou como uma das importantes manifestações do teatro de bonecos, presente em diversos festivais pelo Brasil e é através dele que Wendel Veneroso conta as histórias e memórias próprias de povos e comunidades tradicionais de matriz africana, direcionando-as para as crianças.
Este projeto, inspirado nos “Itans”, ou histórias contadas nos terreiros, nos trazem a sabedoria ancestral do povo yorubá, através dos contos sobre os grandes feitos, descobertas e ensinamentos que os orixás trouxeram para o mundo, no período em que a distância entre Orun (céu) e Ayê (terra) era muito menor. São histórias, memórias, conhecimentos, sabedoria ancestral, modos de vida e visão de mundo particulares de um povo, trazidos à cena neste projeto.
Para Wendel Veneroso, ator, artesão, pesquisador do campo das artes e Yawo de Oxalufan no Ilê Axé Omo Tif’é, “lançar luz sobre a cultura de matriz africana e desmistificá-la, ainda na infância, utilizando como recurso a ludicidade do Teatro Lambe Lambe nos dá a possibilidade viver a arte como um lugar de libertação, fruição de conhecimentos e visões de mundo diversas e, ao mesmo tempo, provocação, capaz de mover estes espectadores em direção a algum caminho diferente do lugar onde ele está, pois arte é movimento. Neste projeto, pretendemos abrir os caminhos para que quem assiste possa construir suas próprias vias de pensamento, a partir de suas impressões no instante do contato com essas narrativas ancestrais. A imaginação é o principal alvo a ser instigado.”
As apresentações destes contos acontecem nos espaços da Bece, dia 01 de abril, a partir das 14h e contará com interpretação em libras.
Sinopse do espetáculo:
Os itans são parte da uma sabedoria ancestral do povo yorubá, são histórias que contam os grandes feitos, descobertas e ensinamentos que os orixás trouxeram para o mundo no período em que a distância entre Orun (céu) e Ayê (terra) era muito menor, separados apenas por uma árvore de Iroko que servia de “escada” para os orixás irem de uma ponta a outra. Muitos desses orixás foram crianças em algum momento, trazendo o axé e o conhecimento através de brincadeiras, travessuras e de sua inocência. Tendo isso como base, o projeto “Erê, Xirê! – Brincadeiras de Orixá” pretende trazer para cena itans de orixás relacionados a infância, tomando como forma o Teatro Lambe Lambe, pela sua ludicidade e proximidade que proporciona com o público.
Saiba mais sobre integrantes do projeto:
Wendel Veneroso – Wendel Veneroso Candomblecista, é Yawo de Oxalufan no Ilê Axé Omo Tif’é, arte educador e ator/brincante. É graduado em licenciatura em Teatro pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) e brincante do Boi Ceará do Mestre Zé Pio. Atualmente desenvolve um trabalho com bonecas Abayomi através de contações de histórias, atua no grupo teatral Caravana Tragos e pesquisa sobre artesania e as práticas da cena, aliando-as à cultura popular, com trabalhos voltados para a ancestralidade e manutenção de memória no âmbito dos povos e comunidades tradicionais.,
Casa das POC – Produções Criativas – A Casa das POC – Produções Criativas é uma Produtora Colaborativa e Incubadora de Projetos e Pesquisas Multilinguagens. Desenvolve e realiza ações artístico-culturais com foco na poética da palavra e da imagem nas mais diversas linguagens, como: Fotografia, Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Teatro, Dança, Artesania e Cultura Popular. A Casa das POC – Produções Criativas é uma zona de propulsão de ideias, produzidas sob Gestão de Camila Guerra, Produtora Cultural, Mestranda em Avaliação de Políticas Públicas e Pesquisadora em Políticas Culturais e Produção Cultural; e Thyago Ribeiro, Produtor Cultural, Especialista em Políticas Públicas e Direitos Sociais e Pesquisador em Imagem/Memória e Povos e Comunidades Tradicionais, com foco nos Circos de Lona.
SERVIÇO:
Realização do espetáculo “Erê, Xirê – Brincadeiras de Orixá”
Quando: Dia 01 de abril de 2023, sábado, às 14h, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE). Gratuito. A apresentação conta com Interpretação em libras.
Mais informações:https://www.instagram.com/casadaspocprodutora/