Emília de Freitas: Bece homenageia os 170 anos da escritora que marcou a literatura fantástica brasileira
Com entrada gratuita, a atividade acontece no dia 26 de agosto e recebe a pesquisadora Alcilene Cavalcante, estudiosa da obra e vida de Emília Freitas.
A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) promove no dia 26 de agosto (terça-feira), às 17h, mais uma edição do programa “Acervo em Evidência”, com o tema “170 Anos de Emília de Freitas: Entre a Literatura e a Resistência Feminina”. A atividade será conduzida pela pesquisadora Alcilene Cavalcante (SP), com mediação de Sarah Diva, e tem como proposta celebrar a trajetória literária e política da autora cearense pioneira da ficção científica no Brasil. O evento acontecerá na Bece, localizada na Av. Presidente Castelo Branco, 255 – Centro, Fortaleza.
O programa “Acervo em Evidência” é uma iniciativa da Bece que busca valorizar o acervo bibliográfico da instituição por meio de debates sobre temas acadêmicos e culturais, promovendo o diálogo entre as Ciências Humanas e os desafios sociais contemporâneos. A cada edição, são destacados livros, documentos e personagens que contribuem para o pensamento crítico e a preservação da memória histórica.
Nesta edição, a programação é dedicada à escritora Emília Freitas (1855–1908), autora do romance “A Rainha do Ignoto” (1899), considerado a primeira obra de ficção científica da literatura brasileira. Além de pioneira na literatura fantástica, Emília foi uma intelectual engajada nas lutas abolicionista e feminista do século XIX, inserindo em sua escrita questões políticas e sociais à frente do seu tempo.
A atividade apresentará pesquisas recentes sobre a autora, revelando sua relevância para o desenvolvimento da literatura de mulheres no Brasil e sua atuação como agente transformadora por meio da escrita. O evento é gratuito, com classificação livre, e voltado a leitores, estudantes, professores, pesquisadores e demais interessados na história da literatura brasileira.

Sobre Alcilene Cavalcante
É historiadora e doutora em Letras: Estudos Literários pela UFMG, com estágios de pós-doutorado em História (UFF) e em Cinema (USP). Suas pesquisas têm caráter interdisciplinar, articulando História, Literatura e Cinema, com foco em autoria feminina, cultura política feminista, memória, religião e direitos humanos.
Estuda a obra da escritora cearense Emília Freitas desde 2002. Autora do livro “Emília Freitas: A Rainha Sem Rosto” (2024), Alcilene também dedicou sua tese de doutorado ao tema, intitulada “Uma escritora na periferia do Império: vida e obra de Emília Freitas (1855-1908)”. Atualmente, é professora de História do Brasil Contemporâneo na Universidade Federal de Goiás (UFG) e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em História da instituição.
A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
SERVIÇO:
Acervo em Evidência – “170 anos de Emília de Freitas: Entre a Literatura e a Resistência Feminina” com Alcilene Cavalcante e mediação de Sarah Diva
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Centro, Fortaleza/CE)
Data: 26 de agosto de 2025 (terça-feira)
Horário: 17h
Entrada: Gratuita