
ARENA BECE 2025 | 06 ABRIL
06 de Abril (DOMINGO)
10h|Roda de Conversa|“Narrativas de Resistência – A Literatura Infantojuvenil como Ferramenta de Educação”.
Convidado: Airton Souza (PA)
Mediação: Raquel Alves (CE)
Descrição: Nesta roda de conversa, o escritor e educador Airton Souza discute o papel da literatura infantojuvenil na promoção da inclusão, diversidade e justiça social, falando sobre a mediação de leitura e sobre como as narrativas podem inspirar mudanças positivas e ações concretas.
Entrada: Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.
11h|Edição especial|“Clubinho de Leitura” com a vovó Carla
Contação do livro “A melhor mãe do mundo” da escritora Nina Rizzi.
Mediação: Ary Matos (CE)
Descrição: Vovó Carla, uma simpática senhorinha que ama compartilhar histórias para seus netinhos, convida a todos para ler juntos o livro ‘A Melhor Mãe do Mundo’, da autora Nina Rizzi. Uma história emocionante e inspiradora que celebra o amor e o cuidado materno. Venha se juntar a Vovó Carla no Clubinho de Leitura da Bece e descubra por que essa história é tão especial.
Entrada: Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.
15h|Roda de Conversa|“Ancestralidade e Literatura Indigena”.
Convidadas: Trudruá Dorrico (RO) e Geni Nuñez (MS)
Mediação: Gabi Tremembé (CE)
Descrição: Nesta roda de conversa, as escritoras Trudruá Dorrico e Geni Nuñes abordaram a importância da literatura na preservação das tradições e cultura indígena. Além disso, discutiremos com as escritoras convidadas as histórias de resistência e luta que podem ser contadas e preservadas. Por fim, refletiremos sobre como a literatura indigena pode inspirar mudanças sociais e políticas para um futuro mais justo.
Entrada: Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.
18h|Roda de Conversa| “Mulheres que Escrevem, Histórias Contam”
Convidadas: Andréa Del Fuego (SP) e Aline Bei (SP)
Mediação: Ana Karine Garcia (CE)
Descrição: Nesta roda de conversa, Andrea Del Fuego e Aline Bei compartilharão suas próprias histórias de escrita, desde a inspiração até a publicação, e discutirão como o realismo mágico e outras formas literárias podem ser usadas para explorar temas femininos e questionar as narrativas dominantes, demonstrando como a escrita pode ser um instrumento de empoderamento e resistência feminina.
Entrada: Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.
20h|Edição especial do Programa “Papo Negro” – Decolonialismo e Literatura.
Convida: Teresa Cárdenas (CUB)
Mediação: Denise da Costa Cruz (MG)
Descrição: Refletindo sobre a negritude e a valorização das identidades negras, recebemos na edição especial do “Papo Negro” a escritora cubana Teresa Cárdenas. Conversaremos sobre seu processo criativo, a influência de sua escrita como mulher negra latino-americana e sua contribuição para o pensamento decolonial por meio das narrativas.
Entrada: Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.