
ARENA BECE 2025 | 13 ABRIL
13 de Abril (DOMINGO)
11h|Pequenas Grandes Histórias com a contação “Três Histórias”
Convidada: Gal Saldanha
Descrição: Através de três histórias sobre protagonismo feminino – “A menina e a panela mágica”, “ Joana, a joaninha corajosa” e “D. Tartaruga”, a atriz Gal Saldanha propõe aguçar o imaginário infantil, transformando certos elementos simples (pequenos instrumentos inusitados) como participantes da narrativa oral. Unindo a força da narrativa e com os aspectos imagéticos do teatro, sensórios da música e gestos, a atividade visa estabelecer uma experiência lúdica de plena fruição entre a atriz e as crianças, permitindo que a fantasia se estabeleça, entrelaçada da riqueza da cultura popular.
Entrada: Gratuita.
Classificação indicativa: Livre.
14h|Edição especial do “Clube de Leituras Estranhas” – Mundos Imaginários: A Nova Geração de Escritores de Fantasia.
Convidades: Ralú Nunes (CE), Tais Assis (CE) e Alex B. Matos (CE)
Mediação: Ana Karine Garcia (CE)
Descrição: Nesta edição especial do “Clube de Leituras Estranhas” da Bece, conversaremos com um grupo de autores cearenses que escrevem sobre o gênero de fantasia, criando mundos imaginários ricos e complexos. A conversa será liderada por Ralú Nunes, Tais Assis e Alex B. Matos, integrantes do Clube de Leituras Estranhas, que compartilharão suas perspectivas sobre essa nova geração de escritores de fantasia. Descubra como eles estão redefinindo os limites da imaginação e da criatividade.
Entrada: Gratuita.
Classificação indicativa: 14 anos
15h| Roda de Conversa|”Que literatura me contempla? Acesso, pertencimento e representatividade”
Convidadas: Estrela Rodrigues (CE) e Thamyle Vieira (CE)
Mediação: Natyelle Martins (CE)
Descrição: Quem pode se reconhecer na literatura? Quem tem acesso a ela? A literatura tem sido um espaço de construção de mundos, mas também de exclusão. Para mulheres com deficiência, a luta pela acessibilidade no campo do livro e da leitura não é apenas sobre formatos acessíveis, mas também sobre romper silenciamentos, desafiar imaginários capacitistas e afirmar suas existências como parte fundamental da produção cultural.
Entrada: Gratuita.
Classificação indicativa: Livre
17h|Roda de Conversa|“Cordel em Chamas – A força da Literatura de Cordel produzida por mulheres”
Convidades: Julie Oliveira (CE), Bia Lopes (CE), Fanka Santos (CE) e Ria Lemaire (FR).
Mediação: Regina Célia(CE)
Descrição: A roda de conversa “Cordel em Chamas” aborda a presença feminina na Literatura de Cordel, historicamente invisibilizada. As participantes discutirão o apagamento histórico e a potência da produção feminina atual, que transforma o cordel em uma ferramenta de “artivismo” para temas como feminismo, direitos humanos e justiça social.
Entrada: Gratuita.
Classificação indicativa: Livre.
18h30|Lançamentos do livro “Ponta Negra” e da revista “Mangues&Letras”
Convidadas: Tânia Lima (RN) e Érica Zingano (CE)
Mediação: Malu Alves (CE)
Descrição: Lançamentos do livro “Ponta Negra” e da Revista de Arte Mangues& Letras nº 20, O primeiro é um livro de poesia dedicado à Iemanjá, explorando ecologia e mitologia afro-indígena. A revista traz uma seleção de poetas do Brasil e de África, celebrando a diversidade literária e a arte de rua.
Entrada: Gratuita.
Classificação indicativa: Livre.
20h| SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO – “Show Mulheres cantam a Massafeira”
Local: Arena Henriqueta Galeno no Salão Jericoacoara
Entrada: Gratuita.
Classificação indicativa: Livre.