IMAGEM

Ciclos Formativos em Humanidades | Módulo 3: História, ficção e psicanálise em Michel de Certeau

Ciclos Formativos em Humanidades: Interfaces literárias, realidades imaginadas

Sinopse: Michel de Certeau estabelece uma refinada análise em torno da narrativa, dos pormenores que dão sentido às escritas da história e, claro, da literatura. Para Michel de Certeau, a ciência histórica traz consigo o cerne da ficção. Isto é: de acordo com o pensador francês, há uma linha tênue entre a história, a ficção e os contornos labirínticos do inconsciente.

Convidado: Francisco Régis Lopes Ramos (UFC) Professor Titular do Departamento de História da UFC e pesquisador do CNPq com bolsa produtividade (nível 2) Possui graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1992), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1996) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000).

26 jan 2023

Sala Multiuso da Bece