BECE - Biblioteca Pública Estadual do Ceará BECE - Biblioteca Pública Estadual do Ceará

Secult realiza live “Cirandas em Tempos de Pandemia: conversas culturais com Lia de Itamacará” nesta quinta-feira (19/8)
Secult realiza live “Cirandas em Tempos de Pandemia: conversas culturais com Lia de Itamacará” nesta quinta-feira (19/8)

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará realiza nesta quinta-feira (19/8), às 16h, live “Cirandas em Tempos de Pandemia: conversas culturais com Lia de Itamacará”, em seu canal do Youtube (Youtube.com/SecultCearaGov).

 

Com o objetivo de fortalecer e promover a importância da preservação da cultura tradicional nordestina e negra, nos mais diversos espaços sociais e institucionais na sociedade, a atividade trata de um diálogo entre Lia de Itamacará, cirandeiras da EM Maria Dolores Petrola do Grande Bom Jardim e convidados(as). Na ocasião, Lia receberá uma homenagem em reconhecimento a sua grande obra musical.

 

Com a mediação de Helber Rocha Rufino, Discente de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará; Professor de Capoeira do Projeto Esporte Superação e do Programa Aprender Mais; Coordenador do Grupo Cultural de Ciranda da E.M Maria Dolores Petrola de Melo Jorge, a atividade contará com a participação da professora Juliana Lima de Sousa (UECE), do Coordenador do Centro Cultural Bom Jardim, Marcos Levi, da Prof. Dra. Sandra Petit – UFC, da Prof. Dra. Edite Colares (UECE), e do Secretário da Cultura do Estado, Fabiano Piúba.

 

 

grupo cultural de Ciranda da E.M Maria Dolores Petrola foi fundado em 2017, com o intuito de promover a cultura popular, preservar o legado de Lia de Itamaracá, trabalhar o empoderamento feminino e fortalecer a implementação da Lei 10.639/2003. O grupo é composto por alunas e ex alunas da escola citada.

Este evento conta com o apoio da Biblioteca Pública Estadual do Ceará – BECE, Centro Cultural Bom Jardim, Cirandeiras da EM Maria Dolores Petrola e Núcleo das Africanidades Cearenses.