BECE - Biblioteca Pública Estadual do Ceará BECE - Biblioteca Pública Estadual do Ceará

Programação Outubro 2021
Programação Outubro 2021

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM, divulga a programação híbrida de Outubro. Programação sujeita a alterações. Confira:

 

01 DE OUTUBRO – SEXTA-FEIRA

9h30 | Dia Internacional do Idoso – Clube de Leitura: Meu Tempo é Hoje!

Presencial – Espaço Multiuso – mediante agendamento (https://bece.cultura.ce.gov.br/servicos/) / Duração: 2h / Classificação Indicativa: Livre

Voltado para o público de leitores mais experientes, este será o primeiro clube de leitura da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece). Neste encontro vamos vivenciar o tema “O que você está lendo agora?”. Cada participante, se possível, deve trazer o livro que está lendo e partilhar um trecho e sua experiência de leitura com o grupo.

 

02 E 03 DE OUTUBRO – SÁBADO E DOMINGO

10h30 e 14h30 | Contação de Histórias – Espetáculo “Rodoró”, com Bete Pacheco

Presencial: Setor Infantil – mediante agendamento (https://bece.cultura.ce.gov.br/servicos/) / Duração: 1h / Classificação Indicativa: Livre

Através das narrativas levaremos ao público um “rodoró” de histórias que mexem com o imaginário do ouvinte e envolve os participantes através do convite do narrador para emergir no giro de histórias ofertadas ao público. As histórias foram cuidadosamente selecionadas e será através delas que cada um dos participantes poderá conhecer um pouco das histórias contadas e recontadas pelos diversos escritores e narradores, fazendo desta forma um Rodoró, expressão utilizada na região do Cariri para os chamados “rodamoinhos” (turbilhão de vento) ou para dizer de algo que se encontra em movimento circular, pelas diversas culturas existentes.

 

05 DE OUTUBRO – TERÇA-FEIRA

18h | Histórias de Quem Lê convida Weaver Lima, artista visual e quadrinista

Virtual: Youtube da Bece / Duração: 50 min / Classificação indicativa: Livre / Mediação: Fernanda Meireles 

O programa “Histórias de Quem Lê” propõe uma conversa com autores, bibliotecários, professores, editores, artistas, jornalistas, pesquisadores, ilustradores, contadores de histórias e demais pessoas que revelam nas suas trajetórias de vida a relação próxima e afetiva com os livros, a escrita, a palavra e à literatura. O fio condutor da conversa é a narrativa sobre a experiência transformadora da leitura, da escrita e da palavra. Weaver integrou o grupo de zineiros Seres Urbanos, nos 90’s. Nos anos 2000, criou o coletivo Monstra com o qual realizou diversas exposições e intervenções urbanas. Atualmente, a Monstra é uma produtora cultural especializada em projetos de arte – exposições, filmes, publicações e cursos – com foco na produção independente.

 

07 DE OUTUBRO – QUINTA-FEIRA

15h | Lançamento de Livro “Ester conhece Paulo Freire”, de Alê Oliveira

Presencial: Setor Infantil – mediante agendamento (https://bece.cultura.ce.gov.br/servicos/) / Duração: 2h / Classificação indicativa: Livre

Ester é uma menina que tem medo de compartilhar suas ideias com os colegas. Mas a professora Dalva propõe um desafio que vai transformar seu mundo. Este livro é uma homenagem a Paulo Freire e a todos os educadores que fazem, na práxis, uma educação dialógica.

 

19h | Arte em Rede – Masterclass “A Arte de Contar Histórias” com Maria Gomides França

Virtual: Youtube Bece / Duração: 2h/ Classificação indicativa: Livre

Contar histórias é uma arte que atravessa os séculos, é uma arte principal, pois desde que o ser humano percebeu o pensar ele conta histórias. Contar história para Maria Gomide é um princípio. Maria foi alfabetizada em casa pelos seus pais, e cresceu ouvindo histórias, assim aprendeu a ouvir música, a música lhe ensinou a dançar, tocar instrumentos, olhar o mundo e perceber o conhecimento que as vivências proporcionam. A audição é estruturante, quando é desenvolvido auxilia o desenvolvimento de todos os outros sentidos, a arte de contar histórias sugere alguns conhecimentos de jeito, ritmo, modos e se usar o som das palavras, os gestos e Maria Gomide por onde passa, compartilha alguns conhecimentos que aprendeu em suas vivências de filha, irmã mais velha, tia e mãe, sempre ouvindo e contando histórias. 

09 E 10 DE OUTUBRO – SÁBADO E DOMINGO

10h30 e 14h30 | Contação de Histórias – Espetáculo “Contos que o Mar me Cantou”, com Edvaldo Batista

Presencial: Setor Infantil – mediante agendamento (https://bece.cultura.ce.gov.br/servicos/)  / Duração: 1h / Classificação indicativa: Livre

“Contos Que o Mar me Cantou” é um projeto de narração de Histórias do Contador de Histórias Edivaldo Batista que acompanhado de música ao vivo partilha com ouvintes histórias do Mundo Inteiro. São contos de muitos lugares que escreveram ao longo dos tempos, por meio da oralidade, suas tradições. Falam de bichos, deusas, heroínas, heróis, aventuras, encantamentos, espertezas, monstros, rainhas, reis e celebram a diversidade de sons, cheiros e sabores que as histórias transmitem. Nesse Mar de Histórias o Público vai escolhendo as histórias que serão contadas e cantadas! 

 

11 a 15 DE OUTUBRO – SEGUNDA A SEXTA-FEIRA

13h às 17h | Arte em Rede – Curso “Escreve e Borda” com Layze Barbosa

Virtual: Google Meet / Duração: 20h / Classificação indicativa: Livre / Inscrições: 01 a 10 de outubro 

A Oficina Escreve & Borda será facilitada pela slammer e artesã Layze Martins (Ipu-CE). A oficina surge com o objetivo de transmitir técnicas de bordado a mão e desenho livres, bem como desenvolver novas possibilidades de utilização da arte da escrita poética, com foco na poesia marginal cearense e no bordado. Espera-se que, através da oficina, surja a possibilidade do desenvolvimento de um trabalho autoral de síntese e simbiose entre a literatura e o bordado, além de gerar partilhas afetivas entre aqueles, aquelas ou aqueles que estiverem conosco. A oficina será dividida em 5 dias de 4 horas/aula cada, realizada virtualmente através da plataforma Google Meet, tendo classificação indicativa para maiores de 16 anos e contará com audiodescrição. 

 

13 DE OUTUBRO – QUARTA-FEIRA

 

18h | Histórias de Quem Lê convida Crianças das Bibliotecas Comunitárias

Virtual: Youtube da Bece / Duração: 50 min/ Classificação indicativa: Livre / Mediação: Fernanda Meireles 

O programa “Histórias de Quem Lê” propõe uma conversa com autores, bibliotecários, professores, editores, artistas, jornalistas, pesquisadores, ilustradores, contadores de histórias e demais pessoas que revelam nas suas trajetórias de vida a relação próxima e afetiva com os livros, a escrita, a palavra e à literatura. O fio condutor da conversa é a narrativa sobre a experiência transformadora da leitura, da escrita e da palavra.  

 

19h | Arte em Rede – Masterclass “Marias na Comunidade com o Grupo Somos Todas Marias na comunidade das Goiabeiras/Barra do Ceará, Cida Sousa, Dhanny Marinho e Brenda Martins

Virtual: Youtube Bece / Duração: 2h / Classificação indicativa: Livre

O presente projeto objetiva fazer uma reflexão a respeito da importância do uso das brincadeiras tradicionais juninas como ferramenta facilitadora nas oficinas de Arte e Educação e cultura popular do Projeto “Somos todas Marias”, onde foi elaborado a partir dos resultados colhidos na observação de algumas oficinas com as crianças do Projeto que fica situado na Comunidade das Goiabeiras/Barra do Ceará. Observou-se que o êxito das oficinas se deve ao fato de encontrar na ludicidade uma forte aliada, pois o brincar é o elemento motivador, é a ferramenta provocadora que incentiva o indivíduo a expor suas necessidades através das brincadeiras e dos jogos propostos. A pesquisa se propôs discutir a importância do uso da Arte-Educação e cultura popular no desenvolvimento social e afetivo do público envolvido, de acordo com observações feitas e os depoimentos dos Arte – Educadores do Projeto, bem como discutir a importância da ludicidade na infância; compreender a importância dos jogos populares no favorecimento das relações interpessoais e no desenvolvimento infantil e analisar o comportamento das crianças durante as vivências. 

 

14 DE OUTUBRO – QUINTA-FEIRA

15h | Descobertas da Pesquisa Acadêmica: “A Pesquisa em Literatura: a poesia e suas particularidades”, com Socorro Pinheiro

Virtual: Youtube da Bece / Duração: 50 min/ Classificação indicativa: Livre

 

16 E 17 DE OUTUBRO – SÁBADO E DOMINGO

10h30 e 14h30 | Contação de Histórias – Espetáculo “O barquinho e o seu pescador”, com Evan Teixeira

Presencial: Setor Infantil – mediante agendamento (https://bece.cultura.ce.gov.br/servicos/) / Duração: 1h / Classificação Indicativa: Livre

“O Barquinho e o Seu Pescador” é um espetáculo de teatro infanto-juvenil, que tem como fio condutor da encenação um poema rimado que é alinhavado com músicas lúdicas, ambos de criação e interpretação do diretor, ator e músico, Evan Teixeira. No qual, esse artista, conta a história de um pescador que veleja no mar com seu barquinho, em seu rito costumeiro, na busca de alimento e sustento para a sua família, sem deixar de lado o respeito e a gratidão pelas as vidas das águas do oceano. 

19 DE OUTUBRO – TERÇA-FEIRA

18h | Histórias de Quem Lê convida Luci Sacoleira

Virtual: Youtube da Bece / Duração: 50 min / Classificação indicativa: Livre / Mediação: Fernanda Meireles 

 

O programa “Histórias de Quem Lê” propõe uma conversa com autores, bibliotecários, professores, editores, artistas, jornalistas, pesquisadores, ilustradores, contadores de histórias e demais pessoas que revelam nas suas trajetórias de vida a relação próxima e afetiva com os livros, a escrita, a palavra e à literatura. O fio condutor da conversa é a narrativa sobre a experiência transformadora da leitura, da escrita e da palavra. 

20 DE OUTUBRO – QUARTA-FEIRA

09h30, 10h30, 14h e 15h – Oficina “Dobre e Desdobre – Oficina de Origami” com Uirá Oliveira 

Presencial: Sala Multiuso / Duração: quatro turmas de 1h cada / Inscrições: 10 de outubro a 18 de outubro / Classificação indicativa: Livre

 

A oficina “Desdobre e Dobre – Oficina de Origami” é uma atividade criada por uma criança e voltada, inicialmente, para crianças. Entretanto com o passar do tempo, percebemos o interesse em outros públicos de aprender mais sobre origamis. Então, passamos a ensinar para todos os interessados nessa arte tradicional da cultura japonesa, que consiste em fazer dobraduras com pequenos pedaços de papel. Serão ensinadas as seguintes peças: tsuru, flor de lótus, piano, porta-retratos, pássaros, baleia, gato, pato, morcego, mesa, caixa de porta-jóias, dentre muitas outras peças.

 

23 E 24 DE OUTUBRO – SÁBADO E DOMINGO

10h30 e 14h30 | Contação de Histórias – Espetáculo “Ybyrá” com o Coletivo Zanzulim 

Presencial: Setor Infantil – mediante agendamento (https://bece.cultura.ce.gov.br/servicos/) 

O ano é 3018, a Terra está quase destruída pela poluição da água e do ar. Restam apenas poucos sobreviventes de uma aldeia que ainda resiste. Gaya é um pequeno indigena dessa aldeia que sonha em um dia conhecer uma Ybyrá verde. Em sua busca ele encontra um viajante do tempo e do espaço que lhe entrega uma caixa misteriosa e nela está contida uma grande surpresa para a sua aldeia.

 

26 A 29 DE OUTUBRO - SEGUNDA A SEXTA-FEIRA

SEMANA DO LIVRO E LEITURA DA BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DO CEARÁ (BECE)

26 DE OUTUBRO – TERÇA-FEIRA

10h | Webinário “Leituras da Diversidade: as bibliotecas e a mediação cultural

Virtual: Youtube da Bece / Duração: 50 min / Classificação indicativa: Livre

14h | Lançamento do Livro “Phenix Caixeiral”, de Adelaide Gonçalves 

Presencial: Espaço Multiuso – mediante agendamento (https://bece.cultura.ce.gov.br/servicos/)  / Duração: 2h/ Classificação indicativa: Livre

18h | Histórias de Quem Lê convida Zuila, bibliotecária da Bece

Virtual: Youtube da Bece / Duração: 50 min / Classificação indicativa: Livre / Mediação: Fernanda Meireles 

O programa “Histórias de Quem Lê” propõe uma conversa com autores, bibliotecários, professores, editores, artistas, jornalistas, pesquisadores, ilustradores, contadores de histórias e demais pessoas que revelam nas suas trajetórias de vida a relação próxima e afetiva com os livros, a escrita, a palavra e à literatura. O fio condutor da conversa é a narrativa sobre a experiência transformadora da leitura, da escrita e da palavra.  

27 DE OUTUBRO – QUARTA-FEIRA

10h | Webinário “Leituras da Diversidade: as bibliotecas e a mediação cultural

Virtual: Youtube da Bece / Duração: 50 min / Classificação indicativa: Livre

29 DE OUTUBRO – SEXTA-FEIRA

09h e 14h | Lançamento dos Livros: Um dia diferente na floresta e Cinderela Sanfoneira, de Francine Maria

Presencial: Setor Infantil – mediante agendamento (https://bece.cultura.ce.gov.br/servicos/) 

30 E 31 DE OUTUBRO – SÁBADO E DOMINGO

10h30 e 14h30 | Contação de Histórias – Espetáculo “Espetáculo Duas Catitas”, com Coletivo Duas Catitas

Presencial: Setor Infantil – mediante agendamento (https://bece.cultura.ce.gov.br/servicos/) 

Duas palhaças exibem suas mais diversas habilidades em um espetáculo circense que trabalha o protagonismo feminino e pensa, nas entrelinhas, as dificuldades da mulher artista no mercado, exercendo várias funções e realizando várias atividades ao mesmo tempo.