BECE - Biblioteca Pública Estadual do Ceará BECE - Biblioteca Pública Estadual do Ceará

Programa “Histórias de Quem Lê” conta com uma programação variada neste mês novembro
Programa “Histórias de Quem Lê” conta com uma programação variada neste mês novembro

O programa da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) propõe conversar com pessoas que revelam nas suas trajetórias de vida a relação próxima e afetiva com os livros, a escrita, a palavra, a biblioteca e a literatura. Neste mês de novembro a Bece convida: Letrux (escritora, cantora), Luiza Nobel (cantora e compositora), Leonardo Villa Forte (escritor e professor) e Samuel em Transe (colagista). Confira a programação: 

 

Quem abre a programação é Luiza Nobel, cantora, atriz, compositora e arranjadora musical, no dia 9/11, às 18h. Em suas composições, Luiza trata sobre o amor, a cultura e a resistência dos que lutam pela visibilidade e igualdade, principalmente sobre o povo negro brasileiro. Vencedora do Festival de Música da Juventude de Fortaleza em 2019, Luiza traz em seu repertório de percussão forte e ritmo swingado, a artista passa pelo Reggae, Rap, RnB, Samba e Soul.

 

Já no dia 16/11, às 18h, o programa recebe Samuel em Transe, para uma conversa sobre livros, leitura, literatura e bibliotecas. Colagista há 10 anos, Samuel já ministrou oficinas na maioria das bibliotecas comunitárias da periferia de Fortaleza. Cria colagens digitais e manuais. 

 

O escritor, professor e pesquisador, Leonardo Villa-Forte é o nosso convidado do dia 23/11, às 18h. Leonardo publicou os livros “Escrever sem escrever: literatura e apropriação no século XX”, ensaio que recebeu Menção Honrosa no Prêmio Casa de Las Américas 2020; “O princípio de ver histórias em todo lugar (romance)”; “O explicador” (contos), “Agenda e Hotel” (contos avulsos). Tem trabalhos no campo da literatura expandida e da escrita artística, como o “Paginário”, série de intervenções com 70 murais em Brasil, Portugal e Espanha, e “MixLit – O DJ da Literatura”, plataforma de literatura remix.

 

Encerrando a programação do Histórias de Quem Lê de novembro, no dia 30/11, a Bece convida a artista carioca Letrux. Com o carinhoso apelido dado pelos amigos, ficou conhecida em todo país após o lançamento do seu primeiro disco solo, “Em Noite de Climão” (Joia Moderna, 2017). Em 2015 publicou o seu primeiro livro, “Zaralha – Abri minha pasta” (Editora Guarda-Chuva) e em 2021, “Tudo que já nadei” (Editora Planeta), fazendo com que seus enredos e sensações se costurem entre a música e a palavra. A escritora, cantora, compositora, poeta e atriz Letícia Novaes é um dos nomes de maior destaque no cenário da música independente contemporânea.

 

A mediação das conversas fica por conta de Fernanda Meireles, artista, educadora e coordenadora da Ação Cultural e Educativa da Bece. Os encontros acontecem às terças-feiras no Youtube da Bece, sempre às 18h e com tradução em libras. 

 

Serviço

Programa Histórias de Quem Lê – Novembro

09/11 – Luiza Nobel,  cantora, atriz, compositora e arranjadora musical

16/11 – Samuel em Transe, colagista

23/11 – Leonardo Villa-Forte, escritor, professor e pesquisador

30/11 – Letrux, escritora, cantora, compositora, poeta e atriz

Youtube da Bece, sempre às 18h