BECE - Biblioteca Pública Estadual do Ceará BECE - Biblioteca Pública Estadual do Ceará

Fórum de Professores de Filosofia da UECE e o professor Dr. Walter Kohan (UERJ) se reúnem na Biblioteca Pública
Fórum de Professores de Filosofia da UECE e o professor Dr. Walter Kohan (UERJ) se reúnem na Biblioteca Pública

Na terça-feira (26/10), a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) recebeu o especialista em ensino de Filosofia, Infância e Filosofia da Educação, o Professor Dr. Walter Kohan da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e o  Fórum de Professores de Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

 

Na ocasião, o professor Walter Kohan dialogou sobre ensino com os pesquisadores em Filosofia, tornando-se mais uma etapa de experimentação técnica e cultural com a sociedade cearense e uma oportunidade de aprendizado coletivo com educadores  e estudantes da UECE. Acompanhados do Pedagogo Marcos Rodrigues, o grupo teve a oportunidade de visitar os espaços da Bece e de experienciar a exposição Leitura e Liberdade, que está em cartaz.   

 

Nessa jornada, além de rodas de conversas com educadores, Walter Kohan está visitando povos indígenas e bibliotecas comunitárias, a fim de compartilhar saberes e aprender com diversas experiências educacionais que existem no território alencarino. 

 

Walter Omar Kohan é professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Cientista de Nosso Estado (FAPERJ) e Procientista (UERJ). Foi Presidente do Conselho Internacional para a Investigação Filosófica com Crianças (ICPIC). Publicou mais de 100 trabalhos em periódicos especializados em vários países e publicou ou organizou mais de 50 livros. Coordena desde 2007 o Projeto de Extensão em Escola Pública (“Em Caixas a Filosofia em-caixa?, UERJ/FAPERJ) e Projetos de Pesquisa Interinstitucionais junto a Universidades Nacionais e Internacionais. É orientador de monografia, mestrado, doutorado e pós-doutorado nas áreas de ensino de filosofia, infância e filosofia da educação. Seus livros estão publicados em castelhano, português, francês, italiano e inglês.

 

Sobre o Fórum de Professores de Filosofia da UECE

Constituído no seio do curso de Filosofia da UECE, é um espaço de comunicação entre o curso e os supervisores nas escolas de educação básica, um espaço de resistência, de aprendizagem e formação. Sob a responsabilidade da professora Dra. Elizabeth Furtado, o fórum vem tendo um papel importante no ensino em geral no estado do Ceará por levantar pautas e discussões de interesse dos filósofos e educadores em geral, como a obrigatoriedade dos componentes no currículo escolar. Organizando eventos, o fórum também fomenta o desenvolvimento científico e as pesquisas sobre o tema, bem como se apresenta como importante espaço de socialização singular dos professores de Filosofia da educação básica e ensino superior no estado do Ceará.