BECE - Biblioteca Pública Estadual do Ceará BECE - Biblioteca Pública Estadual do Ceará

Bece: Exposição “Leitura e Liberdade” revela outras possibilidades de interpretação e interação com o livro e a leitura 
Bece: Exposição “Leitura e Liberdade” revela outras possibilidades de interpretação e interação com o livro e a leitura 

 Biblioteca Pública Estadual do Ceará – Bece,  equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Secult Ceará, gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM,  abre a exposição “Leitura e Liberdade”, nesta quinta-feira (2/9), como uma ação  especial que marca a sua reabertura, revelando ao público outras possibilidades de interpretação do que é um livro no contexto das artes e da cultura e em consonância com o novo conceito da Bece, o de “Biblioteca Parque”. 

Prevista para ficar aberta ao público até dezembro de 2021, a exposição “Leitura e Liberdade” ocupa três andares do prédio e está localizadas nos setores de Atualidades, Artes e Iconografia (Térreo); Coleção Ceará (andar superior +1) e Espaço Multiuso (subsolo -1) e pode ser visitada gratuitamente, através das Visitas Guiadas agendadas no site da Bece (bece.cultura.ce.gov.br). 

 

 

Com curadoria de Rosely Nakagawa, a exposição visa ampliar o conceito e a visão do livro como acesso, conteúdo, suporte, difusão do conhecimento, inclusão e objeto de investigação, em diversas áreas do conhecimento e da criação. “Leitura e Liberdade” conecta-se às inúmeras possibilidades de interação e de manifestações artísticas e formativas como parte dos serviços e  programação cultural ofertados na biblioteca.

Para Rosely, a exposição “é uma oportunidade de trazer o livro numa leitura mais aberta para além do seu conteúdo, a forma, a possibilidade, a liberdade dessa leitura do livro de uma maneira mais ampla, com objeto de arte, como escultura, como território de criação para além do território do escritor, do poeta, do investigador, do historiador…”. 

 

O acervo que compõe a exposição conta com peças do Museu do Ceará – MUSCE, Museu da Cultura Cearense – MCC e Museu de Arte Contemporânea do Ceará – MAC, numa parceria que reforça a política da Rede de Equipamentos da Secretaria da Cultura. Dentre os artistas participantes da exposição estão obras dos fotógrafos Eustáquio Neves (MG), Sérgio Carvalho (CE), João Roberto Ripper (RJ), Rosana Paulino (SP), Lúcia Loeb (SP), vídeo-arte de Daniel Dias, xilogravuras do artista cearense Francisco de Almeida, livro de Leonilson, de Gilmar de Carvalho, dentre outros.

A exposição expressa esse movimento que a Secult vem cultivando no contexto da implementação das políticas, por meio da rede de equipamentos culturais, que vem crescendo e se modernizando, o que demonstra que quando a gente se junta, compartilha, a ação ganha força”, afirma Luisa Cela, Secretária Executiva da Secult. 

Suzete Nunes, gestora executiva da BECE, afirma que a exposição “Leitura e Liberdade” potencializa os espaços da Biblioteca como lugar de fruição cultural conectando o universo do livro e da leitura com as artes visuais. A exposição nos possibilita aguçar o olhar sobre o livro como conteúdo, formato, objeto, suporte e perceber novas leituras de mundo. A exposição nos provoca também a refletir sobre o conceito de liberdade no mais amplo sentido, como dimensão essencial para a vida, e ressignificada pela cultura e pela arte”. 

MAIS SOBRE A EXPOSIÇÃO 

A exposição “Leitura e Liberdade” marca a reabertura da Biblioteca Pública Estadual do Ceará e revela outras possibilidades de interpretação do que é um livro, no contexto das artes e da cultura acessível. O público poderá conferir a exposição, mediante agendamento online atendendo o protocolo de segurança de Covid-19, a partir desta quinta-feira (02) sempre de terça a domingo de 9h às 16h (acesso até às 15h30). Confira a lista de obras que o público poderá conferir as obras e os artistas:

TRABALHO ESCRAVO – Fotografias de Sérgio Carvalho e João Roberto Ripper 

SANT’ANNA MESTRA – Marcelina Acácio (performance) 

LIVRO DE PRATA – Acervo do Museu do Ceará 

TIPOS – Fernando Banzi 

VALONGO: CARTAS AO MAR – Eustáquio Neves 

MÁSCARAS DE PUNIÇÃO – Eustáquio Neves

ACERVO DE LIVROS DE ARTISTA -Rosely Nakagawa 

ESTIGMAS CURIOSITAS EXVAGOS – José Leonilson 

ACERVO DE LIVROS DE ARTISTA – Rodrigo Costa Lima 

DAS AVÓS – Rosana Paulino 

DOCUMENTÁRIO DE REABERTURA DA BECE – TILT produções 

PALAVRAS CRUZADAS: LUGARES DE FALA CONTEMPORÂNEOS – Daniel Lima

COLEÇÃO DE EX- LIBRIS – Fabio Sapede e George Gutlich, do ateliê De Etser 

XILOGRAVURAS DE CORDEL – Acervo da Biblioteca do Ceará e do Museu da Cultura Cearense/Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (MCC/CDMAC) 

A ARTE DA XILOGRAVURA DE FRANCISCO DE ALMEIDA – Acervo Museu de Arte Contemporânea – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (MAC – CDMAC)

 

SERVIÇO

Exposição “Leitura e Liberdade”

De setembro a dezembro de 2021

Terça a domingo de 9h às 16h (acesso até às 15h30)

Gratuita e aberta ao público, mediante agendamento no site (bece.cultura.ce.gov.br). 

Uso obrigatório de máscara e protocolos de saúde