BECE - Biblioteca Estadual do Ceará BECE - Biblioteca Estadual do Ceará

Livro sobre a obra do caricaturista Mendez será lançado na Biblioteca Pública Estadual do Ceará nesta quarta-feira (9)
Livro sobre a obra do caricaturista Mendez será lançado na Biblioteca Pública Estadual do Ceará nesta quarta-feira (9)

A obra do caricaturista cearense Mendez, falecido em 1996 aos 88 anos, está no livro ‘Mendez – mestre da caricatura’, com lançamento em fevereiro. De autoria de Levi Jucá, esta é a primeira obra exclusiva sobre o artista, antecedida apenas de sua autobiografia publicada na década de 1980. No dia 9 o lançamento será às 16h na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). No dia 10 será às 18h no Campus do IFCE de Baturité, e no dia 16, às 18h, no Auditório da Biblioteca da Universidade de Fortaleza (Unifor).

 

Mendez – mestre da caricatura’ (Selo: Ecomuseu de Pacoti, 2021, 256p) é resultado de uma pesquisa do autor sobre o cearense que viveu no Rio de Janeiro, onde consagrou-se como um dos grandes nomes na caricatura do Brasil nos anos de 1930 e 1940. Fez caricaturas de personalidades da cultura e da política, entre os quais Di Cavalcanti, Jorge Amado e Getúlio Vargas.

 

Nascido em Baturité, no Ceará, Mendez desenvolveu sua carreira como caricaturista no Rio de Janeiro. Foi colaborador de várias publicações, como os jornais A Noite e O Globo, e publicou os livros: ‘Tipos e Costumes do Negro no Brasil’, ‘Como Desenhar Caricaturas’ e ‘Caricaturas e Caricaturados’. Na década de 1980, dois de seus quadros foram escolhidos para estampar os famosos cartões postais da UNICEF. “Talento, bom humor, profissionalismo, versatilidade e generosidade talvez tenham sido as principais marcas do lápis, do pincel e da trajetória de meu velho conterrâneo Mendez, Mestre da Caricatura”, diz o autor.

 

O livro

 

Resultado de visitas a arquivos, bibliotecas, coleções públicas e particulares, descobrindo os familiares de Mendez no Ceará, Rio, São Paulo e Brasília, ‘Mendez – mestre da caricatura’ reproduz um rico acervo de caricaturas, resgata a história do caricaturista em fotografias e textos, inclusive relato “sincero e bem-humorado”, como diz Levi Jucá. “Afinal, não se pode calar a voz do biografado em sua biografia”, justifica.

 

O livro é uma realização do Ecomuseu de Pacoti, com o apoio da Secretaria Estadual da Cultura (Secult-CE), através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal N° 14.017, de 29 de junho de 2020, a Lei Aldir Blanc. Tem ainda apoio do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura.

 

Sobre o Autor

Historiador formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Levi Jucá é mestre em História e Culturas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e professor do ensino médio. Cearense nascido em Fortaleza, tem em comum com Mendez as origens familiares na Serra de Baturité, onde reside e desenvolve pesquisas e projetos educativos para a divulgação e preservação do patrimônio cultural e ambiental. Entre outras publicações, é autor de ‘Um Século de Magia’ (2017), biografia de Luiz Severiano Ribeiro, que compartilha com Mendez algumas coincidências: Ambos nasceram em Baturité, seguiram no mesmo ano, 1925, para o Rio de Janeiro, onde fizeram carreira e alcançaram reconhecimento nacional, respectivamente no mercado do cinema e nos traços.

 

O livro poderá ser adquirido por meio do site do Ecomuseu de Pacoti. Valor: R$ 50,00 *(sujeito a acréscimo da taxa de frete via Correios). O Ecomuseu de Pacoti é uma instituição sem fins lucrativos. As vendas do livro serão utilizadas para ajudar a financiar os projetos da instituição.

 

Protocolo Prevenção a Covid-19

 

Para ter acesso à Biblioteca Pública Estadual do Ceará  não é mais necessário agendamento prévio, porém  é obrigatório a apresentação do passaporte de vacinação e um documento com foto para as pessoas maiores de 12 anos, de acordo com o Decreto Nº34.418, de 27 de novembro de 2021. O uso de máscara segue obrigatório. Caso esteja com sintomas de gripe, recomendamos que fique em casa. Se você tiver febre, tosse e falta de ar, procure atendimento médico e ligue com antecedência para o posto de saúde, UPA ou pronto-socorro.

 

SERVIÇO

Lançamento do livro ‘Mendez – mestre da caricatura’, de Levi Jucá

Dia 9/02, às 16h, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará – Bece (Av. Presidente Castelo Branco 255 – Centro, Fortaleza, CE).

 

Confira a programação completa da Biblioteca Pública Estadual do Ceará em:  bece.cultura.ce.gov.br.

 

Mais informações:

Ascom BECE 

ivy.ariane@idm.org.br  

Ivy Ariane – 85 999918382

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support