Formação! Inscreva-se aqui!
A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) oferece gratuitamente durante o mês de junho a oficina “Meu quintal é maior que o mundo: ateliê de impressão solar botânica” com Sabrina Moura” (14 e 16/06, às 9h) e o curso “Só um minuto, estou lendo – Curso de incentivo à leitura compartilhada para professores e educadores”, com Dauana Vale (20 a 24/06, às 14h).
Os interessados podem se inscrever via formulário online disponibilizado abaixo. As vagas são limitadas e as aulas acontecem no Espaço Multiuso da Bece, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM.
OFICINA “MEU QUINTAL É MAIOR QUE O MUNDO: ATELIÊ DE IMPRESSÃO SOLAR BOTÂNICA” COM SABRINA MOURA
Dias: 14 e 16 de junho, de 09h às 13h
Local: Espaço Multiuso da Bece
Carga horária: 8h
Número de Vagas: 15
Faixa etária: A partir de 16 anos
Ficha de Inscrição: https://forms.gle/wgT29kPAkNjZbxXm9
Descrição: A natureza é tema recorrente na obra de Manoel de Barros e é a partir de seus poemas que a turma entra em contato com a metáfora da folha enquanto marca da passagem do tempo, de memórias, berço para narrativas e suporte para experimentações visuais. Após um momento de observação e coleta de elementos naturais, dá-se a introdução no universo da formação da imagem através do conceito de câmara clara. Para isso, utilizaremos as técnicas da fitotipia, técnica de impressão solar que usa como suporte as folhas das plantas e da cianotipia, processo de impressão fotográfica que combina dois químicos cuja mistura proporciona a cor azul da Prússia. Os participantes conhecerão um pouco da história da técnica e seus experimentos processuais: composição, exposição ao sol e revelação das fitotipias e cianotipias. Ao fim do encontro, cada participante levará uma amostra de seus experimentos fotográficos e várias novas possibilidades de aplicação das técnicas aprendidas.

Facilitadora: Fotógrafa e professora. Desenvolve processos experimentais de fotografia analógica, tais como a Cianotipia, a Fitotipia e a Antotipia, dentre outras técnicas. O seu trabalho está ligado às memórias afetivas e à ancestralidade. Nesse processo, já realizou a Vivência em Antotipia para Crianças na Creche Municipal Joaquim Nogueira, em Fortaleza. Ministrou também a Vivência em Cianotipia no campus do IFCE de Canindé e na Caixa Cultural de Fortaleza. Sua produção autoral já foi exibida no Pinhole Day Peru 2022. Atua no Sol para Mulheres, coletivo de mulheres fotógrafas que produziu o fotolivro 40 Dias de Imagens. 49 Mulheres, 2021. Participei também do World Cyanotype Day 2020, na Asmith Gallery, Texas, EUA, bem como do Festival Photo Alicante 2020, na Espanha. Em 2022, ministrou a Oficina de Ecoprint para crianças na Caixa Cultural, além de participar de algumas exposições coletivas.
**************************************************
CURSO “SÓ UM MINUTO, ESTOU LENDO – CURSO DE INCENTIVO A LEITURA COMPARTILHADA PARA PROFESSORES E EDUCADORES”, COM DAUANA VALE
Dias: 20, 21, 22, 23 e 24 de junho, de 14h às 18h
Local: Espaço Multiuso da Bece
Carga horária: 20h
Número de Vagas: 25
Faixa etária: A partir de 18 anos
Público Alvo: Educadores, professores e pais
Ficha de Inscrição: https://forms.gle/p8iSc9twD5sg78q89
Descrição: No âmbito escolar, educadores e professores são formadores de leitores, e, com que frequência e como lêem? Devido a elementos da contemporaneidade, esses profissionais não fogem à pressa e à exaustão laboral, e, por muitas vezes, hábitos essenciais ao bem-estar e à formação educadora, os escapam. A leitura, certamente, é um dos rituais que estão comprometidos nesse contexto. Visando trabalhar o uso do tempo e o (RE)encantamento com o hábito de ler, propomos um trabalho de formação com os profissionais.

Facilitadora: Dauana Vale é escritora, psicóloga, mestre em Psicologia e pesquisadora. Integra o Delirantes – coletivo de escritores. Colabora com o Clube de Leitura Quindim. Possui contos em diversas coletâneas e é autora de O silêncio de todo dia (Folheando, 2022). Foi premiada pelo Mais Paic (2018) com o juvenil Quinamuiú. É coautora de “O castiçal, a escrivaninha, a cadeira e o rascunho”, premiada pelo Ministério da Cultura (2018). Se dedica ao estudo da leitura compartilhada.
Dúvidas ou informações: programacao.bece@idm.org.br