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FORMAÇÃO DEZEMBRO

Confira as oficinas que a Biblioteca Pública Estadual do Ceará realiza no mês de dezembro. Inscreva-se!

Parceria com SEBP | Automação de bibliotecas públicas: software biblivre com Valesca Dantas

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Valesca Dantas

Datas: 12 de dezembro (turma 1)
13 de dezembro (turma 2) 
Local: Meet da Bece
Horário: 13h às 17h
Carga horária: 4h/a por turma 
Público alvo: Turma 1: Profissionais auxiliares de bibliotecas
Turma 2: Bibliotecários
Faixa etária: Acima de 16 anos 
Período de inscrição: 30 de novembro à 12 de dezembro 
Link de inscrição: https://forms.gle/pHzFRquyCWQCEDxGA 


Descrição: O curso Automação de bibliotecas: software biblivre busca demonstrar como o sistema funciona e quais as melhores ferramentas para facilitar o dia a dia das atividades desses espaços. O  biblivre é um  software  livre e pode ser utilizado para cadastrar usuários, catalogar livros e outros tipos de suporte informacional, além de  gerar relatórios e possuir um menu dedicado exclusivamente a aquisição de livros.

Sobre Valesca Dantas: Especialista em Gestão Estratégica em Unidades de Informação pela Faculdade de Tecnologia do Nordeste (2019). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2014). Trabalha com suporte ao software biblivre desde 2015, atuando principalmente nas atividades  deste software nas bibliotecas públicas.

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14 e 15 de dezembro VI Ciclo Formativo:  As Ações Culturais em Bibliotecas Públicas

Datas: 14 e 15 de Dezembro
Local:
Youtube da Bece 
Horário: 18h30 às 21h30
Carga horária: 6h
Público alvo: Profissionais que atuam em bibliotecas e demais interessados
Faixa etária: Acima de 14 anos
Período de inscrição: 30 de novembro à 13 de dezembro
Link de inscrição: https://forms.gle/ix9Gr88MLFJVP4ye8 


Descrição:
Release do Tema – As Ações Culturais em Bibliotecas Públicas
A biblioteca pública tem um enorme potencial como equipamento cultural nas cidades brasileiras, uma vez que seu acervo atravessa e impacta diversas linguagens artísticas. Ao assumir seu potencial como promotor de ações culturais que impactam seus leitores e seduzem outros para mergulharem na riqueza de seu acervo, é preciso é preciso que tais ações culturais estejam conectadas diretamente com sua missão e sobretudo que todos os profissionais envolvidos nessa dinâmica estejam conscientes da necessidade do seu envolvimento no cotidiano das ações culturais ofertadas ao público. 

Dia 14 • 18h30 às 21h30 |  Aula Aberta 1 – O bibliotecário como mediador cultural com Mirian Dantas (AL) e  Lidia Cavalcante (CE), com mediação de Luciana Martins 

A aula irá abordar a importância do bibliotecário como um profissional que pode vir a ser um agente transformador da biblioteca como um espaço que não pretende ser apenas  um depositário de um acervo, mas que pode vir a ser um equipamento que ofereça ações culturais capazes de promover reflexão sobre os diversos aspectos da cultura e vivências do povo brasileiro. 

Mira Dantas é Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação/UFAL, Bibliotecária com formação pela Universidade Federal de Alagoas e contadora de histórias, com a personagem da tia Miroca. Profissionalmente assume os cargos de Supervisora da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Alagoas, coordenadora do Sistema Alagoano de Museus e coordenadora do Comitê do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER), em Maceió pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Alagoas. Conselheira do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CONED). Presidente e fundadora do Sindicato de Bibliotecários do Estado de Alagoas (SINBIBLIO), desde 2016. Pesquisadora da temática de organização do conhecimento e memória histórica e cultural.

Lídia Cavalcante é professora titular do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. Pós-doutora em Ciência da Informação pela Université de Montréal – Canadá, com pesquisa sobre memória e patrimônio digital: políticas e ações em bibliotecas públicas. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem (UFC). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. É professora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da UFC/PPGCI e do curso de Biblioteconomia. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UNESP. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: mediação da informação e da leitura, tecnologia social e desenvolvimento local, memória social e patrimônio, competência em informação, aprendizagem colaborativa e educação a distância e inovação social. Desde 2008 coordena o projeto Ler para Crer, de metodologias para a implantação de bibliotecas comunitárias e em 2010 recebeu o Prêmio Viva Leitura pelo referido projeto. Também é pesquisadora do Núcleo de Tecnologias e Educação à Distância em Saúde (NUTEDS/FAMED/UFC).

Dia 15 • 18h30 às 21h30 |  Aula Aberta 2 – Ações Inovadoras de Leitura para Bibliotecas, com Marina Nogueira e Patrícia Bezerra com mediação de Jéssika Sousa ou Elsa Jerônimo

As ações culturais em uma biblioteca pública devem colaborar para que a biblioteca se torne um equipamento cultural vivo, dinâmico e sedutor, capaz de se diferenciar como um lugar que promove discussões acerca de temas atuais, temas ligados a rica literatura nacional e internacional, bem como temas ligados à identidade cultural de um povo, de forma criativa, participativa e com um alcance de público intergeracional.  

Marina Nogueira Ferraz é doutora (2018) e mestre (2015) em Ciência da Informação pela UFMG, possui graduação em Biblioteconomia pela UFMG (1998) e graduação em Psicologia pela FEAD (2012). Atualmente é bibliotecária da Biblioteca J. Baeta Vianna da Faculdade de Medicina da UFMG e Professora conteudista do Curso de Biblioteconomia do Centro Universitário Claretiano. Temas de pesquisa e interesse: biblioterapia, bibliotecas públicas, bibliotecas escolares, bibliotecas universitárias, sistemas de bibliotecas, formação do leitor, periódicos históricos e raros, pesquisa bibliográfica. Atua como psicóloga clínica para adultos.

Patrícia Bezerra é bibliotecária e contadora de histórias. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC/2012) e em contação de histórias pela Escola de Narradores (2020 – 2022), dentre outros cursos, oficinas e experiências. Possui pós-graduação em Gestão de Biblioteca Escolar (AVM Educacional/2016), Gestão de Unidades de Informação (Fatene/Acesso Educação/2019) e Metodologias Ativas em Educação (IBFE/2020). Graduanda em História pela UNINTER (Centro Universitário Internacional/2023-atual). Atualmente é secretária do Instituto Antônio Justa (IAJ), sendo também bibliotecária voluntária da Biblioteca Comunitária Sonho Azul, pertencente ao IAJ, onde coordena as ações culturais e serviços bibliotecários da mesma. Atua profissionalmente como contadora de histórias e mediadora de leitura desde 2021 e trabalha com a oferta de cursos, oficinas e aulas particulares acerca da narração de histórias, bem serviços bibliotecários, tais como implantação de bibliotecas particulares e confecção de ficha catalográfica. Compartilha sobre contação de histórias e bibliotecas no perfil @patriciabezerrah.

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