0

Cultura do Acesso – Pequenas Grandes Histórias | Espetáculo “Teatro de Bonecas Surda e Ouvinte: Fiona e Taina” com Renata Freitas e Lyvia Cruz | Parceria Sesc

27 de setembro, às 15h (acessível em Libras), e 28 de setembro, às 10h
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255, Centro)
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: Livre

No espetáculo “Teatro de Bonecas Surda e Ouvinte: Fiona e Taina”, Taina conhece Fiona em um ponto de ônibus, quando precisa de ajuda para encontrar o transporte certo para a praia. Sem saber como se comunicar, Taina desperta a curiosidade e o desejo de aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A partir desse encontro, surge uma relação divertida, leve e encantadora, em que Fiona ensina sinais, compartilhar saberes sobre a cultura e identidade surda e, ao longo do tempo, constrói uma amizade verdadeira com Taina.

Elenco e equipe

Renata Rocha de Freitas (atriz surda): Cearense, professora e tradutora de Libras, é reconhecida como uma das poetas surdas mais importantes da Comunidade Surda, abordando em suas obras temas como feminismo, solidariedade, identidade e cultura surda. Formada em Letras Libras pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Tradução, Interpretação e Ensino de Libras, iniciou sua trajetória artística em 2019.

Lyvia de Araújo Cruz (atriz surda): Professora, tradutora e contadora de histórias em Libras, graduada em Letras – Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012) e mestranda em Estudos da Tradução, com ênfase em Tradução Literária. Atualmente, é docente efetiva de Libras no IFCE – Campus Camocim, além de ministrar palestras e oficinas sobre Cultura Surda, linguística, identidade, política, tradução e literatura.

Gracy Kelly Amaral (intérprete artística): Mestranda em Estudos da Tradução (POET/UFC), com pesquisa em Tradução Audiovisual para Libras. Formada em Letras Libras pela UFC, atua como professora de Libras na rede estadual do Ceará (SEDUC) e é sócia da agência Ondas de Tradução. Possui experiência como tradutora e intérprete em diferentes contextos culturais e educacionais.

Maria Islandia Rodrigues Martins Castro (intérprete artística): Tradutora e intérprete de Libras há mais de 15 anos, formada em 2008 pela APILCE. Com vasta experiência em eventos culturais, políticos e educacionais, já atuou em espetáculos teatrais, shows musicais e festivais. Entre seus trabalhos recentes, destacam-se as produções Co.Vil, Quase Normal e o Festival Música de Ibiapaba.

  • 00

    dias

  • 00

    horas

  • 00

    minutos

  • 00

    segundos

Data

27 set 2025

Horário

15:00

Custo

GRATUITO

Localização

BECE

Organizador

BECE + PARCERIA SESC