BECE - Biblioteca Estadual do Ceará BECE - Biblioteca Estadual do Ceará

LAB RESTAURO scaled e1659622291206

Data

ago 29 - 31 2022
Expired!

Tempo

14:00 - 17:00

Curso Básico de Conservação de Obras e Suporte de Papéis

Com o objetivo de apresentar ao público especializado e iniciante técnicas preventivas e de manutenção de obras/documentos sob a guarda de museus, arquivos e bibliotecas, o Curso Básico de Conservação de Obras e Suporte de Papel acontece nos dias 16, 17, 18, 19, 23, 24, 25, 26, 30 e 31 de agosto, das 14h às 17h, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece). Ofertando 20 vagas, o curso é uma parceria entre a Biblioteca Pública Estadual do Ceará, a Universidade de Fortaleza e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan do Ceará.

 

O curso será ministrado por Clinton Simplício, Mateus Alves, Carolina Concesso, Verônica Batista, Francisco Gomes e Luís Gerônimo e tem como público alvo estudantes do ensino técnico e/ou superior e profissionais de bibliotecas, museus e arquivos interessados no aperfeiçoamento de suas práticas na conservação de documentos em suporte de papel. As inscrições acontecem até o dia 12 de agosto e os interessados podem se inscrever através de formulário: https://forms.gle/gisHVERkpXG2wKkS7. Realizado através da Coordenação de Acervo, Pesquisa e Conhecimento (CAPC) da Bece, o curso também abordará aspectos da encadernação e da marmorização de papéis.

 

O Programa de Formação da CAPC para o Laboratório de Conservação e Restauração de Papéis da Bece – voltado às ações de reflexão, conservação e/ou restauração de livros e de documentos em geral em suporte de papel – , faz-se pertinente, producente em um momento de retomada das atividades da biblioteca sob um novo conceito, considerando, para tanto, o estabelecimento de convênios e parcerias da Bece com universidades, centros de pesquisa, atividades de extensão acadêmica e de caráter transversal, interdisciplinar e transdisciplinar. 

 

Ministrantes:

 

Carolina Concesso: Mestranda em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), linha de pesquisa: Estética e Filosofia da Arte, e graduada em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2015). Compõe o corpo técnico da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no estado do Ceará desde 2019, atuando como Conservadora e Restauradora de Bens Culturais Móveis e Integrados. Tem experiência na área de pesquisa em Conservação Preventiva e Patrimônio Cultural e atuação técnica em conservação e restauração de bens culturais.

 

Clinton Simplício: Bacharel em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Experiência na área de docência. Desenvolveu pesquisas na área de nanomateriais. Atualmente é Analista Químico na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) onde atua na área de restauração e conservação de papéis.

 

Luís Gerônimo: Restaurador, conservador e preservador de patrimónios e acervos       bibliográficos e documentais com 40 anos de experiência. Possui aptidão profissional técnica pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ceará (IPHAN) e a Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel (Bece) da Secretaria da Cultura do Ceará, com apoio da Fundação Biblioteca Nacional e Arquivo Nacional. Possui amplo leque de cursos de especialização do cunho em diversas instituições de destaque no Ceará. Atualmente é colaborador da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) como Restaurador de Livros na divisão de Arte e Cultura.

 

Francisco Gomes: É Especialista em encadernação,  restauração e preservação de acervos. Realizou estudos nas áreas de papel marmorizado, conservação preventiva e técnicas de higienização, tendo, inclusive, ministrado cursos sobre restauração de livros.

 

Mateus Alves: Artesão na Feitio Arte e Professor na Escola PDF. Possui conhecimento prático e teórico sobre artesanatos em couro, encadernação artesanal e tradicional, marmorização em papel, couro e tecido, onde tive essa base sendo construída em cursos e estudos pela internet e na Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho em Fortaleza, onde fez cursos de iniciação na produção de artefatos em couro e de conservação e restauro voltados para encadernação.

 

Verônica Batista: Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (1985). Especialista em administração de bibliotecas públicas e escolares. Especialista em Arte, Educação e Cultura Popular. Especialista em Tecnologia de conservação e Restauro de Documentação Gráfica (Associação Brasileira de Encadernação e Restauro – ABER/ Escola SENAI Theobaldo de Nígris – SP). Atualmente é bibliotecária na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) onde desenvolve trabalhos desde 1985. 

 

Serviço

Curso Básico de Conservação de Obras e Suporte de Papel

Datas: 16, 17, 18, 19, 23, 24, 25, 26, 30 e 31 de agosto

Horário: 14h às 17h

Carga horária: 30h

Público alvo: pessoas a partir de 18 anos, com ou sem experiências interessadas no tema

Vagas: 20

Inscrições: https://forms.gle/gisHVERkpXG2wKkS7 

 

Local: Laboratório de Conservação e Restauro de Papéis e Espaço Multiuso da Bece (Avenida Presidente Castelo Branco 255 – Fortaleza, CE).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support