PpGHex.post exposicao jose alcides pinto Easy Resize com

Abertura da exposição: “José Alcides Pinto: um século de histórias”

Dentre os objetos que compõem a exposição estão: livros, cartas, fotografias e outros acervos que tratam da vida e obra de José Alcides Pinto.Filho de um capitão de tropa de cigano e de uma descendente dos índios Tremembés. O poeta e ficcionista José Alcides foi um dos fundadores do concretismo no Ceará. Ele se graduou em jornalismo pela faculdade nacional de filosofia da antiga Universidade do Brasil, e em Biblioteconomia pela Biblioteca Nacional. Recebeu em 1969 o Prêmio José de Alencar da Universidade Federal do Ceará na categoria Romance e Conto, além do Prêmio Categoria Especial para Conto da Prefeitura Municipal de Fortaleza, em 1970. Também foi concedido o Prêmio Olavo Bilac da Academia Brasileira de Letras pelo conjunto da sua obra, em 2008. Morreu atropelado por uma motocicleta em 2 de junho de 2008, em Fortaleza, deixando uma obra de mais de 50 livros e muitas histórias.

24 out 2023