Capa Frente

18h | Lançamento de Livro “ Política e Literatura de Cordel” de Alberto Perdigão

Sinopse: O livro Política e Literatura de Cordel (RDS, 2022) é uma coletânea de doze artigos sobre o folheto de política como mídia informativa alternativa, popular e contra-hegemônica. É o resultado de uma pesquisa realizada pelo jornalista Alberto Perdigão durante cinco anos, entre 2016 e 2021. Em 320 páginas, a obra traz uma discussão teórica inovadora. Dois textos são dedicados à cobertura realizada por poetas-repórteres, na destituição da presidente Dilma Rousseff (golpe ou impeachment?). Os artigos foram publicados em anais de congressos e em revistas científicas. A obra homenageia três pesquisadores da literatura de cordel já falecidos, que contribuíram com a pesquisa do autor: Joseph Luyten, falecido em 2016, Gilmar de Carvalho (2021) e Arievaldo Viana (2021). O prefácio é da presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, Paola Torres. O livro é uma produção independente. A pesquisa não teve financiamento público ou privado. Além de jornalista experimentado, Perdigão é autor de Outros três livros: Comunicação Pública e TV Digital (dissertação de mestrado – EDUece, 2010), Comunicação Pública e Inclusão Política (artigos jornalísticos – RDS, 2014) e Únicos (poemas – RDS, 2021).

Foto Perdigao Orelha
Minibio: Alberto Perdigão (Fortaleza, 1963 – ):  jornalista, mestre em políticas públicas e sociedade, pesquisa o folheto informativo da literatura de cordel, com ênfase no folheto de política. Atua como editor, apresentador e repórter em programas de jornalismo popular, e como professor de comunicação comunitária e alternativa. Autor dos livros Comunicação Pública e TV Digital (EdUece, 2010 – dissertação de mestrado), Comunicação Pública e Inclusão Política (RDS, 2014 – artigos jornalísticos) e Únicos (Editora Radiadora, 2021 – poesias).

13 out 2022

Alpendre da Bece