BECE - Biblioteca Estadual do Ceará BECE - Biblioteca Estadual do Ceará

Biblioteca Pública Estadual do Ceará lança programa com foco no seu acervo
Biblioteca Pública Estadual do Ceará lança programa com foco no seu acervo

Intitulado “Acervo em Evidência”, o novo programa da  Biblioteca Pública Estadual do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, visa a divulgar e estimular reflexões sobre o acervo da Bece. Com o tema “O Ceará e os Cearenses nas Páginas da Revista “O Cruzeiro”, o programa tem sua primeira edição no dia 28/1, às 15h, no Youtube.

 

O programa Acervo em Evidência propõe-se a dar destaque ao acervo da Biblioteca Pública Estadual do Ceará através da apresentação e problematização de temas de análise relevantes à pesquisa em Cultura, História, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Sociologia, Antropologia e demais áreas das Ciências Humanas.

 

Na live, transmitida ao vivo pelo canal Youtube da Bece, contará com a participação de integrantes da equipe da Biblioteca Pública Estadual do Ceará. Rodrigo Ribeiro, coordenador de Acervo, Pesquisa e Conhecimento da Bece; Carla Vieira, analista de cultura,  Zuila de Lima, bibliotecária do Setor de Periódicos.

 

 

Sobre a Revista O Cruzeiro 

 

Lançada no dia 10 de novembro de 1928 por Assis Chateaubriand, a Revista “O Cruzeiro” contribuiu com a difusão de ideias e a convergência de diferentes intelectuais em suas páginas, a exemplo de Rachel de Queiroz, Gustavo Barroso, Austregésilo de Athayde, José Lins do Rego, Carlos Drummond de Andrade, Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre e tantos outros, configurando-se hoje como uma importante fonte de pesquisa a inúmeras áreas do conhecimento. 

 

A coleção da Revista O Cruzeiro integra o acervo do Setor de Periódicos da Biblioteca Pública Estadual do Ceará e apresenta um recorte cronológico que abrange de 1954 a 1975. A  coleção é significativa para os estudiosos e pesquisadores dedicados a interpretar a história da imprensa no Brasil, a sua história política e econômica, podendo contribuir com as análises da história do Ceará e da história cultural concernentes às práticas de leitura, à história editorial e do livro no Brasil, à história das bibliotecas, à história da literatura cearense do século XX.

 

Serviço:

Acervo em Evidência – O Ceará e os Cearenses nas Páginas da Revista “O Cruzeiro

Dia 28/1, às 15h, no Youtube da Bece

Participação: Rodrigo Ribeiro, Carla Vieira e Zuila de Lima  

Confira a programação completa da Biblioteca Pública Estadual do Ceará em:  bece.cultura.ce.gov.br.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support