BECE - Biblioteca Estadual do Ceará BECE - Biblioteca Estadual do Ceará

Bece realiza curso de “Construção de Livros Artesanais de Receita” em fevereiro
Bece realiza curso de “Construção de Livros Artesanais de Receita” em fevereiro

As inscrições para o curso livre “Publicação, Comida & Memória” seguem abertas até o dia 4/2

 

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SecultCE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar -IDM, realiza o curso livre “Publicação, Comida & Memória: construção de livros artesanais de receita” nos dias 07, 08, 14, 21 e 22 de fevereiro, das 14h às 18h. 

 

Ministrado por Vanessa Moreira e Bianca Ziegler, o curso tem o objetivo de fomentar a pesquisa sobre a cultura alimentar no âmbito do rico acervo da Bece, bem como transmitir aos participantes conhecimentos sobre a produção e a encadernação artesanal de livros. Esta é a primeira ação formativa ofertada no Laboratório de Conservação e Restauro de Papéis após a reabertura da Bece. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através de formulário online. O número de vagas é limitado a 20 participantes e, para ter acesso ao curso, os inscritos devem aguardar a confirmação e apresentar o passaporte de vacinação completa.

 

A partir das memórias sociais evocadas pelas práticas alimentares, o curso abordará o processo de pesquisa sobre receitas culinárias no acervo da Biblioteca Pública Estadual do Ceará e também nas memórias afetivas de cada participante. Serão apresentadas referências de livros de receitas, publicações artísticas sobre o tema e técnicas do processo de produção artesanal de livros para a criação de livros artesanais de receita, em que cada participante colaborará com todas as etapas de construção e produção do seu próprio livro de receitas.

 

Para a professora Bianca Ziegler, “​mergulhar no ofício da confecção de livros artesanais é uma experiência que nos conecta de uma forma muito bonita com a nossa história e os processos envolvidos no desejo de deixar registros físicos do pensamento e da nossa ação no mundo. Imprimir, costurar, montar.. São ações manuais que nos convidam a acessar lugares reais e inventados, dialogar com ideias e histórias e entender mais sobre a relação afetiva entre as palavras, as imagens, os lugares, as pessoas e o nosso corpo, através das mãos”. 

 

Realizado através da Coordenação de Acervo, Pesquisa e Conhecimento da Bece, o curso tem como público-alvo cozinheiras e cozinheiros, pesquisadores interessados em cultura e patrimônio alimentar, representantes de comunidades tradicionais interessados na produção artesanal de livros, entre demais interessados pelo tema. Os conteúdos e habilidades trabalhadas serão: manuscritos culinários domésticos, memória social, cultura e patrimônio alimentar, publicação (projeto editorial, diagramação, impressão e montagem) e encadernação artesanal de livros. 

 

Sobre as ministrantes:

Vanessa

Vanessa Moreira

Vanessa Moreira é antropóloga, pesquisadora da cultura alimentar e professora, doutoranda (UFBA) e mestra (UFPE) em Antropologia, graduada em Ciências Sociais (UECE), graduanda em Gastronomia e formação complementar em audiovisual. Atualmente é parecerista de assuntos de Gastronomia Cultural da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, membro do Observatório Cearense de Cultura Alimentar (OCCA) e do Slow Food. Colabora com a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, onde já coordenou o Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia Social.

Bianca Ziegler

Bianca Ziegler

Bianca Ziegler é artista visual, editora, designer e professora. Mestre em Poéticas da Criação e do Pensamento em Artes (UFC) e Graduada em Artes Visuais (UFPel). Criou, em 2013, a Nadifúndio, uma editora independente por meio da qual vem, desde então, experimentando formatos de publicações que dialogam entre a literatura e as artes visuais, além de realizar diversas ações como oficinas, proposições artísticas e propostas de publicações coletivas.

 

Protocolo Prevenção a Covid-19

 

Para ter acesso à Biblioteca Pública Estadual do Ceará  não é mais necessário agendamento prévio, porém  é obrigatório a apresentação do passaporte de vacinação e um documento com foto para as pessoas maiores de 12 anos, de acordo com o Decreto Nº34.418, de 27 de novembro de 2021. O uso de máscara segue obrigatório. Caso esteja com sintomas de gripe, recomendamos que fique em casa. Se você tiver febre, tosse e falta de ar, procure atendimento médico e ligue com antecedência para o posto de saúde, UPA ou pronto-socorro.

 

Serviço:

Curso Livre Laboratório Publicação, Comida & Memória: Construção de Livros Artesanais de Receita”, com Vanessa Moreira e Bianca Ziegler

Carga-horária: 20h/a

Inscrições Gratuitas: até o dia 04 de fevereiro

Link do Formulário de Inscrição: https://forms.gle/Zav9Fg9D7LPBRAwK6

Datas: 07, 08, 14, 21 e 22 de fevereiro, das 14h às 18h

Local: Laboratório de Conservação e Restauro de Papéis da Bece (Avenida Presidente Castelo Branco 255 – Fortaleza, CE).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support