BECE - Biblioteca Estadual do Ceará BECE - Biblioteca Estadual do Ceará

Bece: Confira a programação deste final de semana
Bece: Confira a programação deste final de semana

As atividades são gratuitas

 

Pré-Bienal do Livro do Ceará, programação infantil online e clubes de leituras e de escuta são destaques da programação deste final de semana da Biblioteca Pública Estadual do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM.

 

Na sexta (11), às 19h, a programação da Pré-Bienal do Livro do Ceará traz o tema “Literatura e Saúde Mental”, com Irvina Sampaio e mediação de Tércia Montenegro. Já no sábado (12), às 9h, o evento reúne os dirigentes dos Sistemas Estaduais de Bibliotecas do Nordeste para a palestra “Os Sistemas Estaduais de Bibliotecas e o Direito ao Livro, à Leitura, à Literatura e à Informação – Alguns Caminhos No Nordeste”. Estarão presentes: Juciene Maria Santos de Jesus (Sergipe), Carmem Azevedo (Bahia), Mira Dantas (Alagoas), Aline Nascimento (Maranhão), Renata Raymundo (Piauí), Aílton Medeiros (Rio Grande do Norte), Aderilson Santos (Pernambuco) e Aparecida Lavor (Ceará), a mediação será feita pela bibliotecária da Bece, Ana Maria Farias. As duas atividades serão transmitidas ao vivo pelo Youtube da Bece. 

 

No sábado (12), a Bece realizará dois clubes de leituras. Às 9h30, o já consolidado “Meu Tempo É Hoje (+50)”,  voltado para o público de leitores mais experientes, e às 14h, acontecerá o primeiro encontro do “Clube de Leitura Transver o Mundo”. Neste clube de leitura a proposta é escolher obras de teor teórico e/ou literário que foram escritas por pessoas transexuais e travestis ou que abordem os temas de gênero/política diversos, mas não exclusivamente. O Clube de Leitura Transver o Mundo é uma atividade que procura fazer ler, discutir e incluir as pautas de transgeneridades e travestilidades por meio da literatura. O primeiro ciclo ocorrerá nos dias 12 e 19 de fevereiro tendo a mediação de Stefany Mendes e a obra escolhida para leitura e discussão será “E se eu fosse Pura?” da escritora Amara Moira. O Clube de Leitura é aberto e com foco para pessoas transexuais, travestis e não-bináries, mas não somente. Os encontros acontecem no espaço Multiuso da Bece e limitado a 25 pessoas.

 

PEQUENAS GRANDES HISTÓRIAS

 

O mais recente programa da Bece, traz uma programação diversificada para o público infantil. Neste final de semana, serão três espetáculos online para a criançada. No sábado (12), às 15h, acontecerá o K´OS Coletivo apresenta a performance poética “O Fantástico Mundo da Histórias de Reis“. No domingo (13), às 10h, Rebeka Lúcio apresenta “Causos de Sorte ou de Amor” e às 15h, a Companhia Laguz de Circo apresenta o espetáculo “Suspiros e Burbujas”. 

 

Encerrando a programação do final de semana, a Bece realiza o primeiro encontro Clube de Escuta “Repare na Letra”, no domingo (12) às 14h. Como o nome diz, aqui os participantes são convidados a exercitar a habilidade da escuta atenta como forma de fruição de uma obra cujas palavras não estão publicadas no suporte livro. Para a primeira sessão teremos a audição do álbum “Fortaleza”, lançado em 2015, da banda Cidadão Instigado. Para comentar a obra após a audição, teremos Matheus Santiago, músico e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto, onde defendeu a dissertação: Filho que sai da terra, volta diferente: viagem e atmosfera nas canções de Fortaleza, de Cidadão Instigado, e Roteiro para Ainouz vol. 2, de Don L.” O encontro acontece no espaço Multiuso da Bece e limitado a 25 pessoas.

 

PROTOCOLO COVID

Ressaltamos que, para entrar na Biblioteca Pública Estadual do Ceará, faz-se necessário a apresentação do passaporte de vacinação e um documento oficial com foto para as pessoas maiores de 12 anos, de acordo com o Decreto Nº34.418, de 27 de novembro de 2021. O uso de máscara segue obrigatório. Orientamos que caso esteja com sintomas de gripe, fique em casa. Se tiver febre, tosse e falta de ar, procure atendimento médico e ligue com antecedência para o posto de saúde, UPA ou pronto-socorro.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support